Embarazo semana a semana Embarazo semana a semana

A gravidez semana a semana

Precisa de uma calculadora da gravidez semana a semana? Oferecemos-lhe o que necessita. No nosso calendário da gravidez poderá seguir a evolução da sua gestação.
PATROCINADO POR
Embarazo semana a semana

Precisa de uma calculadora da gravidez semana a semana? Oferecemos-lhe o que mais necessita. Com o nosso calendário da gravidez, poderá acompanhar a evolução da sua gestação ao segundo. Quanto mede e pesa o feto, quanto peso costuma aumentar na gravidez de acordo com as semanas de gravidez, quais são os incómodos próprios de cada trimestre da gestação, que testes, exames e análises são indicados, e quando deve fazer as ecografias necessárias na gravidez. Todas as semanas da gravidez num só clique!

Não só iremos falar do desenvolvimento do embrião e do feto, como também lhe explicaremos as mudanças que vão ocorrer no seu corpo, o que é normal e o que não é, para que viva esta etapa maravilhosa da sua vida bem informada, e consciente de tudo o que se está a passar no seu corpo.

Do mesmo modo, iremos abordar o seu bem-estar físico e emocional, os mimos e cuidados com que se pode brindar no seu estado, bem como todos os possíveis problemas com que se poderá defrontar, como as estrias, as manchas na pele, o cabelo… Uma futura mãe feliz e saudável favorece muito mais o desenvolvimento do seu filho.

Entre no calendário, calcule as suas semanas de gravidez e descubra toda a informação que preparamos para si.

Clique na sua semana de gravidez

Clique na sua semana de gravidez

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

A SUA GRAVIDEZ MÊS A MÊS

PRIMEIRO MÊS DE GRAVIDEZ

  • 1ª Semana
    1ª Semana

    É a primeira semana oficial de gravidez, pois a contagem é feita a partir do primeiro dia da última menstruação. No entanto, neste momento, a conceção ainda não aconteceu.

    Se estás a tentar engravidar, procura o teu ginecologista para uma consulta pré-concecional, tem atenção à tua alimentação e toma suplementos de ácido fólico para favorecer o desenvolvimento do embrião.

    Lê toda a informação sobre a 1ª semana de gravidez

  • 2ª Semana
    2ª Semana

    Na segunda semana de gravidez dá-se a ovulação. Se tiveres um ciclo regular, os dias mais férteis estão entre os dias 12 e 14, período no qual podes tentar intensificar as tuas relações sexuais.

    Existem alguns sinais que te podem ajudar a identificar os teus dias férteis, tais como o aumento do corrimento, o aumento da temperatura basal ou um pequeno desconforto a nível pélvico, que se manifestam no início da ovulação.

    Lê toda a informação sobre a 2ª semana de gravidez

  • 3ª Semana
    3ª Semana

    Esta é uma das semanas mais importantes da gravidez, pois é neste momento que se dá a conceção. O óvulo fecundado inicia um processo de divisão celular e viaja através da Trompa de Falópio até chegar ao útero, onde ficará durante toda a gravidez.

    A futura mamã ainda não sabe que está grávida, mas pode sentir-se um pouco mais cansada, irritável ou sonolenta do que o normal.

    Lê toda a informação sobre a 3ª semana de gravidez

  • 4ª Semana
    4ª Semana

    É durante esta semana que vais descobrir que estás grávida! O sintoma mais característico é a ausência de menstruação.

    No entanto, podes ter uma pequena perda se sangue causada pela implantação do óvulo no útero. O teste de gravidez vai confirmar as tuas suspeitas.

    Lê toda a informação sobre a 4ª semana de gravidez

SEGUNDO MÊS DE GRAVIDEZ

  • 5ª Semana
    5ª Semana

    Na quinta semana de gravidez, começam a desenvolver-se os órgãos vitais e o sistema nervoso do bebé. O embrião mede entre 1 e 2 milímetros.

    Os sintomas próprios da gravidez tornam-se cada vez mais evidentes: é normal que surjam os primeiros enjoos e vómitos matinais, uma certa aversão face a alimentos ou cheiros que se toleravam bem e um maior cansaço e sonolência.

    Lê toda a informação sobre a 5ª semana de gravidez

  • 6ª Semana
    6ª Semana

    Durante a sexta semana de gravidez o embrião mede cerca de 4 mm desde a cabeça até às nádegas e o seu coração começa a dar os primeiros batimentos.

    O tubo neural, que vai dar lugar ao cérebro e à medula espinal, começa a fechar-se. Não te esqueças dos suplementos de ácido fólico! Mantém um estilo de vida saudável: come de forma equilibrada e caminha durante o dia para colheres os benefícios da vitamina D com o sol.

    Lê toda a informação sobre a 6ª semana de gravidez

  • 7ª Semana
    7ª Semana

    A partir da sétima semana, a forma do embrião assemelha-se cada vez mais com a de um bebé, embora a sua cabeça ainda seja desproporcionalmente grande em relação ao resto do corpo.

    A tempestade hormonal das primeiras semanas pode causar constantes mudanças de humor na futura mamã, bem como ardor de estômago.

    Lê toda a informação sobre a 7ª semana de gravidez

  • 8ª Semana
    8ª Semana

    Na ecografia desta semana já se pode estabelecer a idade gestacional do feto e detetar o batimento do seu coração. A placenta começa já a alimentar o feto, trazendo-lhe nos nutrientes e oxigénio de que necessita através do cordão umbilical.

    É normal a futura mamã começar a sentir cãibras na barriga causadas pelo aumento gradual do útero, que agora tem o tamanho de uma toranja.

    Lê toda a informação sobre a 8ª semana de gravidez

  • 9ª Semana
    9ª Semana

    O embrião começa a fazer pequenos movimentos e o seu rosto é cada vez mais parecido com o nosso. Mede entre 13 e 17 milímetros da cabeça às nádegas.

    Em relação à mamã, é provável que, neste período, apareçam os primeiros desejos: o corpo é sábio e envia-te sinais para saberes o que deves comer para colmatar algum défice nutricional.

    Lê toda a informação sobre a 9ª semana de gravidez

TERCEIRO MÊS DE GRAVIDEZ

  • 10ª Semana
    10ª Semana

    Na 10ª semana de gravidez o embrião mede 23 mm e já se pode começar a calcular o seu peso que, neste momento, é de cerca de 5 gramas.

    Durante esta semana, começam a desenvolver-se os órgãos sexuais do bebé. A futura mamã vai aumentando de peso a pouco e pouco: é provável que, nesta altura, já tenhas aumentado 2 quilos. Chegou o momento de trocar de tamanho de soutien!

    Lê toda a informação sobre a 10ª semana de gravidez

  • 11ª Semana
    11ª Semana

    Na 11ª semana de gravidez, o embrião já completou a sua primeira fase de desenvolvimento e agora chama-se feto. Mede cerca de 3 cm desde a cabeça até às nádegas e já tem uma aparência humana.

    As hormonas podem provocar, na futura mamã, uma maior produção de saliva e problemas nas gengivas.

    Lê toda a informação sobre a 11ª semana de gravidez

  • 12ª Semana
    12ª Semana

    Estás na última semana do primeiro trimestre de gravidez. Termina o processo de embriogénese. A maioria dos órgãos do feto já estão formados, agora têm de se aperfeiçoar e crescer.

    Muitas mamãs realizam a sua primeira ecografia, na qual podem ver o bebé pela primeira vez, ouvir o batimento do seu coração, saber a data provável do parto e verificar que, por agora, tudo está bem.

    Lê toda a informação sobre a 12ª semana de gravidez

  • 13ª Semana
    13ª Semana

    Começa o segundo trimestre de gravidez! O feto mede cerca de 6-8 cm. As suas articulações já estão formadas e mostra-se muito ativo, mexendo-se com liberdade no líquido amniótico.

    O desconforto das primeiras semanas de gravidez regride e, neste momento, já se começa a notar uma pequena barriguinha. A mamã começa a sentir-se um pouco inchada.

    Lê toda a informação sobre a 13ª semana de gravidez

QUARTO MÊS DE GRAVIDEZ

  • 14ª Semana
    14ª Semana

    Na 14ª semana de gravidez o feto mede entre 8 e 9 cm. O seu cérebro continua a desenvolver-se e a sua cabecita tem metade do seu tamanho total. O sistema urinário do feto começa a produzir e eliminar urina.

    A futura mamã pode notar que transpira mais, pelo que prestar um maior cuidado à sua higiene. As mudanças de humor também podem marcar presença.

    Lê toda a informação sobre a 14ª semana de gravidez

  • 15ª Semana
    15ª Semana

    Na 15ª semana de gravidez, o feto já pode ouvir a voz da mamã e já é capaz de chuchar o dedo. Mede entre 10 e 11 cm da cabeça às nádegas.

    Começa a definir-se a linha alba no meio da barriga da mamã. Também vai notar que a pele do mamilo e da auréola escurecem e podem aparecer manchas nas bochechas e na testa, o famoso melasma gestacional.

    Lê toda a informação sobre a 15ª semana de gravidez

  • 16ª Semana
    16ª Semana

    Na 16ª semana de gravidez os músculos faciais do feto ficam cada vez mais desenvolvidos e por isso ele torna-se capaz de fazer algumas caretas. Também se começam a formar as sobrancelhas e aparecem as unhas das mãos e pés.

    A partir desta semana a futura mamã pode fazer uma amniocentese, se indicada. Em que consiste?

    Lê toda a informação sobre a 16ª semana de gravidez

  • 17ª Semana
    17ª Semana

    Na 17ª semana de gravidez o feto já aprendeu a engolir o líquido amniótico, que elimina através do xixi, mas ainda não é capaz de distinguir sabores.

    A futura mamã pode começar a sofrer de cãibras noturnas nas pernas. Uma dieta rica em potássio (bananas, passas…) pode ajudar a evitá-las. Lembra-te de te manteres bem hidratada e de aplicar cremes anti-estrias.

    Lê toda a informação sobre a 17ª semana de gravidez

  • 18ª Semana
    18ª Semana

    Na 18ª semana de gravidez os órgãos reprodutores do feto estão em pleno desenvolvimento, tal como o seu sistema respiratório. As suas extremidades vão-se tomando forma e a cartilagem do corpo vai-se tornando, a pouco e pouco, osso.

    A futura mamã pode começar a sentir os movimentos do bebé. Cuidado com a prisão de ventre!

    Lê toda a informação sobre a 18ª semana de gravidez

Quinto MÊS DE GRAVIDEZ

  • 19ª Semana
    19ª Semana

    Na 19ª semana de gravidez, a pele do feto começa a cobrir-se de uma fina capa de gordura, o vernix caseoso, que serve para a proteger. As gemas dos seus dedos já estão formadas e aparecem as impressões digitais.

    A mamã pode agora notar que as suas pernas estão um pouco inchadas e podem aparecer varizes.

    Lê toda a informação sobre a 19ª semana de gravidez

  • 20ª Semana
    20ª Semana

    Estás no equador da gravidez! Nesta semana vais fazer a ecografia mais importante, a morfológica, que serve para saber se o bebé se está a desenvolver com normalidade e para descartar malformações.

    Se ainda não souberes, é muito provável que esta ecografia revele o sexo do teu bebé. O feto já mede quase 17 cm e começa a experimentar emoções.

    Lê toda a informação sobre a 20ª semana de gravidez

  • 21ª Semana
    21ª Semana

    Na 21ª semana de gravidez o feto mede entre 26 e 27 centímetros e começa a ter um maior controlo dos seus movimentos.

    A barriga da mamã já é muito evidente e pode ser difícil encontrar uma posição confortável para dormir. As secreções vaginais aumentam e é provável que tenhas pequenas perdas de urina ao tossir, rir ou correr.

    Lê toda a informação sobre a 21ª semana de gravidez

  • 22ª Semana
    22ª Semana

    Na 22ª semana de gravidez a carinha do feto já tem pálpebras, sobrancelhas e pestanas bem diferenciadas. Agora já é capaz de sentir emoções, de se rir, chorar e até chatear-se.

    É normal que a futura mamã tenha ganho cerca de 5 quilos de peso. Pode distrair-se com mais facilidade do que normal e ter dificuldades de concentração. É o que se conhece como “cérebro de grávida”.

    Lê toda a informação sobre a 22ª semana de gravidez

Sexto MÊS DE GRAVIDEZ

  • 23ª Semana
    23ª Semana

    Na 23ª semana de gravidez, o ouvido do feto já está suficientemente maduro, o que faz com que em breve o bebé já possa começar a responder aos sons que lhe chegam do exterior.

    Por seu lado, a futura mamã vai começar a sentir desconforto na zona da púbis e a sentir-se mais trôpega do que o normal. Tem cuidado com as escadas e evita zonas escorregadias.

    Lê toda a informação sobre a 23ª semana de gravidez

  • 24ª Semana
    24ª Semana

    A partir desta semana o feto alcança a idade legal viável: se nascer de forma prematura, os médicos são obrigados a fazer todo o possível para que sobreviva. Os seus pulmões funcionam cada vez melhor, apesar de ainda não estarem preparados para a vida fora do útero.

    Se as análises revelarem uma anemia, o ginecologista vai prescrever-te suplementos de ferro.

    Lê toda a informação sobre a 24ª semana de gravidez

  • 25ª Semana
    25ª Semana

    Na 25ª semana de gravidez o feto abre os seus olhos pela primeira vez. Mede cerca de 30 cm e, a partir de agora, o seu crescimento vai depender da sua genética e dos fatores ambientais.

    Os desconfortos digestivos, como ardor, refluxo ou gases podem começar a ser cada vez mais frequentes. É melhor não usar roupas demasiado justas. O que mais te espera?

    Lê toda a informação sobre a 25ª semana de gravidez

  • 26ª Semana
    26ª Semana

    O bebé coloca-se em posição fetal, com a cabeça, os braços e os joelhos fletidos. Já mede cerca de 35 cm e os seus movimentos não só se sentem como também se tornam “visíveis” na barriga da mamã.

    De agora em diante, a futura mamã vai aumentar cerca de 350 gramas por semana. Este aumento pode provocar dores de costas e sensação de pernas pesadas.

    Lê toda a informação sobre a 26ª semana de gravidez

  • 27ª Semana
    27ª Semana

    Entras no terceiro trimestre de gravidez! O feto já pesa cerca de 1 Kg e mede cerca de 36 cm. Pouco a pouco vai-se preparando para a vida fora do útero. Vais conseguir notar todos os seus movimentos e até saber quando soluça!

    Está na altura de te inscreveres num curso de preparação para o parto: vai ajudar-te a encarar melhor o nascimento do teu bebé e vais aprender os cuidados básicos do recém-nascido.

    Lê toda a informação sobre a 27ª semana de gravidez

SÉTIMO MÊS DE GRAVIDEZ

  • 28ª Semana
    28ª Semana

    O corpo começa a ter um aspeto mais arredondado por causa do aumento do tecido adiposo. Os seus sentidos estão cada vez mais desenvolvidos. Já reconhece a voz da mamã e responde aos estímulos sonoros e musicais.

    A futura mamã tem uma maior necessidade de beber e fazer xixi com frequência. Se o teu grupo sanguíneo for Rh negativo, vais tomar a vacina anti-D para o caso do teu bebé ter Rh positivo.

    Lê toda a informação sobre a 28ª semana de gravidez

  • 29ª Semana
    29ª Semana

    A partir desta semana a probabilidade de sobrevivência do bebé fora do útero, no caso de parto prematuro, são elevadas, pois os pulmões já maturaram o suficiente.

    Algumas mulheres podem sofrer do síndroma das pernas inquietas, que irá desaparecer depois do parto. Uma dieta rica em ferro, e manter as pernas elevadas antes de dormir pode ajudar a combater este mal-estar.

    Lê toda a informação sobre a 29ª semana de gravidez

  • 30ª Semana
    30ª Semana

    Nesta semana o feto já começa a dar a volta e a pôr-se de cabeça para baixo, preparando-se para nascer. Os seus traços já estão bem definidos e a sua pela fica cada vez mais esticada.

    O organismo da mamã também se prepara para o momento do parto: os ossos da pélvis ficam mais flexíveis e as paredes do útero relaxam. Com te deves agora cuidar?

    Lê toda a informação sobre a 30ª semana de gravidez

  • 31ª Semana
    31ª Semana

    Na 31ª semana o feto já se pode sentir um pouco apertado dentro da barriga da mamã. E não para de aumentar de tamanho: agora mede cerca de 40 cm e pesa cerca de 1500 gramas.

    A futura mamã pode começar a ter contrações preparatórias: distinguem-se das contrações de parto porque não são dolorosas nem regulares. O que há mais a saber?

    Lê toda a informação sobre a 31ª semana de gravidez

OITAVO MÊS DE GRAVIDEZ

  • 32ª Semana
    32ª Semana

    Todos os órgãos do bebé estão praticamente prontos para funcionar for do útero materno. Agora o feto mede 41 cm e pesa 1800 gramas.

    Durante este período, a futura mamã irá fazer a terceira e última ecografia, e ir-se-ão realizar as análises do terceiro trimestre. Não te esqueças de pôr o cinto de segurança de forma correta para evitar lesões em caso de acidente.

    Lê toda a informação sobre a 32ª semana de gravidez

  • 33ª Semana
    33ª Semana

    Nesta semana o feto já é capaz de identificar os sabores dos alimentos que a mamã come. Chegam-lhe através do líquido amniótico, que ingere e passa através do seu corpo e intestinos.

    A barriga da mamã está cada vez mais proeminente e pode ver-se o seu umbigo debaixo da roupa. Podes sofrer de ciática: a natação ou o Pilates podem ajudar a aliviar a dor.

    Lê toda a informação sobre a 33ª semana de gravidez

  • 34ª Semana
    34ª Semana

    Na 34ª semana de gestação, o feto mede cerca de 44 cm e pesa pouco mais de 2 quilos. Os seus intestinos já estão preparados para processar a comida. Se esperas gémeos, o parto pode estar muito próximo.

    A partir deste período as consultas com o ginecologista vão ser mais frequentes. Toma consciência do teu corpo e praticas técnicas de respiração.

    Lê toda a informação sobre a 34ª semana de gravidez

  • 35ª Semana
    35ª Semana

    O cérebro do feto desenvolve-se a um ritmo mais rápido. Deita a língua de fora frequentemente, um reflexo que vai servir para succionar. Os seus olhos já podem focar e coordenar-se melhor.

    A futura mamã vai notar que está menos ágil e os seus movimentos vão ser mais lentos devido ao aumento de peso e ao volume da barriga. É provável que a prisão de ventre se agrave e que as varizes se tornem mais evidentes.

    Lê toda a informação sobre a 35ª semana de gravidez

  • 36ª Semana
    36ª Semana

    Nesta semana o feto mede à volta de 46 cm e pesa cerca de 2,8 quilos. Quase não tem espaço no útero materno, pelo que os seus movimentos serão menos frequentes.

    Nesta altura da gravidez, é recomendável que a mamã verifique com o ginecologista os sinais que indicam o início do parto. Não te esqueças de ter preparada a mala da maternidade! O grande momento está próximo.

    Lê toda a informação sobre a 36ª semana de gravidez

Nono MÊS DE GRAVIDEZ

  • 37ª Semana
    37ª Semana

    A partir de agora, se o bebé nascesse, já não se consideraria prematuro. Continua a ganhar peso dia a dia e os seus órgãos estão completamente formados.

    Se o bebé já está encaixado, a mamã pode sentir-se mais leve e vai respirar melhor, embora tenha mais vontade de fazer xixi. Pode aparecer o síndroma do ninho: vais querer ter a casa pronta para a chegada do teu bebé!

    Lê toda a informação sobre a 37ª semana de gravidez

  • 38ª Semana
    38ª Semana

    Na 38ª semana o bebé atinge um peso de 3 quilos e mede cerca de 49 cm. A gravidez chegou ao fim, pelo que o bebé pode nascer a qualquer momento.

    A mamã pode notar que a sua barriga já desceu. O ginecologista poderá fazer uma análise exploratória para verificar se o útero está dilatado e serão realizadas monitorizações para verificar o batimento cardíaco do bebé e a existência de contrações.

    Lê toda a informação sobre a 38ª semana de gravidez

  • 39ª Semana
    39ª Semana

    Na 39ª semana de gestação o bebé já está preparado para nascer. No final da gravidez, o seu peso alcança os 3-3,5 quilos em média e o seu comprimento é de 49-52 cm.

    Nesta altura, a futura mamã já se sente muito cansada e inchada. O seu peso aumentou entre 11 e 15 quilos e custa-lhe muito dormir à noite. Fazer pequenas sestas reconstituintes durante o dia vão ajudar-te a carregar baterias.

    Lê toda a informação sobre a 39ª semana de gravidez

  • 40ª Semana
    40ª Semana

    Esta semana marca oficialmente o final da gravidez, se bem que o bebé ainda pode demorar mais uma ou duas semanas a nascer.

    A futura mamã deve estar atenta a todos os sinais do seu corpo: o início das contrações ou a rutura do saco amniótico podem indicar que o parto está iminente. Revê o plano de parto em casal.

    Lê toda a informação sobre a 40ª semana de gravidez

Queres saber como é que se calculam as 40 semanas de gravidez para poderes saber de quantas semanas estás grávida, quando é que estás em cada um dos três trimestres de gestação ou quando será a data provável do parto? Aqui vais encontrar toda a informação que procuras!

Calculadora de gravidez: calcula a tua semana de gravidez e a data do parto

Gostavas de saber em que dia vai nascer o teu bebé, certo? Claro que sim! Para calcular a data provável do parto (DPP), tens de ter em conta a data do primeiro dia do teu último período (DUP) e somar-lhe 280 dias, os correspondentes às 40 semanas de gravidez.

De quantas semanas estou? Como é que se calcula a semana de gravidez?

Para saber de quantas semanas estás grávida, tens de saber primeiro qual foi o último dia em que tiveste a tua última menstruação.
Toma nota!

Na verdade, a duração de uma gravidez a termo é de 38 semanas, desde a data de conceção (o dia em que tiveste relações sexuais e o teu óvulo foi fecundado) atá à data do parto.

Sendo assim, porque dizemos que a gravidez tem 40 semanas? Muito simples e, embora possa parecer confuso, não se trata de um erro. A data verdadeira da conceção costuma calhar, aproximadamente, a meio do ciclo, nos dias férteis, os dias nos quais estás a ovular. Por outras palavas, cerca de duas semanas antes da data na qual deverias ter o período. Como é muito difícil saber qual a data exata na qual se concebeu o bebé, a não ser que tenhas tido apenas uma relação completa, e saibas a data com certeza, os ginecologistas tomam como referência a data da última menstruação, pois foi assim estabelecido o protocolo médico. Ou seja, quando te apercebes da primeira falha no período já podes estar grávida há duas semanas!

(Também te interessa: O que é um gestograma?)

Precisa de uma calculadora da gravidez semana a semana? Oferecemos-lhe o que mais necessita. Com o nosso calendário da gravidez, poderá acompanhar a evolução da sua gestação ao segundo. Quanto mede e pesa o feto, quanto peso costuma aumentar na gravidez de acordo com as semanas de gravidez, quais são os incómodos próprios de cada trimestre da gestação, que testes, exames e análises são indicados, e quando deve fazer as ecografias necessárias na gravidez. Todas as semanas da gravidez num só clique!

Não só iremos falar do desenvolvimento do embrião e do feto, como também lhe explicaremos as mudanças que vão ocorrer no seu corpo, o que é normal e o que não é, para que viva esta etapa maravilhosa da sua vida bem informada, e consciente de tudo o que se está a passar no seu corpo.

Do mesmo modo, iremos abordar o seu bem-estar físico e emocional, os mimos e cuidados com que se pode brindar no seu estado, bem como todos os possíveis problemas com que se poderá defrontar, como as estrias, as manchas na pele, o cabelo… Uma futura mãe feliz e saudável favorece muito mais o desenvolvimento do seu filho.

Entre no calendário, calcule as suas semanas de gravidez e descubra toda a informação que preparamos para si.