Mi bebé y yo

Gestograma: o que é e como funciona?

( 1 voto) load
facebook twitter whatsapp

O gestograma da gravidez é um disco gestacional que lhe permite aceder a muita informação sobre a sua gravidez, semana a semana. Além disso, agora já existem gestogramas disponíveis online. Explicamos-lhe o que é exatamente um gestograma e como funciona.

O gestograma, ou disco gestacional, é uma calculadora da gravidez, em forma circular e com datas, que provavelmente já viu na consulta do ginecologista, que serve para calcular de quantas semanas está grávida, a data do parto, e outros dados sobre o desenvolvimento do bebé. É um calendário circular com datas no círculo exterior, e com outros números no círculo interior. A informação fornecida pelo gestograma da gravidez é a seguinte:

- A semana de gravidez em que se encontra.

- A data calculada para o parto.

- O peso médio do bebé em cada fase da gestação.

- O tamanho médio do bebé em cada fase da gestação.

- O diâmetro biparietal (DBP), a distância em milímetros entre os ossos parietais da cabeça do bebé.

- O comprimento do fémur do bebé.

Como se utiliza o gestograma?

A primeira informação que deve ter bem definida, para poder começar a usar o gestograma, é a data da sua última menstruação. Com esse dado, o gestograma irá localizar em que mês poderá ser o seu parto, tendo em conta as 40 semanas normais de gravidez. Para consultar o resto da informação, só terá de arrastar o indicador até ao dia da sua última menstruação e os diferentes anéis da roda irão fornecer-lhe todos os dados relativos ao crescimento do bebé e à data calculada do parto. Com o gestograma pode sempre informada sobre a fase da gestação em que se encontra: semana e trimestre. Vai ajudá-la a saber quais as mudanças que o seu organismo e o do futuro bebé estão a viver.

Normalmente, o disco gestacional é utilizado pelo ginecologista para calcular a data aproximada do parto e para a informar sobre a semana de gravidez em que se encontra, e as mudanças que acarreta. No entanto, atualmente, pode encontrar gestogramas online, que lhe possibilitam ter à mão esta preciosa calculadora da gravidez, para que a possa consultar sem ter de esperar pela próxima consulta médica.

 

 

gestograma-embarazo

 

..........

Sabia o que era o gestograma? O seu ginecologista já o tinha usado em alguma consulta? Utiliza um gestograma online de forma habitual? Deixe o seu comentário no final deste artigo e partilhe as suas experiências com as outras mães em Salvamamãs.

(Também lhe interessa: A sua gravidez, semana a semana)

Também lhe interessa

Gestograma: o que é e como funciona? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)