- O Meu Bebé
- Bebés
- O sono do bebé
- Canções de embalar para bebés
Canções de embalar para bebés

Os recém-nascidos não percebem o significado das palavras; é o tom e a musicalidade dos sons que lhes transmitem uma sensação de calma. As cantilenas atraem o bebé, distraem-no e tranquilizam-no. Conheça os seus benefícios e saiba como recitar as canções de embalar.
“Vai-te embora, ó papão, lá de cima do telhado, deixa dormir o menino um soninho descansado…” Por que razão adormece a criança, ao ouvir esta cantilena? Terá medo que o papão apareça e o leve? Certamente já conhece a resposta: não, o bebé não percebe a letra, apenas identifica a melodia. Se a melodia for relaxante, o bebé vai descontrair e acabará por adormecer. Pelos vistos, o papão não é tão temido como se pensa.
Por isso, o mais importante nas cantilenas e nas canções de embalar é a melodia, que é sempre muito agradável, relegando o texto para segundo plano. Não têm um significado concreto e, na maioria dos casos, saltam de uns temas para outros. Mas, não faz mal, porque o fundamental são as rimas e a repetição dos sons.
Benefícios das canções de embalar
- Os recém-nascidos não entendem o significado lógico das palavras e são levados pelas sensações, pela doçura da voz da mãe, que os reconforta e proporciona um grande consolo.
- As cantilenas agradam, distraem e dão segurança ao bebé, deixando-o mais tranquilo. E são precisamente estas características que as tornam reconhecíveis pelas crianças, porque nelas encontram a confirmação de que têm perto alguém que se ocupa delas.
- É frequente a criança pedir sempre a mesma cantilena, ainda que a conheça perfeitamente. Escutá-la repetidamente dá-lhe segurança, saber o que vai acontecer a seguir é o que a tranquiliza.
Como entoar cantilenas e canções de embalar?
- Só há uma forma de o fazer: com carinho. É essencial transmitir ao bebé todo o nosso amor. É por isso que as cantilenas fazem sentido.
- Por esta mesma razão, nunca se deve cantar ao bebé uma canção que não nos agrade: ele iria aperceber-se rapidamente devido ao nosso tom de voz, aos sinais do nosso corpo, e captaria uma mensagem negativa.
- Quando uma canção ou cantilena nos agrada, acentuamos certas palavras, movemos o corpo ao acompanhá-las, sorrimos e divertimo-nos.
- Só assim deviam ser entoadas, pelo prazer de estarmos juntos e de compartilhar algo que nos agrada e faz sentir bem.
Qual é a origem das cantilenas?
- As cantilenas vêm de antigas culturas, que transmitiam as suas tradições por via oral.
- No entanto, não é certo que as bases musicais com que se transmitem sejam as originais, pois muitas se perderam com o tempo.
- Os recursos destas produções poéticas são infinitos e servem para muito mais do que apenas adormecer o bebé.
- Frequentemente, sem darmos conta, recitamo-las para fazer sorrir os nossos filhos, para os entreter, consolar, para os convencer a comer ou para os distrair de algo que os possa assustar.
(Também lhe interessa: O sono do bebé)