Mi bebé y yo

Sente-se mais cansada? Pode ser falta de ferro

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Sente-se cansada? A falta de ferro acentua a sensação de cansaço. Dizemos-lhe quais os principais sintomas que causa a carência ou falta de ferro e tudo o que pode fazer para a combater.

Quando o organismo tem falta de ferro sintetiza menos mioglobina e, também, menos hemoglobina.

  • A mioglobina é a substância que, nos músculos, se apodera do oxigénio transportado pelo sangue. A uma menor quantidade de mioglobina corresponde uma menor quantidade de carburante para o motor dos músculos e, em consequência, debilidade.
  • Como a carência de ferro é significativa e prolongada, também diminui a hemoglobina. Trata-se do componente que dá a cor aos glóbulos vermelhos, mas que também torna possível que as células do sangue transportem oxigénio para os tecidos. Por este motivo, o organismo fica menos oxigenado e qualquer atividade se torna mais cansativa do que o normal.

(Também lhe interessa: Anemia na gravidez: causas e tratamento)

Sintomas da falta de ferro

  • Os sintomas mais comuns da falta de ferro são o cansaço, a falta de apetite, a sonolência e, por vezes, a irritabilidade.
  • A palidez do rosto nem sempre é significativa; no entanto pode sê-lo o tom pálido das conjuntivas interiores dos olhos e a palidez das palmas das mãos, bem como das unhas.
  • Nos casos mais graves, a falta de ferro pode provocas dificuldade respiratória e aumentar as pulsações ao mínimo esforço.

(Também lhe interessa: Cansaço na gravidez: porquê e quando ir ao médico)

Causas mais frequentes da falta de ferro

As causas mais frequentes da falta de ferro podem ser muito variadas. No entanto, podemos englobá-las em três situações básicas:

  • O organismo produz menos glóbulos vermelhos.
  • O organismo destrói mais glóbulos vermelhos (hemólise).
  • Há uma perda de glóbulos vermelhos (hemorragia).

A função dos glóbulos vermelhos, fabricados na medula óssea, é transportar o oxigénio dos pulmões para as células de todo o organismo e voltar de novo aos pulmões com as substâncias de desperdício.

Como enfrentar a falta de ferro

Além do tratamento que o médico nos possa indicar, é imprescindível cuidar da alimentação.

  • Ervilhas, salsa, pistáchios, sementes de abóbora e a gema do ovo são algumas das mais ricas fontes de ferro.
  • Os espinafres, embora possuam um elevado teor de ferro também contêm ácido oxálico, que impede parcialmente a sua assimilação. Outro alimento que contém ácido oxálico são os espargos, a beterraba e o chocolate.
  • Também o fígado e os rins contêm uma elevada quantidade de ferro, não obstante é necessário assegurar-se que são de boa qualidade.
  • Muitos dos aditivos que contêm as bebidas com gás, a cerveja, os gelados e alguns queijos de produção industrial, bem como as taninas do chá e do café, interferem com a assimilação de ferro.

(Também lhe interessa: Ácido fólico na gravidez e os alimentos que o contêm)

Também lhe interessa

Mais cansada? Pode ser falta de ferro | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)