Mi bebé y yo

Ecografia 4D: o que é e quando se faz?

( 56 votos) load
facebook twitter whatsapp

O que é uma ecografia 4D? O que se pode ver e quais as semanas da gravidez em que se efetua? Entrevistamos Beatriz Tames, responsável pela Clínica Eres, em Madrid, que respondeu a estas e a outras perguntas.

Quando se pode efetuar uma ecografia 4D e em que casos é recomendável?

É recomendável fazer a ecografia entre as 26 e 32 semanas da gravidez. No entanto, após as 22 semanas, já é possível obter excelentes imagens do bebé. Muitas mães pedem mais do que uma ecografia 4D para tirar o máximo partido do segundo e terceiro trimestre da gravidez.

Hoje em dia, a ecografia já faz parte da rotina das mulheres grávidas. Os exames feitos através da tecnologia 3D e 4D são exatamente do mesmo tipo que a ecografia convencional em duas dimensões (2D), ou seja, não causam qualquer problema ao feto e são recomendáveis em qualquer altura, podem ser efetuadas todas as ecografias que quiser.

Quais são as diferenças principais entre uma ecografia normal e uma 4D? O que se vê na 4D que não se possa observar na ecografia normal?

Uma ecografia é um exame realizado com ultrassons, uma técnica de imagem não invasiva que permite observar o interior do corpo humano.

Uma ecografia 3D é uma imagem fixa do feto, com volume, ou seja, em três dimensões (3D). Uma ecografia 4D é uma ecografia 3D com movimento, ou seja, um vídeo. A principal diferença em relação às ecografias convencionais (2D) é a tecnologia utilizada, já que permite ver o bebé em três dimensões, ou seja, com volume e em movimento.

Pela sua experiência, qual é a reação habitual dos pais que vão ao vosso centro para realizar uma ecografia 4D?

Os pais emocionam-se muito quando veem o seu bebé mover-se dentro do útero da mãe. Podem observar os traços mais definidos, os gestos, como abre e fecha a boquinha, como põe a língua de fora, tapa-se com os braços, mexe os dedinhos… É uma experiência única!


Porque recomendaria uma ecografia 4D a uma futura mãe, mesmo que não lhe traga informação médica adicional?

Recomendaria a ecografia para que a mãe possa saborear esta experiência e visualizar o seu futuro bebé de um modo mais real, já que é possível observar traços como o nariz, os olhos, a forma da boca, etc…

Qual é o material gráfico entregue aos pais, após a ecografia? Que recordações podem guardar?

Dependendo do pacote que escolherem, entregamos fotografias a cores, um CD com as imagens e um DVD com os vídeos da ecografia. Também publicamos as fotografias e os vídeos na nossa página web, para que a família e os amigos possam participar deste momento tão especial.

 

Beatriz Tames
Responsable de Clínica Eres

Também lhe interessa

Ecografia 4D: o que é e quando se faz? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)