Mi bebé y yo

Exercícios para grávidas… sem esforço!

Propomos-lhe uma série de exercícios para grávidas muito úteis para relaxar e alongar os músculos. São perfeitos porque preparam o corpo para a dilação do parto. São conhecidos como a “antiginástica”.

Fazer exercício sem esforço e exercitar os músculos sem se mexer é a fórmula na qual se baseia a “antiginástica”. Estes exercícios são ideais para grávidas, pois a futura mamã pode alongar e relaxar os músculos mais sobrecarregados durante a gestação e, ao mesmo tempo, favorecer o relaxamento e enfrentar melhor as contrações no momento do parto. Propomos-lhe uma tabela completa de exercícios de “antiginástica” no final deste artigo!

Outros exercícios para grávidas

  • A hidroginástica é também um exercício saudável durante a gravidez. O ambiente aquático ajuda o organismo e reduz o esforço das articulações, pois o corpo perde 33 por cento do seu peso, pelo que os movimentos e a força que a grávida emprega são menores. Além disso, favorece a circulação do sangue por todo o corpo, especialmente nas pernas, uma das zonas que mais sofre durante a gravidez.
  • Aproveite também para fazer exercícios em casal antes do parto. Vai ajudar a relaxarem-se, podem verificar que estão a fazer os movimentos corretos e, além disso, esse momento vai poder transformar-se num tempo especial para vocês enquanto casal. Deste modo, ambos vão estar mais envolvidos em todo o processo da gravidez e do parto. Poderão partilhar momentos divertidos e preparem-se, também mentalmente, para receberem o vosso bebé.

Tabela de exercícios para grávidas

Os exercícios da “antiginástica” são movimentos muito limitados e breves. Para os realizar, não é necessário que a grávida tenha qualquer tipo de condições especiais, pelo que são adequados a todas. Em seguida, explicamos-lhe os exercícios que pode realizar, passo a passo.