Mi bebé y yo

Jantares leves: ajudam a perder peso!

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Se está a tentar perder alguns quilos e a balança é teimosa, pense que o jantar, a última refeição do dia, é a chave na hora de emagrecer. Necessita de ideias de receitas de jantares ligeiros? Sabe quais são os alimentos adequados e quais deve evitar? Aqui tem muitas sugestões e conselhos!

Os jantares leves ajudam a perder peso, assim de fácil! O jantar é a última refeição do dia. Depois de jantar, vamos dormir, por isso o corpo queima as calorias mínimas e gasta muito menos energia. Por isso, o jantar é a refeição mais importante no que toca a emagrecer. Se janta mal, é a refeição que mais engorda; se se janta bem, é a refeição que mais favorece a perda de peso.

 (Também lhe interessa: Como recuperar a forma depois do parto)

O que se entende por um jantar leve?

  • É muito importante saber que  tipo de alimentos devemos ingerir ao jantar.  Se no jantar consumimos alimentos ricos em açúcares, como as frutas, hidratos de carbono, como o pão, cereais ou massa, será muito mais difícil emagrecer porque estes alimentos aportam muita energia ao organismo e, ao irmos dormir, o nosso corpo não os poderá queimar na totalidade.
  • Por outro lado, se ao jantar ingerirmos alimentos ricos em proteínas, como o peixe ou os ovos, o organismo terá que transformar estas proteínas em açúcares e, nesse processo, irá gastar mais calorias do que aquelas que ingerimos.
  • Outra questão a ter em conta quando pensamos num jantar ligeiro é escolher alimentos que não requeiram uma digestão nem muito prolongada nem muito pesada, que nso possam impedir de conciliar o sono.
  • Relativamente aos alimentos com proteínas, é preferível o peixe à carne, porque para além de ser mais leve e conter proteínas de alto valor nutricional, contém importantes ácidos gordos ómega 2, um tipo de gordura muito benéfica para a saúde. O peixe azul é especialmente rico em Ómega 3.
  • As bebidas também representam um factor importante: evite as bebidas açucaradas, com gás e o álcool, pois adicionam muitas calorias vazias e provocam gases.

Receitas de jantares leves 

Se já está convencida de que um jantar leve, consumido um par de horas antes de ir dormir, como mínimo, é um dos segredos para perder peso, ou para evitar ganhá-lo, agora damos-lhe muitas ideias receitas de jantares leves, que a irão orientar na hora de pensar no que fazer para o jantar todos os dias. Venha daí, são jantares muito rápidos e fáceis de fazer!

Alternativas na cozinha para receitas leves

Para que as receitas sejam mais light, pode substituir as natas tradicionais por natas de soja, por exemplo. As natas de soja, têm uma consistência semelhante às natas de vaca e um sabor muito suave. Ao contrário do que se pensa, as natas de soja não têm aquele sabor repulsivo da soja, sobretudo depois de cozinhadas, porque acabam por adquirir o sabor dos temperos que lhes adicionamos. A manteiga normal pode também ser substituida por manteiga de côco (óleo de côco) ou margarina vegetal. O óleo de côco pode ser, sem dúvida, uma das opções mais saudáveis ao conter ácido láurico, gordura vegetal e também triglicéridos, as chamadas "gorduras boas". Ajuda à digestão e é recomendado para a elaboração de receitas leves em dietas para perder peso

Erros a evitar à hora de jantar

A chave dos jantares leves, como vimos, está em escolher alimentos baseados em proteínas,  preferivelmente peixe ou ovos, com uma guarnição de verduras. Para finalizar, é bom tomar uma infusão sem teína, digestiva e, se possível, com propriedades relaxantes, como a tília, valeriana, erva luísa ou azahar.

É fundamental evitar  petiscar enquanto prepara o jantar. Um bocadinho de queijo, uns frutos secos, algo de enchidos, um copinho de vino… Estes “prazeres” não a vão saciar e, pelo contrario, irão aumentar muitas calorias ao seu jantar.

Evite alimentos como o alho, a cebola crua, o excesso de picante, os fritos, os panados, as comidas processadas ou muito elaboradas, os molhos com natas... São alimentos que custam a digerir e que é preferível deixar para outro momento do dia. Assim evitará interferir na qualidade do seu descanso e irá sentir-se muito mais leve no dia seguinte.

Também lhe interessa

Jantares leves: ajudam a perder peso! | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)