Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Parto
- Pós-parto
- Jantares leves: ajudam a perder peso!
Jantares leves: ajudam a perder peso!

Se está a tentar perder alguns quilos e a balança é teimosa, pense que o jantar, a última refeição do dia, é a chave na hora de emagrecer. Necessita de ideias de receitas de jantares ligeiros? Sabe quais são os alimentos adequados e quais deve evitar? Aqui tem muitas sugestões e conselhos!
Os jantares leves ajudam no controlo de peso. O jantar é a última refeição do dia; depois do jantar, vamos dormir, por isso o corpo queima o mínimo de calorias e gasta muito menos energia.
É por isso que o jantar é a refeição mais importante para contribuir para a perda de peso. Se o jantar for comido demasiado pesado ou demasiado tarde, é a refeição mais "engorda"; se for bem comido e duas a três horas antes de dormir, é a refeição que pode ter o maior impacto na perda de peso.
O que queremos dizer com jantares leves?
É muito importante saber que tipo de comida comer ao jantar. Se ao jantar comermos muitos alimentos ricos em açúcares, como fruta, ou hidratos de carbono, como pão, cereais ou massas, será mais difícil perder peso, porque estes alimentos fornecem ao corpo muita energia e, quando vamos dormir, o nosso corpo não será capaz de queimar tudo.
- No entanto, isto não significa que não devamos de todo comer estes alimentos ao jantar. O ideal, em qualquer caso, é escolher variedades de grão inteiro e em quantidades bastante pequenas.
- Por outro lado, se comermos alimentos ricos em proteínas como peixe ou ovos para o jantar, o organismo terá de converter estas proteínas em açúcares. Ao fazê-lo, irá consumir mais calorias do que as que ingerimos.
- Outra coisa a ter em conta quando se pensa num jantar leve é escolher alimentos que não exijam uma digestão muito longa ou pesada, o que poderia impedir-nos de adormecer.
- Quanto aos alimentos proteicos, o peixe é preferível à carne porque, além de ser mais leve e conter proteínas de alto valor nutricional, contém os importantes ácidos gordos ómega 3, um tipo de gordura que é muito benéfico para a saúde. O peixe gordo é particularmente rico em ómega 3.
- As bebidas são também um factor importante: evitar bebidas açucaradas, com gás e álcool, uma vez que adicionam muitas calorias vazias e provocam gazes.
Receitas de jantar leves
Se já está convencido de que um jantar leve, comido pelo menos algumas horas antes de ir para a cama, é um dos segredos para perder peso, ou para evitar ganhá-lo, agora, damos-lhe muitas ideias de receitas de jantar leves, que o guiarão ao pensar no que vai ter para o jantar todos os dias.
Anime-se, eles são muito rápidos e fáceis de fazer!
- Atúm ao pesto
- Chocos com alcachofras
- Peito de frango ao limão
- Linguado com molho de açafrão
- Creme de abóbora e espinafres
Erros a não cometer à hora do jantar
- A chave para os jantares leves, como já vimos, é escolher alimentos à base de proteínas, de preferência peixe ou ovos, com um acompanhamento de vegetais.
Finalmente, é uma boa ideia beber um chá de ervas com baixo teor de proteínas, digestivo e, se possível, com propriedades relaxantes, tais como a flor de cal, valeriana, verbena de limão ou flor de laranjeira. - É essencial evitar petiscos durante a preparação do jantar. Um pequeno pedaço de queijo, alguns frutos secos, algumas carnes frias, um copo de vinho... Estes "prazeres" não lhe tirarão a fome e, em vez disso, acrescentarão muitas calorias ao seu jantar.
- Evitar alimentos tais como alho, cebola crua, demasiados alimentos picantes, frituras, alimentos mal passados, alimentos processados ou altamente processados, molhos com natas, etc.... Estes são alimentos difíceis de digerir e são melhor deixados para outra altura do dia. Isto não irá interferir com a qualidade do seu descanso e sentir-se-á muito mais leve no dia seguinte.
- Finalmente, algo muito importante: evitar comer o jantar demasiado tarde. É preferível jantar pelo menos duas ou três horas antes de ir para a cama. Isto irá ajudá-lo a evitar ir para a cama sem ter digerido e com um estomago pesado.