Mi bebé y yo

Quantas semanas dura a gravidez?

( 0 votos) load

Apesar de ser costume dizer-se que uma gravidez dura nove meses, os ginecologistas calculam o período de gestação em semanas. Por que motivo se utilizam as semanas como medida? Quantas semanas dura uma gravidez? Explicamos-lhe tudo no seguinte artigo.

A partir do momento em que o teste de gravidez dá positivo até à data do parto, deve transcorrer um determinado tempo, dividido em três trimestres, que se calcula semana a semana, tempo no qual o bebé se vai formando e crescendo no ventre da futura mamã. Mas de quantas semanas de gravidez falamos?

(Também lhe interessa: Gravidez semana a semana)

(Também lhe interessa: Passou o tempo! O que fazer?)

Porque é que se utiliza a última menst38 ou 40 semanas de gravidez?

Uma gravidez normal, e de termo, deve durar cerca de 38 semanas a partir da data de ovulação. No entanto, os profissionais somam 40 semanas ao primeiro dia da última menstruação para determinar uma possível data para dar à luz. A data provável de parto (DPP) calcula-se somando à data da última menstruação 7 dias mais 9 meses e pode estimar-se graças ao gestograma, um disco gestacional que permite calcular a semana de gravidez na qual uma mulher está, a data do parto e outros dados sobre o desenvolvimento do bebé.

ruação como referência?

Segundo os especialistas em ginecologia, a duração da gravidez varia se se conta a partir da data do último período ou a partir da última ovulação. A mulher fica grávida na última ovulação, mas é mais fácil para as mulheres lembrarem a data do seu último período do que a da sua ovulação. Precisamente por esta razão, toma-se este dado para calcular a idade gestacional: o tempo de gravidez medido a partir da última menstruação.

Não obstante, se se souber com exatidão a data de conceção, a esta somam-se 266 dias, as 38 semanas exatas que dura o período de gestação. Portanto, essas duas semanas de diferença correspondem ao período compreendido entre a data da menstruação até ao dia de ovulação, que costuma ocorrer entre 12 a 14 dias depois da menstruação e que é, na realidade, quando se produz a conceção.

Sendo assim, o bebé pode nascer dentro do período compreendido entre as duas semanas anteriores e entre sete a catorze dias posteriores à data na qual se chega às 40 semanas. Estas margens consideram-se normais.

Para quem não se lembre da data do último período ou tenha um ciclo irregular, também se pode calcular a data de parto a partir da primeira ecografia que se realiza no primeiro trimestre, nas 12 semanas de gravidez.

Em que semana de gravidez se encontra? Conhecia esta informação sobre a duração de uma gravidez? Conte-nos o que lhe parece.

Também lhe interessa

Quantas semanas dura a gravidez? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)