Mi bebé y yo

Percentil 10: o meu bebé está a crescer bem?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Os pediatras utilizam gráficos e medidas standard para avaliar a progressão do peso, tamanho e crescimento do perímetro cranial dos bebés. As crianças que crescem na média situam-se no percentil 50. O que acontece se o bebe se encontra no percentil 10?

Os percentis são apenas referências que se elaboram a partir das medidas e do peso de crianças saudáveis para poder definir uma média. Deste modo, pode prever-se quanto deveria crescer a criança em relação às outras.

Assim sendo, considera-se que a criança está na média se o seu crescimento em altura em peso se situa no percentil 50. Ou seja, quando a sua altura e peso correspondem ao lugar 50: tendo uma amostra de 100 crianças, ela estaria exatamente a metade.

Em qualquer dos casos, é fundamental ter em conta que todas as crianças que entram na tabela de percentis são perfeitamente normais, tando se se situarem no percentil 3 como no 97. O importante é que a sua curva de crescimento progrida de forma regular durante o tempo. Ou seja, que não há descidas nem aumentos repentinos de crescimento, pois se tal acontecer ter-se-á de averiguar qual a causa.

(Também lhe interessa: Percentil do bebé: o que é e o que mede?)

Estas tabelas e as suas curvas são usadas, na sua maioria, durante os primeiros meses do bebé, quando as revisões com o pediatra e a enfermeira pediátrica controlam a progressão do bebé. São, como tal, meramente orientadoras e os profissionais de saúde estão cientes a estes, mas também a outros dados que lhes podem indicar se o crescimento é ou não o adequado.

De facto, há diferentes tabelas com diferentes parâmetros. Estas tabelas têm em conta a origem dos bebés, e se são alimentados com leite materno ou de fórmula, pois o seu crescimento pode variar. Em todos os casos, trata-se de bebés completamente saudáveis e que se estão a desenvolver com total normalidade.

O que acontece se o bebé está no Percentil 10

Se o seu bebé se encontra abaixo do percentil 50, concretamente no Percentil 10, tal não significa que está doente ou que necessita de mudar a sua alimentação. Apenas indica que o seu peso coincide com o de 10% das crianças estudadas para fazer a média.

Neste caso trata-se, provavelmente, de uma questão de constituição física. Ou seja, se tanto a mamã como o papá são baixos e magros, existe a possibilidade do bebé herdar estes traços dos seus progenitores.

O bebé pode ir mudando de percentil e ter altos e baixos durante os primeiros anos. Tudo irá depender da forma como se alimenta, se adoece com os vírus da escola ou do infantário, ou se perde o apetite, por exemplo.

Em qualquer dos casos, estas tabelas podem dar um alerta para o pediatra poder detetar algum tipo de problema, como por exemplo a hidrocefalia ou macro e microcefalia. Também para se antecipar um possível atraso do desenvolvimento ou o sofrer de alguma doença. Não obstante, há que ter sempre em conta que os percentis são uma idade de medida apenas orientadora e que é o pediatra quem deverá determinar e diagnosticar a situação do bebé.

Também lhe interessa

Percentil 10: o bebé está a crescer bem? ! O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)