O meu bebé
mibblogo

Dieta Pronokal: em que consiste?

11 setembro 2022
Perder peso

Existem diferentes tipos de dietas que podem ajudá-la a perder aqueles quilinhos a mais. Uma das mais famosas é a dieta Pronokal. Sabe como funciona? Explicamos-lhe em que consiste.

A dieta Pronokal é uma dieta proteica, cujo objectivo é a perda de peso sob controlo médico. Outro dos seus objectivos é a aprendizagem e a manutenção de bons hábitos alimentares. Em que consiste exactamente?

  • A dieta Pronokal consiste em conceber um menu baseado em proteínas, mas não mais do que as recomendadas pelos nutricionistas, ao contrário de outras dietas de características semelhantes.
  • Basicamente, o peixe e as carnes grelhadas são consumidos, acompanhados de legumes.
  • Uma das características desta dieta é que, além de consumir os alimentos indicados, é recomendado combiná-la com produtos Pronokal específicos, todos eles contendo proteínas. Estes produtos estão disponíveis em diferentes formatos: bebidas frias, chocolates e cafés, molhos e compotas, barras, suplementos, batidos, bolachas, biscoitos, sobremesas, etc.
  • Reduz drasticamente a ingestão de gorduras e hidratos de carbono. Isto altera o metabolismo do corpo e conduz a um processo chamado cetose.
  • A cetose é quando o corpo deixa de ingerir hidratos de carbono e começa a consumir as reservas de gordura do corpo para obter energia.
  • Neste estado, o corpo é capaz de queimar gordura mais facilmente do que num estado normal, para reduzir a gordura corporal mais rapidamente.

prato pronokal

Fases da dieta Pronokal

A dieta Pronokal consiste em três fases, todas elas supervisionadas por médicos especialistas:

  1. Fase I – Ativa: ativa-se o processo de cetose através dos produtos alimentares da Pronokal e alguns alimentos, como as verduras. Neste período perde-se, normalmente, 80% do peso que se deseja perder.
  2. Fase II – Redução alimentar: trata-se do período no qual, pouco a pouco, se vão introduzindo os alimentos, juntamente com os produtos Pronokal, e se ensina a comer de uma forma saudável. Estima-se que, durante este período, perdem-se os últimos quilos que ficaram pendentes da primeira fase.
  3. Fase III – Manutenção:Durante esta fase, os especialistas em dieta Pronokal monitorizam os progressos alcançados e outros alimentos são reintroduzidos. O menu da dieta Pronokal é feito numa base individual, através dos seus próprios produtos e sob supervisão médica. A Organização Mundial de Saúde recomenda a perda de um quilo por semana, enquanto esta dieta afirma perder cerca de 9-14 quilos num mês. Não se esqueça que, faça o que fizer, qualquer dieta deve ser supervisionada e aprovada por um especialista médico.

(Também lhe interessa:Jantares leves: ajudam a perder peso!)

Efeitos secundários da dieta Pronokal

A dieta Pronokal, como muitas outras dietas baseadas na rigorosa restrição das categorias alimentares, tem consequências sob a forma de efeitos secundários.

É de notar que a dieta Pronokal não é isenta de controvérsia. Muitos nutricionistas são contra, precisamente porque elimina categorias alimentares inteiras, tais como os hidratos de carbono, de modo que a consideram uma dieta deficiente.

Além disso, é uma dieta que não pode ser mantida ao longo do tempo; só pode ser mantida de maneira pontual, pelo que não é uma dieta saudável.

Outro aspecto que gera controvérsia é que esta dieta envolve a compra dos produtos da marca, que são bastante caros, por isso há muitos que acreditam que o objectivo final dos criadores desta dieta é vender os seus produtos.

Em qualquer caso, os possíveis efeitos secundários da dieta Pronokal, especialmente no início, são, em geral, os seguintes:

  • Irritabilidade.
  • Mau hálito e urina com mau cheiro.
  • Dor de cabeça.
  • Aumento da transpiração.
  • Cansaço e uma sensação de cansaço.
  • Possível perda de cálcio.
  • Efeitos adversos sobre a saúde do coração, dos rins e do fígado.
  • Frustração e ansiedade, não poder envolver-se em hábitos sociais tais como almoçar ou jantar.
  • Por último, mas não menos importante, um considerável efeito de "ricochete" quando se pára a dieta - pode-se ganhar mais quilos do que se perdeu!
  • Não se deve esquecer que a actividade física também é essencial para acompanhar a perda de peso através da dieta.

(Também lhe interessa:Exercícios para emagrecer na barriga, glúteos e ancas)

pronokal proteina

Outras dietas semelhantes à dieta Pronokal

A dieta Pronokal não é a única dieta que restringe as categorias alimentares durante a sua implementação. Outras dietas "de choque", por assim dizer, também lhe permitem perder um número considerável de quilos num período de tempo relativamente curto.

No entanto, tal como Pronokal, estas dietas são desencorajadas pela maioria dos nutricionistas e profissionais de saúde.

De qualquer forma, informamo-lo sobre outras dietas semelhantes e encorajamo-lo a ler mais sobre elas para saber exactamente quais são os seus prós e contras.

Dieta Dukan

  • A famosa "dieta Dukan" baseia-se num regresso aos primeiros alimentos humanos: proteínas e vegetais. Em alguns aspectos, é muito semelhante na sua base à dieta Pronokal.
  • A fim de perder peso e mantê-lo fora do peso, a dieta Dukan é um processo de quatro fases.
  • A dieta Dukan também gera muita controvérsia sobre a sua eficácia e segurança. Embora já não seja tão popular como há alguns anos atrás, não devemos esquecer que gozou de grande aceitação e repercussão em toda a Europa, e a Espanha é um dos países onde teve mais sucesso.

Dieta macrobiótica

  • A dieta macrobiótica é concebida para alcançar o máximo de saúde e bem-estar. O seu objectivo é reduzir o peso e adquirir bons hábitos alimentares ao longo do tempo, uma vez que se baseia numa dieta saudável que promove a ingestão de fibras e elimina as gorduras.
  • Esta dieta baseia-se na crença de que ao comer saudavelmente, as doenças podem ser curadas e prevenidas.
  • Portanto, a ideia principal da dieta macrobiótica é evitar alimentos que contenham toxinas, e optar por alimentos mais saudáveis.

Dieta de queima de gordura

  • É um erro perder peso rapidamente através de dietas drásticas, que só nos enganam a acreditar que perdemos peso quando, na realidade, é um peso que é facilmente recuperado assim que voltamos à nossa dieta habitual.
  • Contudo, existem alguns alimentos que podem activar o nosso metabolismo para queimar gordura mais rapidamente, como parte de uma dieta saudável.
  • Desde que a nossa dieta seja saudável, variada e equilibrada, podemos considerar a utilização de alimentos "queimadores de gordura".
REDATORA EM O MEU BEBÉ. Especializada em gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Gravidez.

Também lhe interessa…