Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Bebés
- O sono do bebé
- O meu bebé faz barulhos enquanto dorme
O meu bebé faz barulhos enquanto dorme

Alguns bebés fazem ruídos enquanto dormem, como gemidos. O que fazer quando o seu bebé geme muito enquanto dorme? Como pode saber se o seu bebé tem dispneia ou uma doença pulmonar que o faz respirar mal? Tome nota!
O sono de um bebé, especialmente nos primeiros meses de vida, não é profundo, pacífico ou tranquilo. É imprevisível, inquieto e cheio de sons invulgares. Se é mãe ou pai novo, todos estes ruídos nocturnos podem ser stressantes. Deve preocupar-se se o seu bebé faz ruídos lamuriantes enquanto dorme, ou faz ruídos como um porquinho? Como sabe quando o seu bebé está a respirar mal?
Na verdade, é muito comum os bebés fazerem ruídos durante o sono e não há necessidade de se preocuparem. Os sons respiratórios normais que um recém-nascido pode fazer durante o sono são os seguintes:
- Sons de garganta: os recém-nascidos não têm o seu mecanismo de deglutição aperfeiçoado no início, pelo que podem gurgir com um pouco de leite ou saliva. Isto é mais provável que aconteça durante o sono.
- Narinas entupidas: A razão pela qual os bebés fazem sons sonoros durante a noite pode também ser porque, até aos seis meses de idade, respiram principalmente pelo nariz e não pela boca. A respiração nasal é mais ruidosa, devido às pequenas passagens nasais de um recém-nascido e ao papel protector do muco. Além disso, o seu sistema respiratório ainda não está totalmente desenvolvido.
- Espirros/snorting/sounding/whistling: Os bebés também espirram e farejam frequentemente. Isto também se deve ao facto de respirarem pelo nariz e não pela boca e de, como mencionado acima, as suas narinas ainda serem muito estreitas. Esta tendência é ultrapassada pela idade de seis meses.
- Tosse: os bebés tossem frequentemente durante o sono, devido ao excesso de saliva ou muco.
E se o meu bebé se agitar durante o sono?
Os bebés até aos 2 ou 3 meses de idade fazem muitos ruídos durante o sono: lamentam-se, grunhem, roncam, espirram, soluçam, etc. Estes ruídos, que preocupam muito os pais, não devem ser tidos em conta enquanto o bebé estiver bem, saudável, em crescimento e a alimentar-se adequadamente.
O que fazer quando o seu bebé se agita muito
Se o seu bebé se agita muito à noite e é agitado ou irritável, pode verificar se:
- Ele tem sono.
- Está com fome.
- Está frio ou demasiado quente.
- A sua fralda está molhada.
- Quer arrotar.
- Tem cólicas.
Deve também verificar se há sinais de doença ou febre e, se achar que o seu bebé possa estar doente, consulte o seu pediatra.
Contudo, se o seu bebé for saudável e não tiver quaisquer necessidades físicas, pode tentar algumas destas dicas para acalmar o seu bebé quando ele ou ela estiver agitado e agitado:
- Segure o seu bebé ou caminhe com ele, o contacto com o seu corpo vai acalmá-lo, pois ele vai sentir-se seguro nos seus braços.
- Balance o seu bebé - os bebés adoram ser embalados porque isso os ajuda a acalmar.
- Cante ou fala com ele, com uma voz doce e reconfortante.
- Afagá-lo suavemente, especialmente as suas costas, peito e barriga.
- Envolvê-lo num cobertor macio que o faça sentir-se confortável e acolhedor.
- Ponha música suave e calmante, se estiver grato por isso, e se o ambiente for ruidoso, leve-o a um lugar sossegado.
- Mudar-lhe a fralda. Se ele se acalma quando está despido, pode ser porque está quente ou porque a roupa está desconfortável e está aborrecido. Se estiver frio, embrulhe o seu bebé com calor, pois os bebés são mais sensíveis ao frio do que os adultos.
- Oferecer contacto com o seu peito e a sua pele também ajudará a acalmar o seu bebé.
Porque é que o meu bebé "faz como um porquinho"?
O ambiente exterior é muito seco em comparação com o útero, onde o seu bebé esteve durante os últimos nove meses. É portanto normal que sejam produzidas secreções, dando origem a este som.
À medida que os órgãos respiratórios do seu bebé se habituam a inalar ar, ouvirá todo o tipo de sons, incluindo os que lhe fazem lembrar um "leitão" ou "leitão". Se não houver outros sintomas principais, não há nada com que se preocupar.
Como saber se um bebé tem dispneia
A dispneia é falta de ar ou falta de ar, e pode ser expressa de forma gradual ou repentina. Nas crianças pode ser devido a uma multiplicidade de causas: bronquiolite, asma, pneumonia, bronquite, laringite, alergia (ao pó, bolor, pólen), asfixia, etc.
Ocasionalmente, em situações de stress e ansiedade, também podem ocorrer dificuldades respiratórias. No entanto, nestes casos, notaremos que a criança está nervosa e agitada, o que é fácil de detectar.
Como saber se um recém-nascido tem uma doença pulmonar
Os pulmões são um dos últimos órgãos a desenvolver-se no corpo de um bebé durante a fase pré-natal. Algumas partes dos pulmões nem sequer se desenvolvem até pouco antes do nascimento.
Por exemplo, o surfactante, uma substância que ajuda a reduzir a tensão superficial nos pulmões, não se desenvolve até ao último mês de gravidez. Assim, se o bebé nascer prematuro, os pulmões do bebé podem não ter tempo para se desenvolverem completamente e isto pode causar alguns problemas respiratórios.
Como saber quando um bebé está a respirar mal
Estes são alguns dos sintomas, que imediatamente após o nascimento ou alguns dias mais tarde, podem levar à suspeita de um distúrbio ou dificuldade respiratória:
- Breve paragem da respiração (apneia).
- A respiração é laboriosa ou muito superficial.
- A respiração do seu bebé é laboriosa e rápida.
- A erupção nasal do seu bebé ao respirar.
- Cor azulada da pele e das membranas mucosas (cianose).
- Diminuição da produção de urina.
- Dificuldade em respirar e sons rouquíssimos enquanto respira.
- Movimento respiratório incomum (tal como retracção dos músculos do peito com respiração).
Os sinais de angústia respiratória podem assemelhar-se a outros problemas ou condições médicas. Consulte sempre o médico do seu filho para um diagnóstico, se o seu bebé tiver estes sintomas.
O meu filho de 9 meses de idade está a agitar-se durante o sono
Nesta fase da vida de um bebé, a "regressão do sono" pode ocorrer em qualquer altura, uma vez que está relacionada com factores imprevisíveis, tais como perturbações nas rotinas ou o aparecimento de doenças.
Mas há alguns períodos em que a regressão do sono é relativamente previsível, devido a surtos de crescimento, dentição ou novos marcos de desenvolvimento. Nesta fase, por exemplo, muitos bebés começam a engatinhar, o que pode causar alguma ansiedade e pode fazer com que o seu bebé acorde à noite à procura de tranquilidade.
Porque é que o meu bebé acorda à noite?
A maioria dos bebés acorda à noite, e há razões científicas e algumas explicações de desenvolvimento e de comportamento para estes despertares.
- Ciclo do sono. Os bebés acordam durante a noite principalmente porque as suas ondas cerebrais mudam de ciclo à medida que se deslocam do sono REM (movimento rápido dos olhos) para outras fases do sono não-REM. Nesta transição, muitos bebés podem acordar a gritar ou a chorar.
- Têm fome. Se o seu bebé tiver fome durante a noite, ele ou ela acordará muito provavelmente a chorar ou a agitar-se.
- Dentição. Os dentes são muito perturbadores para os bebés e podem fazê-los acordar à noite e perturbar o seu sono.
- Chupeta ou Biberon. Muitos bebés adormecem enquanto chupam uma chupeta, peito ou biberão. Portanto, quando acordam, esta é a última memória que têm e podem chorar por ela.