12 semanas de gravidez

12 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 12 Semana 12

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 12 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 12 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-lhe como evolui o seu corpo com 12 semanas de gravidez e como vai crescendo o seu bebé. Vamos ajudá-la a esclarecer todas as suas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Ameixa
arrow arrow
Ameixa

O bebé mede cerca de 6cm e o seu peso oscila entre os 8 e os 14 gramas. A maior parte das estruturas internas já está formada e, a partir de agora, continuarão a aperfeiçoar-se e a crescer. O aparelho genital externo do bebé começa a definir-se, apesar de ainda não ser possível definir o sexo do feto através da ecografia. Com esta semana, termina o período de embriogénese, no qual o embrião está mais exposto aos perigos que poderiam prejudicar a formação correta dos diferentes órgãos.

Durante esta semana, formam-se as cordas vocais, e as unhas dos dedos dos pés e das mãos ganham definição.

Os rins começam a funcionar nesta semana. O cérebro continua a desenvolver-se.

Idade do embrião: 10 semanas.

O que muda no seu corpo nas 12 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO SEU CORPO NAS 12 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no seu corpo nas 12 semanas de gravidez

Podem surgir, na pele do seu rosto, umas manchinhas que têm o nome de cloasma gravídico (pano), e no abdómen uma linha mais escura, conhecida por linha alba.

Não há motivo para preocupações, são causadas pelo aumento dos estrogénios (hormonas típicas da gravidez) e têm tendência a desaparecer ao fim de pouco tempo.

O acréscimo do fluxo sanguíneo aumenta o sangue nos vasos sanguíneos e as hormonas produzem mais glândulas sebáceas. Por isso, a sua pele terá um aspeto mais fresco e saudável. No entanto, o aumento de gordura também pode criar alguns problemas, como a acne. Em qualquer caso, são problemas passageiros.

Se teve enjoos, a partir da semana 12 começarão a regredir.

A convicção de que, na gravidez, é preciso comer por dois é falsa. Deve cuidar da sua alimentação, tanto a nível quantitativo, quanto a nível qualitativo.

Conselhos e bem-estar nas 12 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 12 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 12 semanas de gravidez

Tem-se lembrado de ir ao dentista? Se não o fez, saiba que se trata de um controle indispensável, tal como o do ginecologista, e que deve repeti-lo a cada 2-3 meses. Está provado que há um aumento significativo de processos inflamatórios nos dentes e nas gengivas, durante a gravidez, pelo que é muito importante manter a saúde oral sob controlo. Lembre-se de informar o dentista de que está grávida, porque, se for necessário, este irá administrar a anestesia local indicada para estes casos e, se possível, adiará eventuais intervenções até que tenha passado a 12ª semana.

Se ainda não a fez, lembre-se que terá de fazer uma ecografia. No primeiro trimestre da gravidez, ela permite saber quando se iniciou a gestação e identificar uma possível gravidez de gémeos ou extrauterina. Trata-se de uma técnica completamente inócua e indolor que, recorrendo a ultrassons recolhidos por um aparelho bastante complexo, lhe vai permitir ver pela primeira vez o seu bebé e, mais adiante, descobrir o seu sexo.

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente: