O meu bebé
mibblogo

Canções de embalar para bebés

15 novembro 2022
Canções de embalar

Os recém-nascidos não percebem o significado das palavras; é o tom e a musicalidade dos sons que lhes transmitem uma sensação de calma. As cantilenas atraem o bebé, distraem-no e tranquilizam-no. Conheça os seus benefícios e saiba como recitar as canções de embalar.

“Vai-te embora, ó papão, lá de cima do telhado, deixa dormir o menino um soninho descansado…” Por que razão adormece a criança, ao ouvir esta cantilena? Terá medo que o papão apareça e o leve? Certamente já conhece a resposta: não, o bebé não percebe a letra, apenas identifica a melodia. Se a melodia for relaxante, o bebé vai descontrair e acabará por adormecer. Pelos vistos, o papão não é tão temido como se pensa.

Por isso, o mais importante nas cantilenas e nas canções de embalar é a melodia, que é sempre muito agradável, relegando o texto para segundo plano. Não têm um significado concreto e, na maioria dos casos, saltam de uns temas para outros. Mas, não faz mal, porque o fundamental são as rimas e a repetição dos sons.

As canções de embalar são benéficas para o bebé: ajudam-no a sincronizar a respiração, baixam o ritmo cardíaco e diminuem a tensão muscular. Mas, para produzir estes efeitos, a música deve ter certas características e deve ser cantada de uma determinada maneira.

mama cancao bebe

5 benefícios das canções de embalar para crianças

  1. Os recém-nascidos não compreendem o significado lógico das palavras e deixam-se levar pelas sensações, pela doçura da voz da sua mãe, o que os conforta e lhes dá grande consolo.
  2. As canções de embalar atraem o bebé, distraem-no, dão-lhe segurança e fazem-no sentir-se mais calmo, graças à geração de endorfinas que elas fornecem, as hormonas do bem-estar. E são precisamente estas características que fazem com que as crianças as reconheçam, porque nelas encontram a confirmação de que têm alguém próximo que se preocupa com elas.
  3. As crianças mais velhas pedem sempre a mesma canção de embalar, mesmo que a conheçam perfeitamente bem. Ouvir isto repetidamente dá-lhes segurança, porque sabem o que está prestes a acontecer e isto tranquiliza-os.
  4. As canções de embalar também promovem a aprendizagem de línguas no futuro. A sua sonoridade e repetitividade tornam o bebé familiarizado com a sua língua materna e adquirem memória de como soa.
  5. A mãe e o pai também beneficiam das canções de embalar, uma vez que as ajuda a fortalecer a sua ligação com o bebé e a sentir-se mais próximas da criança. As canções de embalar também podem ajudar as mães durante o "baby blues" que pode ocorrer no período pós-parto.

bebe berco cancao

Como cantar canções de embalar e canções de embalar

  • Só há uma forma de recitar canções de embalar e rimas infantis, e que é fazê-lo com afecto. É essencial transmitir todo o nosso amor à criança. Só por esta razão, as canções de embalar têm um significado.
  • Pela mesma razão, nunca devemos cantar uma canção de que não gostamos: o pequenino logo a compreenderia pelo tom da nossa voz, pelos sinais do nosso corpo, e captaria uma mensagem negativa.
  • Quando gostamos de uma canção ou uma canção de embalar, acentuamos certas palavras, movemos o nosso corpo para acompanhar as palavras, sorrimos e divertimo-nos.
  • Só devem ser recitados desta forma, pelo prazer de estarmos juntos e partilhar algo que nos agrada e que nos faz sentir bem.

Qual é a origem das cantilenas?

As cantilenas vêm de antigas culturas, que transmitiam as suas tradições por via oral.

  • No entanto, não é certo que as bases musicais com que se transmitem sejam as originais, pois muitas se perderam com o tempo.
  • Os recursos destas produções poéticas são infinitos e servem para muito mais do que apenas adormecer o bebé.
  • Frequentemente, sem darmos conta, recitamo-las para fazer sorrir os nossos filhos, para os entreter, consolar, para os convencer a comer ou para os distrair de algo que os possa assustar.

Canções de embalar para o bebé: que características devem ter

As características principais que todas as canções de embalar para bebés têm são as seguintes:

  • São lentas: as canções de embalar para bebés têm um ritmo de 60 tempos por minuto, que correspondem aos batimentos cardíacos quando se está relaxado.

  • São regulares: nunca têm saltos rítmicos e, por isso, não excitam.

  • São sussurradas: todos os povos do mundo as cantam de uma forma quase impercetível. De facto, aconselha-se cantar as canções de embalar em voz baixa, nos limites do chamado “umbral da perceção”.

(Também lhe interessa: Canções infantis em inglês)

Canções de embalar para bebés: como cantá-las

  • A canção de embalar para o bebé deve ser cantada lentamente e de uma forma monótona. O ritmo das canções de embalar tem suspensões parecidas com as de uma cadeira de baloiço que, quando chega ao ponto mais alto, para durante um segundo para depois descer. Trata-se de uma espécie de balanço.

  • Não é necessário ser afinada: o bebé ainda não tem a capacidade de julgar a afinação da canção de embalar. O volume da voz deve ser baixo e encontrar-se no limite da perceção.

  • As palavras também podem ser inventadas e improvisadas: no entanto, não se deve subvalorizar o facto de que, através das canções de embalar, o bebé possa aprender inconscientemente a língua e as tradições da sua terra. Escolher um texto poético pode ser agradável. A repetição das mesmas palavras (por exemplo, o nome do bebé) tem um efeito hipnótico que favorece o sono.

  • É bom que, por vezes, o pai substitua a mãe na altura de cantar a canção de embalar ao bebé. Alternando-se, os pais fazem com que o bebé se sinta seguro do facto de poder contar sempre com a presença de ambos.

Como entoar cantilenas e canções de embalar?

  • Só há uma forma de o fazer: com carinho. É essencial transmitir ao bebé todo o nosso amor. É por isso que as cantilenas fazem sentido.
  • Por esta mesma razão, nunca se deve cantar ao bebé uma canção que não nos agrade: ele iria aperceber-se rapidamente devido ao nosso tom de voz, aos sinais do nosso corpo, e captaria uma mensagem negativa.
  • Quando uma canção ou cantilena nos agrada, acentuamos certas palavras, movemos o corpo ao acompanhá-las, sorrimos e divertimo-nos.
  • Só assim deviam ser entoadas, pelo prazer de estarmos juntos e de compartilhar algo que nos agrada e faz sentir bem.

Benefícios das canções de embalar

  • Os recém-nascidos não entendem o significado lógico das palavras e são levados pelas sensações, pela doçura da voz da mãe, que os reconforta e proporciona um grande consolo.
  • As cantilenas agradam, distraem e dão segurança ao bebé, deixando-o mais tranquilo. E são precisamente estas características que as tornam reconhecíveis pelas crianças, porque nelas encontram a confirmação de que têm perto alguém que se ocupa delas.
  • É frequente a criança pedir sempre a mesma cantilena, ainda que a conheça perfeitamente. Escutá-la repetidamente dá-lhe segurança, saber o que vai acontecer a seguir é o que a tranquiliza.

As 5 melhores canções de embalar para bebés

Quer saber quais são algumas das canções de embalar mais populares em Portugal? Aqui, oferecemos-lhe os vídeos de canções que já tocaram e ainda tocam nas nossas casas, aquelas que ajudaram milhares de crianças a dormir!

  1. Todos os Patinhos
  2. Boa noite Vitinho
  3. A Machadinha
  4. Atirei o pau ao gato
  5. O Cucu na floresta
REDATORA EM O MEU BEBÉ. Especializada em gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Gravidez.

Também lhe interessa…