Mi bebé y yo

Milium facial do recém-nascido

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Quando o bebé tem poucos dias, é muito frequente o aparecimento de alterações da pele, especialmente na da cara. A maior parte destes problemas não terá nenhuma complicação e nem sequer será necessário tratamento. Em seguida vamos esclarecer as suas dúvidas sobre o milium facial do recém-nascido.

O milium é uma das afetações mais frequentes nos bebés recém-nascidos. O milium, ou milia (quando se apresenta em grupo) é uma pequena pápula branca que aparece normalmente na cara, na parte superior do torso, no couro cabeludo ou nas mãos. Segundo a Stanford School of Medicine, o milium aparece em aproximadamente 40% dos bebés poucos dias depois do nascimento.

(Também lhe interessa: Pele atópica: sintomas, causas e tratamento)

Aspeto e efeitos do milium facial no recém-nascido

O aspeto do milium facial do recém-nascido é de pequenas pápulas, de entre um e dois milímetros de diâmetro, de uma cor branca amarelada. A sua cor deve-se às células que compõem estes quistos de milium, restos de queratinócitos (responsáveis pela produção de queratina).

Muitas mamãs ficam preocupadas com o milium facial do recém-nascido, com a possibilidade de causar febre, comichão ou outro tipo de desconforto, mas podem ficar descansadas neste sentido. O bebé não sente comichão nem dor de nenhum tipo durante o seu aparecimento.

(Também lhe interessa: Dermatite de contacto: diagnóstico e tratamento)

Como tratar o milium facial nos bebés

Não se deve esfregar nem tentar tirar as borbulhinhas do bebé, pois tal poderia aleijá-lo ou deixar marcas. Como se trata de um problema cujos efeitos não vão além de uma simples erupção sem dores, normalmente, não é necessário nenhum tratamento específico, embora seja aconselhável limpar a zona com o mesmo gel para recém-nascido que tenha em casa.

O milium facial do recém-nascido costuma desaparecer de forma espontânea ao cabo de algumas semanas. Nalguns casos, pode alargar-se até aos quatro meses, se o seu aparecimento aconteceu quando já era um pouco maior, ou se apareceu em zonas mais sensíveis, como podem ser a boca ou os olhos.

(Também lhe interessa: Sudâmina (brotoeja): como afeta o bebé)

Também lhe interessa

Milium facial do recém-nascido | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)