Cianose ou doença azul: causas, diagnóstico e tratamento

A cianose ou doença azul ocorre quando a pele da criança apresenta uma coloração azulada, geralmente devida à falta de oxigénio no sangue. Quais são as causas? Como identificar os sintomas e quando procurar o médico? Quais os tratamentos a seguir? Damos-lhe toda a informação.
A cianose é uma coloração azulada da pele ou das membranas mucosas que se deve, geralmente, a uma falta de oxigénio no sangue. As células sanguíneas que transportam um fornecimento completo de oxigénio são de um vermelho brilhante e são elas que concedem à pele a sua tonalidade rosada ou vermelha. No entanto, o sangue que perdeu o oxigénio passa a vermelho escuro, o que dá à pele um tom azulado, a que se chama cianose.
Dependendo da causa, a cianose pode manifestar-se repentinamente, acompanhada de dificuldade respiratória e outros sintomas que normalmente não são graves. É preciso ter em conta que, quando o nível de oxigénio no sangue desce apenas uma pequena quantidade, a cianose pode ser mais difícil de detetar.
Quais são as causas?
Existem diferentes tipos de cianose e, como tal, as causas podem ser diferentes.
- Cianose numa parte do corpo. A causa pode ser: um coágulo de sangue que bloqueia o fluxo sanguíneo numa perna, pé, mão ou braço, ou ainda o fenómeno de Raynaud, um transtorno no qual as baixas temperaturas ou emoções fortes causam espasmos vasculares que bloqueiam o fluxo sanguíneo nos dedos das mãos, dos pés, nas orelhas e no nariz.
- Cianose devida a falta de oxigénio no sangue. Este tipo de cianose, a mais frequente, pode ser derivada de:
- Coágulos nas artérias dos pulmões.
- Asfixia ou afogamento iminente.
- Encontrar-se a grandes alturas.
- Infeção nas vias respiratórias mais estreitas das crianças, chamada bronquiolite.
- Problemas pulmonares prolongados que se tornam mais graves.
- Pneumonia.
- Problemas nas vias respiratórias que conduzem aos pulmões.
- Problemas de coração.
No caso de sofrer de cianose causada por exposição ao frio ou de ser o fenómeno de Raynaud, as crianças devem vestir roupa quente quando saem de casa ou permanecer num espaço com bom aquecimento.
Quando contactar o médico?
A doença azul ou cianose pode ser sintoma de problemas de saúde mais graves. Deve sempre procurar auxílio médico, quando, para além da pele azulada, o seu filho apresenta:
- Dificuldade em respirar.
- Os músculos do peito retraem-se a cada movimento respiratório.
- Frequência respiratória superior a 50-60 por minuto (quando não está a chorar).
- A criança emite uma espécie de ronquido.
- Senta-se com os ombros curvados.
- Sente-se muito cansado e não se mexe muito.
- Coxeia ou demonstra flacidez no corpo.
- As fossas nasais estremecem quando a criança respira.
- Perde o apetite, está irritável e tem dificuldade em adormecer.
Como é diagnosticado?
Os exames realizados para detetar cianose são: gasometria arterial, saturação do oxigénio no sangue através de uma oximetria de pulso, radiografia de tórax, tomografia computorizada do tórax e hemograma completo, entre outros. No caso das crianças, será o pediatra quem irá indicar quais os exames a realizar para diagnosticar a patologia.
Qual é o tratamento?
- No caso de sofrer cianose causada por exposição ao frio, aqueça a criança imediatamente, usando roupa apropriada e resguardando-a num espaço aquecido.
- Se a cianose for devida a problemas congénitos do coração, pode necessitar uma cirurgia.
- Pode ser tratado mediante oxigenação, utilizando uma máquina ou um ventilador respiratório, segundo for indicado pelo médico.
- Nalguns casos, a cianose pode ser tratada através da administração de líquidos intravenosos.
- As crianças que padecem uma doença cardíaca congénita requerem imunizações regulares e atualizadas para prevenir infeções.
- Nos bebés em que se detete a transposição das grandes artérias (TGA) como causa de cianose no nascimento, pode ser administrada uma injeção de prostaglandina como forma de tratamento.
- A cianose causada por outros fatores como baixa quantidade de açúcar no sangue pode ser tratada com infusões e administração de glicose.
( Também lhe interessa: Doenças de crianças )