Mi bebé y yo

Como se desenvolvem os sentidos dos bebés?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Como veem, ouvem e sentem os bebés? Neste artigo explicamos-lhe como se desenvolvem os cinco sentidos do recém-nascido.

A vista

Os recém-nascidos não veem nem conhecem as cores tal como as veem os adultos. Percebem sensações visuais que não conseguem entender como cores em si, embora já esteja provado que são as cores brilhantes as que mais captam a sua atenção. No caso das formas, não as distinguem até aos seis meses de vida.

O ouvido

Antes de nascer já ouvem. É um dos sentidos mais desenvolvidos no recém-nascido. Precisamente no momento do nascimento, parte do líquido amniótico permanece nos ouvidos provocando uma surdez temporal que desaparece às poucas horas de vida.

O gosto

A primeira coisa que os bebés começam a distinguir no que diz respeito aos sabores é entre o doce e o salgado. Estudos revelam que entre o salgado e o doce um bebé prefere sempre o sabor mais doce. Segundo os especialistas, isto é devido ao facto de o leite materno ser muito doce.

O tato

O tato é o sentido mais desenvolvido do recém-nascido. Durante a amamentação, o sentido do tato é especialmente intenso. O tato é o sentido que permite ao bebé estar em contacto com o exterior. Graças ao tato, o bebé aprende a conhecer as carícias, o bem-estar, o calor, os abraços, o carinho… Tudo o que recebe através do tato! Por este motivo, o contacto com o bebé é o mais importante durante os seus primeiros tempos.

O olfato

O olfato é o sentido mais desenvolvido logo após o nascimento. Os estudos demonstram que o recém-nascido, no momento de nascer, deixa-se guiar pelo olfato para identificar o leite da sua mamã. De facto, se, assim que nasce, colocamos o bebé em cima da sua mamã, ele vai-se arrastando pelo seu tronco, guiado pelo cheiro do colostro, até que alcança o mamilo. É o que é conhecido por “busca da mama”.

Também lhe interessa

Como se desenvolvem os sentidos dos bebés? Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)