- O Meu Bebé
- Agenda da Gravidez


A gravidez semana a semana

Clique na sua semana de gravidez
Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez
A SUA GRAVIDEZ MÊS A MÊS
PRIMEIRO MÊS DE GRAVIDEZ
-
É a primeira semana oficial de gravidez, pois a contagem é feita a partir do primeiro dia da última menstruação. No entanto, neste momento, a conceção ainda não aconteceu.
Se estás a tentar engravidar, procura o teu ginecologista para uma consulta pré-concecional, tem atenção à tua alimentação e toma suplementos de ácido fólico para favorecer o desenvolvimento do embrião.
-
Na segunda semana de gravidez dá-se a ovulação. Se tiveres um ciclo regular, os dias mais férteis estão entre os dias 12 e 14, período no qual podes tentar intensificar as tuas relações sexuais.
Existem alguns sinais que te podem ajudar a identificar os teus dias férteis, tais como o aumento do corrimento, o aumento da temperatura basal ou um pequeno desconforto a nível pélvico, que se manifestam no início da ovulação.
-
Esta é uma das semanas mais importantes da gravidez, pois é neste momento que se dá a conceção. O óvulo fecundado inicia um processo de divisão celular e viaja através da Trompa de Falópio até chegar ao útero, onde ficará durante toda a gravidez.
A futura mamã ainda não sabe que está grávida, mas pode sentir-se um pouco mais cansada, irritável ou sonolenta do que o normal.
-
É durante esta semana que vais descobrir que estás grávida! O sintoma mais característico é a ausência de menstruação.
No entanto, podes ter uma pequena perda se sangue causada pela implantação do óvulo no útero. O teste de gravidez vai confirmar as tuas suspeitas.
SEGUNDO MÊS DE GRAVIDEZ
-
Na quinta semana de gravidez, começam a desenvolver-se os órgãos vitais e o sistema nervoso do bebé. O embrião mede entre 1 e 2 milímetros.
Os sintomas próprios da gravidez tornam-se cada vez mais evidentes: é normal que surjam os primeiros enjoos e vómitos matinais, uma certa aversão face a alimentos ou cheiros que se toleravam bem e um maior cansaço e sonolência.
-
Durante a sexta semana de gravidez o embrião mede cerca de 4 mm desde a cabeça até às nádegas e o seu coração começa a dar os primeiros batimentos.
O tubo neural, que vai dar lugar ao cérebro e à medula espinal, começa a fechar-se. Não te esqueças dos suplementos de ácido fólico! Mantém um estilo de vida saudável: come de forma equilibrada e caminha durante o dia para colheres os benefícios da vitamina D com o sol.
-
A partir da sétima semana, a forma do embrião assemelha-se cada vez mais com a de um bebé, embora a sua cabeça ainda seja desproporcionalmente grande em relação ao resto do corpo.
A tempestade hormonal das primeiras semanas pode causar constantes mudanças de humor na futura mamã, bem como ardor de estômago.
-
Na ecografia desta semana já se pode estabelecer a idade gestacional do feto e detetar o batimento do seu coração. A placenta começa já a alimentar o feto, trazendo-lhe nos nutrientes e oxigénio de que necessita através do cordão umbilical.
É normal a futura mamã começar a sentir cãibras na barriga causadas pelo aumento gradual do útero, que agora tem o tamanho de uma toranja.
-
O embrião começa a fazer pequenos movimentos e o seu rosto é cada vez mais parecido com o nosso. Mede entre 13 e 17 milímetros da cabeça às nádegas.
Em relação à mamã, é provável que, neste período, apareçam os primeiros desejos: o corpo é sábio e envia-te sinais para saberes o que deves comer para colmatar algum défice nutricional.
TERCEIRO MÊS DE GRAVIDEZ
-
Na 10ª semana de gravidez o embrião mede 23 mm e já se pode começar a calcular o seu peso que, neste momento, é de cerca de 5 gramas.
Durante esta semana, começam a desenvolver-se os órgãos sexuais do bebé. A futura mamã vai aumentando de peso a pouco e pouco: é provável que, nesta altura, já tenhas aumentado 2 quilos. Chegou o momento de trocar de tamanho de soutien!
-
Na 11ª semana de gravidez, o embrião já completou a sua primeira fase de desenvolvimento e agora chama-se feto. Mede cerca de 3 cm desde a cabeça até às nádegas e já tem uma aparência humana.
As hormonas podem provocar, na futura mamã, uma maior produção de saliva e problemas nas gengivas.
-
Estás na última semana do primeiro trimestre de gravidez. Termina o processo de embriogénese. A maioria dos órgãos do feto já estão formados, agora têm de se aperfeiçoar e crescer.
Muitas mamãs realizam a sua primeira ecografia, na qual podem ver o bebé pela primeira vez, ouvir o batimento do seu coração, saber a data provável do parto e verificar que, por agora, tudo está bem.
-
Começa o segundo trimestre de gravidez! O feto mede cerca de 6-8 cm. As suas articulações já estão formadas e mostra-se muito ativo, mexendo-se com liberdade no líquido amniótico.
O desconforto das primeiras semanas de gravidez regride e, neste momento, já se começa a notar uma pequena barriguinha. A mamã começa a sentir-se um pouco inchada.
QUARTO MÊS DE GRAVIDEZ
-
Na 14ª semana de gravidez o feto mede entre 8 e 9 cm. O seu cérebro continua a desenvolver-se e a sua cabecita tem metade do seu tamanho total. O sistema urinário do feto começa a produzir e eliminar urina.
A futura mamã pode notar que transpira mais, pelo que prestar um maior cuidado à sua higiene. As mudanças de humor também podem marcar presença.
-
Na 15ª semana de gravidez, o feto já pode ouvir a voz da mamã e já é capaz de chuchar o dedo. Mede entre 10 e 11 cm da cabeça às nádegas.
Começa a definir-se a linha alba no meio da barriga da mamã. Também vai notar que a pele do mamilo e da auréola escurecem e podem aparecer manchas nas bochechas e na testa, o famoso melasma gestacional.
-
Na 16ª semana de gravidez os músculos faciais do feto ficam cada vez mais desenvolvidos e por isso ele torna-se capaz de fazer algumas caretas. Também se começam a formar as sobrancelhas e aparecem as unhas das mãos e pés.
A partir desta semana a futura mamã pode fazer uma amniocentese, se indicada. Em que consiste?
-
Na 17ª semana de gravidez o feto já aprendeu a engolir o líquido amniótico, que elimina através do xixi, mas ainda não é capaz de distinguir sabores.
A futura mamã pode começar a sofrer de cãibras noturnas nas pernas. Uma dieta rica em potássio (bananas, passas…) pode ajudar a evitá-las. Lembra-te de te manteres bem hidratada e de aplicar cremes anti-estrias.
-
Na 18ª semana de gravidez os órgãos reprodutores do feto estão em pleno desenvolvimento, tal como o seu sistema respiratório. As suas extremidades vão-se tomando forma e a cartilagem do corpo vai-se tornando, a pouco e pouco, osso.
A futura mamã pode começar a sentir os movimentos do bebé. Cuidado com a prisão de ventre!
Quinto MÊS DE GRAVIDEZ
-
Na 19ª semana de gravidez, a pele do feto começa a cobrir-se de uma fina capa de gordura, o vernix caseoso, que serve para a proteger. As gemas dos seus dedos já estão formadas e aparecem as impressões digitais.
A mamã pode agora notar que as suas pernas estão um pouco inchadas e podem aparecer varizes.
-
Estás no equador da gravidez! Nesta semana vais fazer a ecografia mais importante, a morfológica, que serve para saber se o bebé se está a desenvolver com normalidade e para descartar malformações.
Se ainda não souberes, é muito provável que esta ecografia revele o sexo do teu bebé. O feto já mede quase 17 cm e começa a experimentar emoções.
-
Na 21ª semana de gravidez o feto mede entre 26 e 27 centímetros e começa a ter um maior controlo dos seus movimentos.
A barriga da mamã já é muito evidente e pode ser difícil encontrar uma posição confortável para dormir. As secreções vaginais aumentam e é provável que tenhas pequenas perdas de urina ao tossir, rir ou correr.
-
Na 22ª semana de gravidez a carinha do feto já tem pálpebras, sobrancelhas e pestanas bem diferenciadas. Agora já é capaz de sentir emoções, de se rir, chorar e até chatear-se.
É normal que a futura mamã tenha ganho cerca de 5 quilos de peso. Pode distrair-se com mais facilidade do que normal e ter dificuldades de concentração. É o que se conhece como “cérebro de grávida”.
Sexto MÊS DE GRAVIDEZ
-
Na 23ª semana de gravidez, o ouvido do feto já está suficientemente maduro, o que faz com que em breve o bebé já possa começar a responder aos sons que lhe chegam do exterior.
Por seu lado, a futura mamã vai começar a sentir desconforto na zona da púbis e a sentir-se mais trôpega do que o normal. Tem cuidado com as escadas e evita zonas escorregadias.
-
A partir desta semana o feto alcança a idade legal viável: se nascer de forma prematura, os médicos são obrigados a fazer todo o possível para que sobreviva. Os seus pulmões funcionam cada vez melhor, apesar de ainda não estarem preparados para a vida fora do útero.
Se as análises revelarem uma anemia, o ginecologista vai prescrever-te suplementos de ferro.
-
Na 25ª semana de gravidez o feto abre os seus olhos pela primeira vez. Mede cerca de 30 cm e, a partir de agora, o seu crescimento vai depender da sua genética e dos fatores ambientais.
Os desconfortos digestivos, como ardor, refluxo ou gases podem começar a ser cada vez mais frequentes. É melhor não usar roupas demasiado justas. O que mais te espera?
-
O bebé coloca-se em posição fetal, com a cabeça, os braços e os joelhos fletidos. Já mede cerca de 35 cm e os seus movimentos não só se sentem como também se tornam “visíveis” na barriga da mamã.
De agora em diante, a futura mamã vai aumentar cerca de 350 gramas por semana. Este aumento pode provocar dores de costas e sensação de pernas pesadas.
-
Entras no terceiro trimestre de gravidez! O feto já pesa cerca de 1 Kg e mede cerca de 36 cm. Pouco a pouco vai-se preparando para a vida fora do útero. Vais conseguir notar todos os seus movimentos e até saber quando soluça!
Está na altura de te inscreveres num curso de preparação para o parto: vai ajudar-te a encarar melhor o nascimento do teu bebé e vais aprender os cuidados básicos do recém-nascido.
SÉTIMO MÊS DE GRAVIDEZ
-
O corpo começa a ter um aspeto mais arredondado por causa do aumento do tecido adiposo. Os seus sentidos estão cada vez mais desenvolvidos. Já reconhece a voz da mamã e responde aos estímulos sonoros e musicais.
A futura mamã tem uma maior necessidade de beber e fazer xixi com frequência. Se o teu grupo sanguíneo for Rh negativo, vais tomar a vacina anti-D para o caso do teu bebé ter Rh positivo.
-
A partir desta semana a probabilidade de sobrevivência do bebé fora do útero, no caso de parto prematuro, são elevadas, pois os pulmões já maturaram o suficiente.
Algumas mulheres podem sofrer do síndroma das pernas inquietas, que irá desaparecer depois do parto. Uma dieta rica em ferro, e manter as pernas elevadas antes de dormir pode ajudar a combater este mal-estar.
-
Nesta semana o feto já começa a dar a volta e a pôr-se de cabeça para baixo, preparando-se para nascer. Os seus traços já estão bem definidos e a sua pela fica cada vez mais esticada.
O organismo da mamã também se prepara para o momento do parto: os ossos da pélvis ficam mais flexíveis e as paredes do útero relaxam. Com te deves agora cuidar?
-
Na 31ª semana o feto já se pode sentir um pouco apertado dentro da barriga da mamã. E não para de aumentar de tamanho: agora mede cerca de 40 cm e pesa cerca de 1500 gramas.
A futura mamã pode começar a ter contrações preparatórias: distinguem-se das contrações de parto porque não são dolorosas nem regulares. O que há mais a saber?
OITAVO MÊS DE GRAVIDEZ
-
Todos os órgãos do bebé estão praticamente prontos para funcionar for do útero materno. Agora o feto mede 41 cm e pesa 1800 gramas.
Durante este período, a futura mamã irá fazer a terceira e última ecografia, e ir-se-ão realizar as análises do terceiro trimestre. Não te esqueças de pôr o cinto de segurança de forma correta para evitar lesões em caso de acidente.
-
Nesta semana o feto já é capaz de identificar os sabores dos alimentos que a mamã come. Chegam-lhe através do líquido amniótico, que ingere e passa através do seu corpo e intestinos.
A barriga da mamã está cada vez mais proeminente e pode ver-se o seu umbigo debaixo da roupa. Podes sofrer de ciática: a natação ou o Pilates podem ajudar a aliviar a dor.
-
Na 34ª semana de gestação, o feto mede cerca de 44 cm e pesa pouco mais de 2 quilos. Os seus intestinos já estão preparados para processar a comida. Se esperas gémeos, o parto pode estar muito próximo.
A partir deste período as consultas com o ginecologista vão ser mais frequentes. Toma consciência do teu corpo e praticas técnicas de respiração.
-
O cérebro do feto desenvolve-se a um ritmo mais rápido. Deita a língua de fora frequentemente, um reflexo que vai servir para succionar. Os seus olhos já podem focar e coordenar-se melhor.
A futura mamã vai notar que está menos ágil e os seus movimentos vão ser mais lentos devido ao aumento de peso e ao volume da barriga. É provável que a prisão de ventre se agrave e que as varizes se tornem mais evidentes.
-
Nesta semana o feto mede à volta de 46 cm e pesa cerca de 2,8 quilos. Quase não tem espaço no útero materno, pelo que os seus movimentos serão menos frequentes.
Nesta altura da gravidez, é recomendável que a mamã verifique com o ginecologista os sinais que indicam o início do parto. Não te esqueças de ter preparada a mala da maternidade! O grande momento está próximo.
Nono MÊS DE GRAVIDEZ
-
A partir de agora, se o bebé nascesse, já não se consideraria prematuro. Continua a ganhar peso dia a dia e os seus órgãos estão completamente formados.
Se o bebé já está encaixado, a mamã pode sentir-se mais leve e vai respirar melhor, embora tenha mais vontade de fazer xixi. Pode aparecer o síndroma do ninho: vais querer ter a casa pronta para a chegada do teu bebé!
-
Na 38ª semana o bebé atinge um peso de 3 quilos e mede cerca de 49 cm. A gravidez chegou ao fim, pelo que o bebé pode nascer a qualquer momento.
A mamã pode notar que a sua barriga já desceu. O ginecologista poderá fazer uma análise exploratória para verificar se o útero está dilatado e serão realizadas monitorizações para verificar o batimento cardíaco do bebé e a existência de contrações.
-
Na 39ª semana de gestação o bebé já está preparado para nascer. No final da gravidez, o seu peso alcança os 3-3,5 quilos em média e o seu comprimento é de 49-52 cm.
Nesta altura, a futura mamã já se sente muito cansada e inchada. O seu peso aumentou entre 11 e 15 quilos e custa-lhe muito dormir à noite. Fazer pequenas sestas reconstituintes durante o dia vão ajudar-te a carregar baterias.
-
Esta semana marca oficialmente o final da gravidez, se bem que o bebé ainda pode demorar mais uma ou duas semanas a nascer.
A futura mamã deve estar atenta a todos os sinais do seu corpo: o início das contrações ou a rutura do saco amniótico podem indicar que o parto está iminente. Revê o plano de parto em casal.