16 semanas de gravidez

Explicamos-lhe como evolui o seu corpo com 16 semanas de gravidez e como vai crescendo o seu bebé. Vamos ajudá-la a esclarecer todas as suas dúvidas.

Crescimento e desenvolvimento nas 16 semanas de gravidez de gravidez

O tamanho do seu bebé esta semana:

El tamano de tu bebé esta semana: Crescimento e desenvolvimento nas 16 semanas de gravidez de gravidez

Decorrido o quarto mês de gravidez, o bebé mede cerca de 11cm e o seu peso atinge os 80gr. A partir desta semana o corpo começa a crescer mais que a cabeça. Os braços e as pernas são mais compridos. Já pode fletir as extremidades e, inclusive, separar os dedinhos das mãos.

Uma camada de penugem, o lanugo, que desaparecerá dentro de uns três meses, cobre a sua cabeça, que já se move de forma harmoniosa. O bebé começa a “estudar” o ambiente que o rodeia e a “treinar” os seus músculos, aperfeiçoando o controlo nervoso dos movimentos. Por incrível que pareça, já se apercebe da luz.

Além disso, já faz alguns movimentos torácicos; começa a praticar para aprender a respirar.

Idade do feto: 14 semanas.

O que muda no seu corpo nas 16 semanas de gravidez de gravidez

<? $item->title; ?>

O útero e o peito estão cada vez maiores!

Há seis semanas atrás, o seu útero pesava uns 140gr, ao passo que agora praticamente duplicou o seu peso e, com ele, aumentou também a placenta e o líquido amniótico.

Caso tenham surgido as tão temidas manchas escuras no rosto, quer dizer, se sofre do chamado cloasma gestacional, deve expor-se ao sol com moderação e, sempre que o fizer, use um protetor solar de fator elevado.

Este tipo de manchas não a deve preocupar, deve ter em conta que são passageiras e, em princípio, desaparecerão assim que der à luz.

São uma consequência das alterações hormonais que o seu corpo viveu durante a gravidez.

Caso não desapareçam após o parto, existem tratamentos para as combater.

Conselhos e bem-estar nas 16 semanas de gravidez de gravidez

<? $item->title; ?>

Dormir durante a gravidez é muito mais complicado! Aprenda a dormir de lado. À medida que o abdómen adquire volume, esta é a posição mais aconselhável para não esmagar o útero. No entanto, se se mexe muito de noite e tem tendência a dormir de barriga para cima, coloque uma almofada atrás das costas para diminuir a pressão sobre o útero e evitar as dores de costas na gravidez.

Já foi à consulta ginecológica de controlo? Lembre-se que, daqui em diante, terá de o fazer, sem falta, uma vez por mês.

Este é, também, o período em que, para a tranquilizar, lhe serão feitos os exames pré-natais relativos às doenças genéticas, como o Teste Triplo e a amniocentese.

Explicamos-lhe como evolui o seu corpo com 16 semanas de gravidez e como vai crescendo o seu bebé. Vamos ajudá-la a esclarecer todas as suas dúvidas.

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Também lhe interessa: