Mi bebé y yo

Amenorreia: a que é que se deve a ausência de período?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A amenorreia é a ausência de menstruação e pode dever-se a diferentes motivos. Explicamos-lhe quais são as suas causas, as suas consequências e quais os tratamentos que existem para regular a menstruação.

A amenorreia não é mais nem menos do que a falta de menstruação. Considera-se amenorreia tanto ao facto da menstruação não aparecer até aos 16 anos (amenorreia primária) como a um período de ausência ou interrupção da menstruação por um período de seis ou mais meses (amenorreia secundária), que a grande maioria das vezes se deve a causas fisiológicas e naturais tais como a gravidez, a amamentação ou a menopausa.

Não obstante, a amenorreia também pode ser devida a diferentes transtornos ou doenças e, nestes casos, será necessário consultar um ginecologista para que este realize um exame exploratório da mulher, bem como todos os que sejam necessários para determinar uma causa, emitir um diagnóstico e prescrever o tratamento correspondente.

(Também lhe interessa: Primeira menstruação depois do parto)

(Também lhe interessa: Prolactina alta)

Causas mais frequentes da amenorreia

Os transtornos de tipo hormonal do hipotálamo e hipófise são os principais causadores da amenorreia. No entanto, as alterações hormonais que provocam a ausência de menstruação durante um determinado período de tempo podem ser devidas a causas de índole muito diversa. As mais habituais são:

  • Insuficiência ovárica.
  • Ovários poliquísticos.
  • Problemas orgânicos ou anatómicos dos órgãos reprodutivos.
  • Determinados fármacos (contracetivos, tratamentos contra o cancro e outros).
  • Períodos de forte stress e ansiedade.
  • Hipertiroidismo
  • Perda considerável de peso num curto espaço de tempo.
  • Atividade física muito exigente e excessiva.
  • Transtornos da conduta alimentar, como a anorexia.

Como é que se trata a amenorreia?

O tratamento da amenorreia depende, como é óbvio, da causa que a provoca. Por exemplo, se a causa é de tipo hormonal, relacionada com o nível de prolactina, por exemplo, ou se for hipertiroidismo, o tratamento será farmacológico, indicado pelo ginecologista ou médico que a esteja a tratar. Por outro lado, se a causa for, por exemplo, a obesidade, o tratamento irá consistir em mudar hábitos de vida, seguir uma dieta adequada e supervisionada, e realizar atividade física indicada por um especialista.

(Também lhe interessa: Ter a menstruação atrasada significa que está grávida?)

Também lhe interessa

Amenorreia: a que é que se deve a ausência de período? Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)