12 semanas de gravidez

12 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 12 Semana 12

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 12 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 12 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 12 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Ameixa
arrow arrow
Ameixa

Quanto mede

Nesta semana, o embrião mede entre 5 e 6 centímetros.

 

12 semanas infografia

Gravidez de 12 semanas

Quanto pesa

O seu peso oscila entre 8 e 14 gramas.

Como cresce

A 12ª semana de gravidez marca o final do primeiro trimestre. Na 12ª semana de gravidez o seu coração bate muito rapidamente, a umas 160 pulsações por minuto, o que é o dobro da rapidez da mãe.

A partir das 12 semanas de gravidez, tanto o crescimento e desenvolvimento do bebé, como os seus movimentos, ainda impercetíveis para ti, multiplicam-se exponencialmente.

Os seus membros estão completamente formados e cresceram, a sua cabeça tem uma forma muito mais arredondada, a sua boca já se pode abrir e fechar, as suas orelhas já estão praticamente onde devem e os seus intestinos, que até agora estavam presos à base do cordão umbilical, deslocam-se para a cavidade abdominal, onde já há espaço para eles.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, 12ª semana

Em seguida oferecemos-te um vídeo e imagens muito interessantes, onde poderás observar o feto em movimento na 12ª semana de gestação. Impressionante!

 

ecografia bebe semana 12ok

Ecografia de 12 semanas

 

 

Como são os seus órgãos

Nesta altura, os rins começam a produzir pequenas quantidades de urina muito diluída e a bexiga começa a encher-se.

Durante esta 12ª semana formam-se as cordas vocais e as unhas dos dedos dos pés e das mãos começam a definir-se. Também aparece o primeiro vestígio de pelo em todo o corpo.

O sistema nervoso fetal está a desenvolver-se e a hipófise segrega muitas hormonas.

Na 12ª semana de gravidez, a maioria das estruturas internas já estão formadas e, a partir de agora, continuam a aperfeiçoar-se e a crescer.

O aparelho genital externo do bebé começa a definir-se, embora não seja ainda possível distinguir o sexo do feto com os ultrassons.

Com esta semana termina o período de “embriogénese”, durante o qual o embrião está mais exposto aos perigos que poderiam prejudicar a correta formação dos diferentes órgãos. O cérebro continua o seu desenvolvimento.

O que pode fazer

Nesta etapa, o bebé já é capaz de bocejar, soluçar e engolir.

O que muda no teu corpo nas 12 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO TEU CORPO NAS 12 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no teu corpo nas 12 semanas de gravidez

Como mudas por fora

Na 12ª semana de gravidez podem aparecer algumas manchas na pele, o chamado melasma da gravidez.

No abdómen também se pode originar uma linha mais escura, conhecida como a linha alba. Não tens de te preocupar, pois ambas são causadas pelo aumento de estrogénios (hormonas típicas da gravidez) e tendem a desparecer ao cabo de pouco tempo.

Como mudas por dentro

O aumento do fluxo sanguíneo aumenta o sangue nos vasos sanguíneos e as hormonas produzem mais glândulas sebáceas. Por isso a tua pele terá um aspeto mais fresco e saudável.

No entanto, o aumento da produção de gordura também pode causar alguns problemas, como o acne.

Pode acontecer, também, que as sardas fiquem mais escuras ou que apareçam pequenas linhas vermelhas no peito e nas pernas, o que se chama de véu e é devido aumento da irrigação sanguínea na pele.

Transtornos que te podem afetar

A boa notícia é que neste momento já é raro persistirem os enjoos. Em cerca de 60% das gestantes desaparecem na 12ª semana e, em 30%, na 16ª semana de gravidez. Apenas em 10% dos casos persistem até ao final da gestação, embora de forma esporádica.

Conselhos e bem-estar nas 12 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 12 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 12 semanas de gravidez

Quais os exames a fazer

Na 12ª semana de gravidez a maioria das mulheres realiza a primeira ecografia das três principais que se fazem numa gravidez saudável, de modo que verá os movimentos do seu bebé pela primeira vez.

Um momento especialmente emocionante também para o futuro papá e que irá servir para fizar definitivamente a idade gestacional do feto e a data prevista de parto, que apenas de cumpre à risca em 5% das vezes.

Ecografias que deverão reconhecer os quatro membros, as mãos e pés do bebé, a coluna, aspetos do desenvolvimento do cérebro, o estômago repleto de fluido e a bexiga.

Na 12ª semana de gravidez a ecografia também irá examinar a viabilidade fetal (o batimento do coração) e determinará a espessura da translucência da nuca, uma zona que fica atrás do pescoço que se considera um marcador de alterações genéticas como a síndrome de Down ou a de Turner.

Quando esta medida é superior a 3 milímetros – a medida que se considera normal na décima segunda semana de gestação – pode existir um maior risco de síndrome de Down.

Em consequência, o médico poderia recomendar realizar uma amniocentese a partir da 15ª semana de gravidez para confirmar o diagnóstico.

Informação importante para ti

Recomendamos-te que, tanto se conduzires como se fores acompanhante, leves sempre o cinto de segurança.

Mas, além de o fazeres, deves fazê-lo corretamente para evitar possíveis danos no feto em caso de colisão. Poderás utilizar um adaptador específico que impede o cinto de ficar mal colocado.

….

check Se nunca fizeste uma ecografia e estás curiosa…

Pode ser a primeira ecografia que fazes, ou talvez só te tenham feito a de confirmação da gravidez, mas não viste nada claramente. O que é que vais poder ver nesta ecografia?

Descobre o que se vê na primeira ecografia das 12 semanas!

check Já te marcaram o triple screening?

Serve para detetar possíveis anomalias no feto de forma precoce e realiza-se nesta altura. Já o deves ter programado. Queres saber mais?

Descobre como se realiza o triple screening e o que pode detetar!

check Um conselho para não ganhar peso excessivo…

O ginecologista ralha contigo porque estás a aumentar muito de peso? Pois então necessitas de saber quanto podes aumentar de peso em toda a gravidez em função do teu índice de massa corporal inicial

Descobre quanto peso podes aumentar!

check Mas se não sabes quando vão passar estes enjoos…

Porque é que outras grávidas nesta semana já têm os enjoos esquecidos e tu ainda continuas a vomitar? Vai ser por muito mais tempo? Deve interessar-te isto…

Descobre o que é a hiperémese gestacional e possíveis tratamentos!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 13 semanas de gravidez
Na 13ª semana de gravidez entras oficialmente no segundo trimestre. Os incómodos típicos so início da gestação regridem e o bebé prossegue com o seu rápido desenvolvimento, especialmente no que diz respeito ao cérebro e...
Crescimento e desenvolvimento nas 14 semanas de gravidez
Na 14ª semana de gravidez, o bebé já adquiriu uma aparência completamente humana. Os seus traços faciais já estão completamente definidos, os olhos e as orelhas já estão na sua localização final e aparecem ...
Crescimento e desenvolvimento nas 15 semanas de gravidez
Na 15ª semana de gravidez, o bebé já desenvolveu suficientemente o ouvido para captar sons e ouvir a voz da mãe. Os seus antebraços, pulsos, mãos e dedos também já se diferenciam claramente. A futura mamã começa...