Mi bebé y yo

Contraturas nas costas

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Contraturas nas costas ou no pescoço? O trabalho e o stress causam tensões que acabam por provocar incómodas dores musculares. Vamos dar-lhe alguns truques e remédios caseiros muito eficazes para as avaliar.

Uma contratura é um nó no músculo. A presença deste nó impede que o sangue flua com normalidade e evita que o fluxo sanguíneo chegue às células musculares acumulando toxinas. As terminações nervosas reagem enviando ao cérebro sinais e provocando essa dor tão insuportável que produzem as contraturas nas costas ou no pescoço.

Como tal, a solução para as contraturas das costas passa por desfazer esse nó para que o sangue possa fluir com normalidade. Damos-lhe aqui alguns truques caseiros muito eficazes que a vão ajudar a aliviar estas desagradáveis dores.

Remédios eficazes para as contraturas nas costas

  • Segundo a medicina tradicional chinesa, as contraturas nas costas estão diretamente relacionadas com o estado do fígado, que controla os tendões. Por isso, é muito aconselhável depurar o fígado com plantas como a alcachofra ou o cardo mariano.

  • A aromoterapia é outro dos grandes aliados para conseguirmos relaxar e aliviar as tensões. Óleos essenciais de cânfora, gengibre, alecrim, tomilho ou lavanda podem ajudá-la a acabar com as contraturas nas costas.

  • Os alongamentos e o fortalecimento dos músculos são essenciais para ter uma boa saúde muscular e óssea. Por isso, o yoga, o tai chi, o pilates ou a natação são boas opções para manter o corpo ativo e, ao mesmo tempo, saudável.

  • Misture uma infusão de tomilho ou de alecrim com argila e aplique a mistura na zona afetada pela dor. Deixe repousar a mistura durante aproximadamente 20 minutos e, uma vez retirada, aplique uma pomada ou óleo para suavizar a pele. Outra opção é massajar a zona afetada com um gel ou unguento de arnica. A arnica é uma erva perene que se utiliza muito para preparar remédios homeopáticos.

(Também lhe interessa: Conselhos e remédios para as dores de costas)

  • As infusões são outra excelente opção para aliviar a dor causada pelas contraturas nas costas. Misture ulmária, saúco e harpagofito (unha do diabo). Prepare a infusão e tome-a durante vários dias ou semanas seguidas. As plantas medicinais demoram a fazer efeito mas, se for constante, vai notar o alívio.

  • Embrulhe uma raiz de gengibre em folhas de couve. Coloque-a no forno durante uma hora e, uma vez, assada, corte a raiz em pedaços. Coloque as rodelas na zona da dor e fixe-as com uma gaze. Deixe repousar durante 20 minutos.

Preparar um banho relaxante e aromático é outra das alternativas para conseguir acabar com as tensões e a dor muscular produzida pelas contraturas nas costas. A receita é água quente, 250 gramas de sais de Epsom, 5 gotas de óleo essencial de manjerona, e gotas de alecrim e outras 5 de lavanda. Esta é uma das opções mas não é a única. Deixe voar a imaginação e dedique a si mesma algum tempo para si na sua banheira.

Também lhe interessa

Contraturas nas costas | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)