No futuro próximo...



Também lhe interessa…
Explicamos-te como evolui o teu corpo com 16 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.
Numa gravidez de 16 semanas o bebé já tem uma grande mobilidade nas suas mãos e é capaz de as abrir e fechar.
É quando aparece o pelo das sobrancelhas e as unhas nas mãos e nos pés. Os seus músculos já se desenvolveram o suficiente para que o feto faça algumas caretas. Agora a barriga da futura mamã já é evidente.
Nesta semana o bebé mede em média 11,6 centímetros desde o cocuruto até às nádegas e o seu peso é de 100 gramas.
A sua pele é muito suave e tem uma aparência avermelhada devido à pouca gordura que tem depositada.
O bebé também começa a desenvolver folículos pilosos. No seu cérebro formam-se as células nervosas, embora a sua atividade neuronal ainda seja muito imatura, tal como acontece com o intestino, qua apesar de poder dar conta, por vezes, de pequenas quantidades de líquido amniótico que o bebé engole, ainda é demasiado imaturo para funcionar adequadamente de forma regular.
Gravidez de 16 semanas
Por volta da 16ª semana de gravidez, na base da língua começa a desenvolver-se também a glândula tiroide, que produz a hormona tirosina, para o que necessita do iodo proveniente do corpo materno que atravessa a placenta.
Os rins do feto estão a começar a funcionar e vão continuar a crescer um milímetro por semana, aproximadamente, durante toda a gravidez. Os nefrónios são os responsáveis por filtrar o sangue e eliminar os dejetos do corpo.
Idade do feto: 14 semanas
Gostavas de ver uma aproximação de como é o teu bebé esta semana? Aqui tens a imagem de uma ecografia de 16 semanas, além de um magnífico vídeo como feto em movimento. Não percas!
Ecografia 16 semanas
Na 16ª semana de gravidez, o útero e o peito ficam cada vez maiores. Há apenas seis semanas o teu útero pesava cerca de 140 gramas e agora duplicou praticamente o seu peso e, com ele, aumentou também a placenta e o líquido amniótico.
Durante esta etapa algumas grávidas afirmam começar a notar os movimentos do bebé, embora o habitual seja um pouco mais adiante, especialmente se se trata da primeira gravidez.
A maioria descrevem-nos como borbulhas, gases, asas de borboleta o colibris a bater as asas.
Agora também podem marcar presença as cáries dentárias e as aftas, mais comuns durante a gestação devido ao défice de vitaminas como a riboflavina, piridoxina e folatos.
Também há grávidas que acusam um aumento de saliva, o chamado ptialismo, que parece ser devido a um aumento dos níveis de estrogénio.
Por outro lado, a grávida pode notar nos olhos secura, ardor, comichão ou até a sensação de ter um corpo estranho na pálpebra.
Tudo se deve às alterações hormonais da gravidez e pode acalmar-se com lágrimas artificiais, disponíveis em óticas e farmácias, e limitando o uso de lentes, especialmente se passarem muitas horas ao computador.
Quando chegas à 16ª semana de gravidez, dormir torna-se mais difícil. Aprende a dormir de lado!
À medida que o abdómen cresce, esta é a posição mais aconselhável para não espalmar o útero. No entanto, se te mexes muito pela noite e tendes a dormir de barriga para cima, põe uma almofada atrás das costas para diminuir a pressão no útero e evitar as dores de costas na gravidez.
Já fizeste uma consulta de controlo no ginecologista? Lembra-te que, de agora em diante, terás de as fazer todos os meses.
Este é também o período no qual, se quiseres ficar mais sossegada, te vão fazer alguns exames pré-natais que despistam doenças genéticas, como o teste triplo e a amniocentese.
Pões sempre o cinto de segurança nas tuas deslocações de carro? Também é obrigatório para as grávidas!
….
É aconselhável vestir uma cinta de gravidez? Serve para aligeirar a barriga e evitar as dores de costas? Contamos-te tudo!
Descobre tudo sobre a cinta para grávidas!
Se és uma futura mamã desportista, tens de saber quais as precauções a tomar para poderes correr.
Sabe mais sobre os desportos na gravidez!
Estás no segundo trimestre de gravidez, é o melhor dos três! Sempre falando no que normalmente acontece. No entanto, no final do dia podes sentir-te cansada e sobrecarregada.
Descobre alguns truques para te sentires melhor!
Recomendaram-te a amniocentese ou decidiste fazê-la para estar mais tranquila em relação à saúde do bebé? Falamos-te deste exame invasivo.
Descobre toda a informação que precisas de saber sobre a amniocentese!
Também lhe interessa…