Mi bebé y yo

O que é a ecografia EcoDoppler?

( 1 voto) load
facebook twitter whatsapp

Sabe o que é a ecografia com doppler, realizada na gravidez? Em que casos se efetua e porquê? O que indicam os resultados obtidos? Vamos explicar-lhe todos os pormenores sobre o que deve saber sobre o EcoDoppler.

O exame EcoDoppler, também denominado ecografia com doppler, baseia-se em ultrassons e é utilizado para estudar apenas os tecidos moles do corpo, já que os ultrassons não conseguem atravessar os tecidos sólidos. O “efeito doppler” foi descoberto pelo físico austríaco Christian Andreas Doppler, que constatou a variação da frequência do som emitido por um objeto, quando distanciado ou aproximado de uma pessoa. Este som, mais ou menos grave ou mais ou menos agudo, no caso do ecógrafo, aumenta de frequência quando se aproxima e diminui quando se distancia. É graças a estas alterações nas ondas de ultrassom que o ecógrafo pode atribuir uma cor concreta a cada frequência: vermelha, azul e amarela.

A ecografia com doppler é, portanto, uma ecografia a cores, que no caso das mulheres grávidasé utilizada para analisar o fluxo de sangue que circula nas cavidades e válvulas do coração do bebé. Esta técnica permite conhecer a quantidade de sangue que bombeia o coração, para além de proporcionar o estudo das válvulas cardíacas e das paredes do coração. Deste modo, é possível detetar qualquer anomalia no bebé, antes do seu nascimento.

O que revela o EcoDoppler?

O EcoDoppler é totalmente inócuo e indolor tanto para a mãe como para o bebé e permite analisar dados bastante relevantes na gravidez:

  • ·Avaliação e medição do fluxo sanguíneo das válvulas e cavidades do coração do bebé.
  • ·Análise das artérias do útero da mãe, especialmente relevante se a grávida sofrer de tensão alta.
  • ·Observação das artérias umbilicais do feto para determinar se o fluxo sanguíneo que chega ao bebé é o adequado.
  • ·Observação do fluxo sanguíneo das artérias cerebrais do feto.
  • Controlo de algumas complicações da gravidez: hipertensão, diabetes gestacional, problemas da placenta, atraso no crescimento, sofrimento fetal, malformações cardíacas do bebé.

Quando se realiza?

É habitual realizar-se durante a gravidez, especialmente se existir algum dos seguintes riscos:

  • Malformação fetal. Normalmente, as possíveis malformações do feto podem ser observadas através de uma ecografia convencional. Porém, o EcoDoppler permite também ver a espessura das paredes das artérias e detetar patologias arteriais.
  • · Pré-eclâmpsia. Trata-se de uma das complicações mais habituais na gravidez, que provoca um aumento da tensão arterial da grávida, podendo afetar gravemente o feto. Através do EcoDoppler é possível estudar o fluxo sanguíneo da placenta, que, por sua vez, permite adiantar o diagnóstico desta doença.
  • Sofrimento fetal. Durante a etapa final da gravidez, o bebé é maior e necessita uma maior quantidade de oxigénio e nutrientes fornecidos pela placenta. No entanto, durante esta fase da gestação, o fluxo sanguíneo da placenta habitualmente já diminuiu. O exame EcoDoppler pode detetar quando esta situação se torna insustentável.

 

O que deve ter em conta ao efetuar esta ecografia?

  • ·Duração: aproximadamente 15 minutos.
  • ·Internamento: não é necessário, habitualmente é realizada num laboratório de imagiologia, mas também pode ser feita em contexto de urgência hospitalar.
  • ·Companhia: não é necessário estar acompanhada.
  • ·Medicamentos: se toma algum medicamento, deve informar o médico.
  • ·Alimentação: pode comer e beber antes da ecografia.
  • Vestuário: deve vestir roupa confortável e fácil de despir, já que a zona do corpo a estudar durante a prova terá de ser acessível.

Resultados da prova

Os resultados do exame EcoDoppler são obtidos imediatamente após ter sido realizado. No entanto, a sua interpretação deve ser cuidadosa e como tal é provável que seja marcada outra consulta, onde receberá a interpretação dos resultados. No caso de o exame ter sido feito em situação de emergência, normalmente os resultados são imediatamente comunicados.

É possível que, ao receber os resultados, lhe entreguem também uma ecografia assinalada em diferentes cores, que representam o fluxo sanguíneo. Estas cores variam entre vermelho e azul, sendo que: vermelho indica que o fluxo corre em direção à sonda do ecógrafo (quanto maior a intensidade da cor, mais veloz); azul indica que o fluxo se distancia da sonda (quanto maior a intensidade da cor, mais rapidamente se distancia). Branco e amarelo, normalmente indicam um fluxo mais lento ou estável.

(Também lhe interessa: Exames e ecografias durante a gravidez)

(Também lhe interessa: Ecografia 4D)

Também lhe interessa

O que é a ecografia EcoDoppler? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)