Mi bebé y yo

“Não consigo engravidar!”: pode ser stress!

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Segundo um estudo publicado recentemente sobre a reprodução humana, o stress dificulta a gravidez. Porquê e como se pode evitar? Explicamos-lhe tudo neste artigo.

“Não consigo engravidar”. Esta é uma das principais preocupações das mulheres que procuram ter um bebé. O stress é um estado emocional de alarme que se ativa quando o cérebro interpreta uma situação como perigosa para o bem-estar físico e emocional. Os nossos antepassados respondiam a tal alarme fugindo ou lutando, pois há séculos atrás o stress estava relacionado com a capacidade de sobrevivência. Atualmente o stress de que padecemos tem pouco a ver com aquele: trata-se, isso sim, de um stress psicológico que desencadeia um estado de cansaço, no qual se vêm implicados todos os órgãos do corpo, incluindo os ovários.

(Também lhe interessa: Dicas para engravidar)

Gravidez e stress

Mas, exatamente, como é que o stress afeta a conceção?

  • O sistema imunitário fica debilitado, pelo que se fica mais vulnerável perante as doenças.
  • A pressão arterial aumenta, o que pode causar hipertensão.
  • A função da tiroide pode ficar alterada, o que afeta o sono e o estado de ânimo.
  • Podem desenvolver-se problemas digestivos e irregularidades intestinais.
  • A tensão nas costas e pescoço pode provocar problemas musculares.

(Também lhe interessa: Dores de costas na gravidez: causas e como as aliviar)

Há alguns anos que se sabe que o stress prolongado provoca uma diminuição das hormonas sexuais, especialmente a testosterona, o que leva a uma diminuição do desejo sexual tanto nos homens como nas mulheres. Segundo um estudo publicado na revista Human Reproduction, realizado pela Universidade de Ohio, de uma amostra de 400 mulheres que estavam a tentar engravidar, as que tinham sintomas de stress tinham mais dificuldades em consegui-lo.

Stress e infertilidade masculina

No que diz respeito aos homens, embora não se tenham realizado estudos exaustivos acerca da relação entre o stress e a infertilidade masculina, deve ter-se em conta que a tensão emocional prolongada pode provocar uma descida da testosterona, o que afeta diretamente os processos que conduzem à formação dos espermatozoides.

(Também lhe interessa: Problemas para engravidar do segundo filho?)

Também lhe interessa

Stress e dificuldade em conceber | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)