15 semanas de gravidez

15 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 15 Semana 15

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 15 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 15 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 15 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Laranja
arrow arrow
Laranja

Na 15ª semana de gravidez, o bebé já desenvolveu suficientemente o ouvido para captar sons e ouvir a voz da mãe.

Os seus antebraços, pulsos, mãos e dedos também já se diferenciam claramente. A futura mamã começa a notar os benefícios da gravidez, já que as hormonas melhoram o aspeto da pele e do cabelo.

Nesta semana o feto mede entre 10 e 11 centímetros do cimo da cabeça até às nádegas e pesa cerca de 70 gramas. Durante as próximas semanas o seu tamanho vai duplicar e, agora, o crescimento dos ossos e dos músculos avança a um ritmo muito rápido. No entanto, apesar de todas as suas articulações já estarem presentes, faltam três semanas para que o seu esqueleto comece a endurecer.

O bebé cobre-se de um pelo muito fino denominado lanugo.

 

15 semanas infografia

Gravidez de 15 semanas

 

A medula espinal do feto já está totalmente formada e estende-se por todo o canal vertebral, com nervos que saem em cada vértebra.

A placenta sofre uma nova fase de desenvolvimento para cobrir todas as necessidades do bebé. O seu pescoço alonga-se e já pode levantar mais a cabeça e separar a cabeça do peito.

Os seus braços cresceram o suficiente para aproximar as mãozinhas da cara e, além disso, é possível vê-lo na ecografia a chuchar no dedo.

Idade do feto: 13 semanas

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, 15ª semana

Cada vez maior e com traços mais bem definidos! Em seguida oferecemos-te um vídeo para que possas er o feto em movimento na 15ª semana, além da ecografia correspondente a esta semana. Não percas!

 

ecografia bebe semana 15ok

Ecografia 15 semanas

 

O que muda no teu corpo nas 15 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO TEU CORPO NAS 15 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no teu corpo nas 15 semanas de gravidez

Tendo deixado para trás os sintomas e incómodos típicos do início da gestação, é possível que nas 15 semanas de gravidez a futura mamã se sinta estranhamente normal ou que não tenha a sensação de estar grávida. Se assim for, tenta desfrutar o momento, pois falta pouco para aparecer o cansaço típico do último trimestre e vais ter saudades desta estranha normalidade.

À medida que cresce a tua barriga, é provável que apareça uma linha vertical mais escura no meio da barriga. Chama-se linha alba e afeta cerca de 90% das grávidas, embora se costume notar mais nas de pele escura.

Também pode acontecer escurecer a pele à volta dos mamilos, bem como aparecerem sardas, sinais marcas de nascimento. Estas alterações de pigmentação costumam desaparecer quando o bebé nasce e devem-se às quantidades extra da hormona estrogénio durante a gravidez, a qual afeta as células produtoras de melanina na pele. Também são frequentes as manchas na cara devido ao aumento de melanina, pelo que deverás ter cuidados redobrados com o sol.

Durante estas semanas á não precisas de urinar com tanta frequência durante a noite nem vais ter tantas dores de costas, embora seja provável que tenhas insónias ou sonhos muito intensos que perturbam o teu descanso.

Poderás combater estes sintomas comendo, por exemplo, um pequeno lanche à noite que contenha ovos, leite, atum ou peru, todos eles fonte do aminoácido triptofano, que ajuda a dormir. Impregnar a almofada com gotas de óleo de lavanda, reduzir a cafeína e tomando uma infusão de camomila ou um banho antes de ir para a cama também pode ajudar bastante a ter um sono descansado.

Conselhos e bem-estar nas 15 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 15 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 15 semanas de gravidez

Na 15ª semana de gravidez já recuperaste os níveis de energia. Podes aproveitar para fazer planos e reservar momentos para o casal.

Pensa que depois não vão ter muito tempo para estarem descansados. Além do mais, passar tempo juntos vai servir para fortalecer os vossos laços, laços que, com o nascimento do bebé, se podem ressentir se o papá se sentir um pouco afastado do binómio bebé-mamã.

Este segundo trimestre é ideal para sair de viagem, por isso… porque não fazer essa escapadinha que já tinham pensada há tanto tempo?

Outro dos sintomas típicos da gravidez é a obstipação, que se deve principalmente a três fatores: a hormona progesterona, a qual trava o funcionamento do intestino, uma menor prática de exercício físico, o que faz com que o metabolismo abrande, e os suplementos de ferro que se costumam receitar para a anemia e que também provocam prisão de ventre.

Para aliviar o problema pode optar-se por comer mais fibras e beber água em abundância; remédios naturais como a casca das raízes da zaragatoa, ou experimentar a reflexologia, que ajuda a estimular o movimento intestinal.

Agora que provavelmente já comunicaste o teu estado no teu lugar de trabalho, deves saber que a lei ampara as mulheres grávidas. Assim, não se pode despedir uma mulher grávida, a menos que incumpra os termos do contrato, nem se pode aplicar uma redução de quadros durante a gravidez ou baixa de maternidade.

Uma grávida tem ainda direito a uma quantidade determinada de consultas pré-natais sem desconto de salário, e os seus sintomas de gravidez podem constituir causa suficiente para uma baixa médica.

Da mesma forma, o empregador tem mais responsabilidades com as suas empregas durante a gravidez, tais como proporcionar um ambiente laboral seguro, onde não levantar pesos, não estar de pé ou sentada muito tempo de seguida, não mexer em substâncias perigosas nem fazer horas extra.

check Se ainda não sabes o sexo do bebé e gostas de curiosadades…

Aceita-o como um jogo e põe à prova esta tabela maia para adivinhar o sexo do bebé. Achas que vai acertar se é menino ou menina? Ou já tens informação mais fiável?

Descobre a tabela maia para averiguar o sexo do bebé!

check Para eliminar esses pontos negros e borbulhas, se te incomodam…

Outra consequência das ditosas hormonas: as borbulhas e os pontos negros que já tinhas esquecido podem voltar a aparecer! Nada que não tenha remédio, por certo.

Descobre o que fazer se te aparecerem pontos negros!

check Se estás bem, é o melhor momento para a tua “Babymoon”

Os incómodos do primeiro trimestre regrediram e sentes-te bem para viajar? É o momento de uma escapadinha para desfrutar em casal.

Descobre destinos ideais para a vossa “Babymoon”

check Porque dançar é benéfico para o bebé…

A dança do ventre tem muitos benefícios para o teu estado, inclusivamente pensando no parto e no pós-parto. Aqui damos-te informação muito interessante e prática, se quiseres saber mais sobre este tema.

Os benefícios da dança do ventre para grávida e bebé!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 16 semanas de gravidez
Numa gravidez de 16 semanas o bebé já tem uma grande mobilidade nas suas mãos e é capaz de as abrir e fechar. É quando aparece o pelo das sobrancelhas e as unhas nas mãos e nos pés. Os seus músculos já se desenvolver...
Crescimento e desenvolvimento nas 17 semanas de gravidez
Na 17ª semana de gravidez o bebé tem muito espaço para se mexer e não para quieto. Estica-se, retorce-se e muda constantemente de posição, passando de barriga para cima para barriga para baixo, e vice-versa. Abre constantemente a boca e apr...
Crescimento e desenvolvimento nas 18 semanas de gravidez
A partir da 18ª semana de gravidez, podes sentir pela primeira vez o movimento do teu filho. Na 18ª semana de gravidez o bebé é maior do que a placenta pela primeira vez e vai continuar a superá-la em tamanho de forma gradual. De facto, no final da...