Mi bebé y yo

Manchas e sinais na pele do bebé

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Um pequeno guia para reconhecer as manchas na pele do bebé e saber quando é necessário atuar. Sinais, angiomas, manchas grandes ou pequenas… Descubra o que são e a que se devem as manchas na pele.

As manchas na pele do bebé são marcas que podem desaparecer ou atenuar-se espontaneamente com o tempo, ou, por outro lado, requerer um tratamento, no caso de serem patológicas ou suscetíveis de o chegarem a ser. Os angiomas são, na realidades, anomalias na pigmentação ou na irrigação sanguínea da pele, e raras vezes são indícios de um problema grave.

As manchas que aparecem na pele da criança podem ser de cor (brancas, pretas, cinzentas, vermelhas, beges, castanhas) e de diferentes formas. Em seguida oferecemos-lhe um pequeno guia de manchas na pele que lhe permitirá reconhecê-las consoante as suas características.

Algumas manchas na pele desaparecem rapidamente

Uma boa parte das manchas que aparecem durante os primeiros dias do recém-nascido desaparecem espontaneamente passadas algumas semanas, quando a pele começa a encontrar o seu próprio equilíbrio. Aqui tem algumas dessas manchas inócuas:

  • MILIA: São pequenos quistos brancos situados na base do nariz ou espalhados por toda a cara. Aparecem devido a uma momentânea acumulação de gordura nas glândulas sebáceas que se encontram debaixo da pele. Não requerem nenhum tratamento porque desaparecem espontaneamente ao cabo de alguns dias.
  • SUDAMINA: são manchas brancas de rebordo avermelhado, correntes durante as primeiras semanas de vida. Desaparecem sozinhas.
  • ERITEMA DEVIDO AO CALOR: são pequenos pontos vermelhos que aparecem quando faz calor e o bebé sua muito, desaparecendo quando restabelece a temperatura corporal.

Quando é que se deve consultar o pediatra?

As manchas na pele também podem indicar a existência de uma infeção que requer os cuidados do pediatra. Vejamos como pode identificar as mais difundidas:

  • TINHA: as manchas têm um contorno bem definido e formam um anel redondo. O centro sobressai um pouco, é rosa escuro e tende a escamar.
  • IMPÉTIGO: as manchas parecem queimaduras de cigarro, comos contornos bem definidos e pequenas crostas no interior.

Neste caso como no anterior, no início, as manchas são poucas e distribuem-se pelas zonas da pele que estão em contacto com o ar e, se não se tomam medidas imediatas, multiplicam-se rapidamente.

  • DOENÇAS EXANTEMÁTICAS: como a varicelae a escarlatina, entre outras. Trata-se de doenças de origem viral ou bacteriana, assim chamadas porque a pele manifesta um exantema, ou seja, uma erupção característica. Este caso não se refere concretamente às manchas na pele temporais ou permanentes mas está relacionado com uma infeção pontual.

(Também lhe interessa: Manchas brancas na pele: o que significam?)

Também lhe interessa

Manchas e sinais na pele do bebé | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)