16 semanas de gravidez

16 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 16 Semana 16

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 16 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 16 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 16 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Abacate
arrow arrow
Abacate

Numa gravidez de 16 semanas o bebé já tem uma grande mobilidade nas suas mãos e é capaz de as abrir e fechar.

É quando aparece o pelo das sobrancelhas e as unhas nas mãos e nos pés. Os seus músculos já se desenvolveram o suficiente para que o feto faça algumas caretas. Agora a barriga da futura mamã já é evidente.

Nesta semana o bebé mede em média 11,6 centímetros desde o cocuruto até às nádegas e o seu peso é de 100 gramas.

A sua pele é muito suave e tem uma aparência avermelhada devido à pouca gordura que tem depositada.

O bebé também começa a desenvolver folículos pilosos. No seu cérebro formam-se as células nervosas, embora a sua atividade neuronal ainda seja muito imatura, tal como acontece com o intestino, qua apesar de poder dar conta, por vezes, de pequenas quantidades de líquido amniótico que o bebé engole, ainda é demasiado imaturo para funcionar adequadamente de forma regular.

 

16 semanas infografia

Gravidez de 16 semanas

 

Por volta da 16ª semana de gravidez, na base da língua começa a desenvolver-se também a glândula tiroide, que produz a hormona tirosina, para o que necessita do iodo proveniente do corpo materno que atravessa a placenta.

Os rins do feto estão a começar a funcionar e vão continuar a crescer um milímetro por semana, aproximadamente, durante toda a gravidez. Os nefrónios são os responsáveis por filtrar o sangue e eliminar os dejetos do corpo.

Idade do feto: 14 semanas

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, 16ª semana

Gostavas de ver uma aproximação de como é o teu bebé esta semana? Aqui tens a imagem de uma ecografia de 16 semanas, além de um magnífico vídeo como feto em movimento. Não percas!

 

ecografia bebe semana 16ok

Ecografia 16 semanas

 

O que muda no teu corpo nas 16 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO TEU CORPO NAS 16 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no teu corpo nas 16 semanas de gravidez

Na 16ª semana de gravidez, o útero e o peito ficam cada vez maiores. Há apenas seis semanas o teu útero pesava cerca de 140 gramas e agora duplicou praticamente o seu peso e, com ele, aumentou também a placenta e o líquido amniótico.

Durante esta etapa algumas grávidas afirmam começar a notar os movimentos do bebé, embora o habitual seja um pouco mais adiante, especialmente se se trata da primeira gravidez.

A maioria descrevem-nos como borbulhas, gases, asas de borboleta o colibris a bater as asas.

Agora também podem marcar presença as cáries dentárias e as aftas, mais comuns durante a gestação devido ao défice de vitaminas como a riboflavina, piridoxina e folatos.

Também há grávidas que acusam um aumento de saliva, o chamado ptialismo, que parece ser devido a um aumento dos níveis de estrogénio.

Por outro lado, a grávida pode notar nos olhos secura, ardor, comichão ou até a sensação de ter um corpo estranho na pálpebra.

Tudo se deve às alterações hormonais da gravidez e pode acalmar-se com lágrimas artificiais, disponíveis em óticas e farmácias, e limitando o uso de lentes, especialmente se passarem muitas horas ao computador.

Conselhos e bem-estar nas 16 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 16 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 16 semanas de gravidez

Quando chegas à 16ª semana de gravidez, dormir torna-se mais difícil. Aprende a dormir de lado!

À medida que o abdómen cresce, esta é a posição mais aconselhável para não espalmar o útero. No entanto, se te mexes muito pela noite e tendes a dormir de barriga para cima, põe uma almofada atrás das costas para diminuir a pressão no útero e evitar as dores de costas na gravidez.

Já fizeste uma consulta de controlo no ginecologista? Lembra-te que, de agora em diante, terás de as fazer todos os meses.

Este é também o período no qual, se quiseres ficar mais sossegada, te vão fazer alguns exames pré-natais que despistam doenças genéticas, como o teste triplo e a amniocentese.

Pões sempre o cinto de segurança nas tuas deslocações de carro? Também é obrigatório para as grávidas!

….

check Se te sugeriram que ponhas uma cinta e não sabes o que fazer…

É aconselhável vestir uma cinta de gravidez? Serve para aligeirar a barriga e evitar as dores de costas? Contamos-te tudo!

Descobre tudo sobre a cinta para grávidas!

check Se queres ir correr…

Se és uma futura mamã desportista, tens de saber quais as precauções a tomar para poderes correr.

Sabe mais sobre os desportos na gravidez!

check Se quiseres oferecer-te um momento de bem-estar…

Estás no segundo trimestre de gravidez, é o melhor dos três! Sempre falando no que normalmente acontece. No entanto, no final do dia podes sentir-te cansada e sobrecarregada.

Descobre alguns truques para te sentires melhor!

check Para ter em conta se vais fazer a amniocentese

Recomendaram-te a amniocentese ou decidiste fazê-la para estar mais tranquila em relação à saúde do bebé? Falamos-te deste exame invasivo.

Descobre toda a informação que precisas de saber sobre a amniocentese!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 17 semanas de gravidez
Na 17ª semana de gravidez o bebé tem muito espaço para se mexer e não para quieto. Estica-se, retorce-se e muda constantemente de posição, passando de barriga para cima para barriga para baixo, e vice-versa. Abre constantemente a boca e apr...
Crescimento e desenvolvimento nas 18 semanas de gravidez
A partir da 18ª semana de gravidez, podes sentir pela primeira vez o movimento do teu filho. Na 18ª semana de gravidez o bebé é maior do que a placenta pela primeira vez e vai continuar a superá-la em tamanho de forma gradual. De facto, no final da...
Crescimento e desenvolvimento nas 19 semanas de gravidez
Na 19ª semana de gravidez as orelhas e os olhos do bebé, ainda fechados, já estão no seu sítio! As suas impressões digitais começam a formar-se na gema dos seus deditos e o seu cordão umbilical torna-se mais forte e grosso, a...