Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Crianças
- Alimentação da criança
- Receita de atum ao pesto
Receita de atum ao pesto

Experimente fazer esta receita e irá conseguir com que os seus filhos comam com agrado este peixe rico em ácidos gordos bons para o coração.
O atúm é um peixe azul que se carateriza por ter um sabor forte que ao ser consumido fresco (não em lata), pode desagradar aos mais pequenos, não só devido ao seu sabor, como também pela sua textura, menos suave que a dos outros peixes e de cor mais escura.
Por esse motivo, é conveniente “disfarçar” o sabor deste peixo, acompanhado-o de outros alimentos que o tornem mais apetecível. Por exemplo, esta receita de atúm ao pesto que lhe mostramos a seguir combina o peixe em questão com um delicioso molho de pesto.
INGREDIENTES
- 400 g de filetes de atúm.
- 4 tomates de salada.
- 40 g de manjericão fresco.
- 20 g de salsa.
- 50 g de nata líquida (ou nata de soja, menos gordurosa)
- 1 fatia de pão de forma.
- 100 g de manteiga (substituir por manteiga de côco, ou margarina vegetal, na versão mais leve)
- Sumo de 1 limão
- Vinagre balsâmico.
- Azeite
- Pimenta cayena.
PREPARAção
- Para o molho pesto, triturar o manjericão com a salsa, as natas e um bocadinho de manteiga e misturar com o pão de forma esmagado
- Seguidamente, temperar com uma pitada de sal, pimenta cayena e o sumo de limón.
- Cortar o atúm aos bocados e colocá-los sobre uma folha de papel vegetal.
- Temperar a gosto com sal e pimenta, cubrir com uma cama espessa de pesto.
- Fechar em pacotinhos fazendo papelotes.
- Levar ao forno pré-aquecido durante 10 minutos a 220 ºC.
- De seguida, abrir os pacotinhos com cuidado, evitando queimaduras com o vapor, dar um arzinho de gratinado para dourar a superfície.
- Servir quente sobre uma cama de fatias de tomate aromatizadas com manjericão fresco.
Causas da falta de apetite na criança
Nalgumas famílias ocorre que a criança rejeita a comida e revela inapetência. Esta situação provoca preocupação nos pais, que temem que se o pequenote não come como deve ser tenha problemas de saúde futuros.
Perante tal situação, o primeiro que devem fazer é observar o que sucede. É importante detetar se se trata de uma falta de apetite passageira, perante a qual não se deve dramatizar, ou falta de apetite autêntica, a qual exige a ida ao pediatra.
Entre as causas que podem ocasionar falta de apetite na criança, destacam-se:
- Causas fisiológicas. Por volta do ano e meio de idade, a criança pode apresentar uma menor falta de apetite porque o seu crescimento se estabiliza nesta idade
- A dentição. Entre os 12 e os 18 meses, o mau estar provocado pelo nascer dos dentes podem provocar inapetencia na criança.
(Também lhe interessa: Como nascem os dentes de leite do bebé)