scorecardresearch
Siga-nos
Mi bebé y yo
Doenças
Doenças

Esquisar doenças por inicial

a b c d e f g h i l m n o p q r s t u v

Cianose ou doença azul: causas, diagnóstico e tratamento

facebook twitter whatsapp

A cianose ou doença azul ocorre quando a pele da criança apresenta uma coloração azulada, geralmente devida à falta de oxigénio no sangue. Quais são as causas? Como identificar os sintomas e quando procurar o médico? Quais os tratamentos a seguir? Damos-lhe toda a informação.

A cianose é uma coloração azulada da pele ou das membranas mucosas que se deve, geralmente, a uma falta de oxigénio no sangue. As células sanguíneas que transportam um fornecimento completo de oxigénio são de um vermelho brilhante e são elas que concedem à pele a sua tonalidade rosada ou vermelha. No entanto, o sangue que perdeu o oxigénio passa a vermelho escuro, o que dá à pele um tom azulado, a que se chama cianose.

Dependendo da causa, a cianose pode manifestar-se repentinamente, acompanhada de dificuldade respiratória e outros sintomas que normalmente não são graves. É preciso ter em conta que, quando o nível de oxigénio no sangue desce apenas uma pequena quantidade, a cianose pode ser mais difícil de detetar.

Quais são as causas?

Existem diferentes tipos de cianose e, como tal, as causas podem ser diferentes.

1. Cianose numa parte do corpo.

A causa pode ser: um coágulo de sangue que bloqueia o fluxo sanguíneo numa perna, pé, mão ou braço, ou ainda o fenómeno de Raynaud, um transtorno no qual as baixas temperaturas ou emoções fortes causam espasmos vasculares que bloqueiam o fluxo sanguíneo nos dedos das mãos, dos pés, nas orelhas e no nariz.

2. Cianose devida a falta de oxigénio no sangue. Este tipo de cianose, a mais frequente, pode ser derivada de:
· Coágulos nas artérias dos pulmões.
· Asfixia ou afogamento iminente.
· Encontrar-se a grandes alturas.
· Infeção nas vias respiratórias mais estreitas das crianças, chamada bronquiolite.
· Problemas pulmonares prolongados que se tornam mais graves.
· Pneumonia.
· Problemas nas vias respiratórias que conduzem aos pulmões.
·Problemas de coração.

No caso de sofrer de cianose causada por exposição ao frio ou de ser o fenómeno de Raynaud, as crianças devem vestir roupa quente quando saem de casa ou permanecer num espaço com bom aquecimento.

Quando contactar o médico?

A doença azul ou cianose pode ser sintoma de problemas de saúde mais graves. Deve sempre procurar auxílio médico, quando, para além da pele azulada, o seu filho apresenta:

· Dificuldade em respirar.
· Os músculos do peito retraem-se a cada movimento respiratório.
· Frequência respiratória superior a 50-60 por minuto (quando não está a chorar).
· A criança emite uma espécie de ronquido.
· Senta-se com os ombros curvados.
·Sente-se muito cansado e não se mexe muito.
·Coxeia ou demonstra flacidez no corpo.
· As fossas nasais estremecem quando a criança respira.
·Perde o apetite, está irritável e tem dificuldade em adormecer.

Como é diagnosticado?

Os exames realizados para detetar cianose são: gasometria arterial, saturação do oxigénio no sangue através de uma oximetria de pulso, radiografia de tórax, tomografia computorizada do tórax e hemograma completo, entre outros. No caso das crianças, será o pediatra quem irá indicar quais os exames a realizar para diagnosticar a patologia.

Qual é o tratamento?

· No caso de sofrer cianose causada por exposição ao frio, aqueça a criança imediatamente, usando roupa apropriada e resguardando-a num espaço aquecido.

· Se a cianose for devida a problemas congénitos do coração, pode necessitar uma cirurgia.

· Pode ser tratado mediante oxigenação, utilizando uma máquina ou um ventilador respiratório, segundo for indicado pelo médico.

· Nalguns casos, a cianose pode ser tratada através da administração de líquidos intravenosos.

·As crianças que padecem uma doença cardíaca congénita requerem imunizações regulares e atualizadas para prevenir infeções.

·Nos bebés em que se detete a transposição das grandes artérias (TGA) como causa de cianose no nascimento, pode ser administrada uma injeção de prostaglandina como forma de tratamento.

· A cianose causada por outros fatores como baixa quantidade de açúcar no sangue pode ser tratada com infusões e administração de glicose.

..........

( Também lhe interessa: Doenças de crianças ) 

 



Também lhe interessa

Cianose ou doença azul: causas, sintomas e tratamento | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)

Registro