O meu bebé

Cesariana: como recuperar rapidamente

Fez uma cesariana? Se assim foi, o pós-operatório da cesariana costuma ser bastante duro, sobretudo nas primeiras semanas. Para enfrentar melhor este período, oferecemos os nossos conselhos quanto à cicatrização, as dores, a amamentação, e tudo o que precisa de saber.

É sempre preferível que o bebé nasça de parto natural. No entanto, hoje em dia são muitas as cesarianas que se praticam. Na maioria dos casos, o tamanho ou uma má posição do bebé são algumas das causas que obrigam a esta intervenção.

Como é praticada? A cesariana é uma operação que consiste numa incisão na parede do útero a fim de retirar o bebé. Pode ser programada, ou então, decidida no último momento, para garantir o bem-estar tanto da mãe como do bebé.

Como é a recuperação da cesariana?

Como toda a operação, a cesariana também requer um pós-operatório e o este, aliás, é bastante difícil e complicado. O cansaço após dar à luz, o incómodo dos pontos, o facto de ter de dar de mamar… acontece tudo ao mesmo tempo.

Por tudo isto, é muito importante que tenha alguns factos em atenção. Vamos dar-lhe algumas recomendações sobre o que precisa de saber para não se deparar com surpresas inesperadas nas horas e semanas posteriores à cesariana.

 

Também lhe interessa…