Brotoeja no bebé (sudâmina ou miliária)

A sudâmina (também conhecida por brotoeja ou miliária) é uma incómoda reação da pele que afeta as crianças, sobretudo no verão, devido à transpiração abundante através da qual são eliminados os sais-minerais e os ácidos orgânicos.
É precisamente o contacto prolongado destas substâncias com a pele que desencadeia a irritação e as zonas avermelhadas (muitas vezes chamadas borbulhas de calor). Igualmente, também pode suceder que a transpiração permaneça “retida” na glândula sudorípara, o que explicaria a presença das pequenas vesículas transparentes. Sabe reconhecer este problema?
Como se manifesta a sudâmina
- A pele afetada fica avermelhada e rugosa.
- A reação consiste no aparecimento de uma série de vesículas transparentes tão pequenas como a cabeça de um alfinete, que possuem uma parte central em relevo, rodeada pela zona avermelhada.
- Se estas vesículas forem observadas com uma lupa, poderá ver que contêm líquido e que a parte central é mais clara .
- A brotoeja manifesta-se principalmente em zonas nas quais a transpiração é mais abundante; têmporas, couro cabeludo, detrás das orelhas, pescoço e na parte superior do tórax. Também pode aparecer na barriga.
Sintomas da sudâmina
- A criança demonstra irritabilidade e muitas vezes tem soluços. No geral, o bebé esperneia, aperta as mãos e agita os braços.
(Também lhe interessa: Escarlatina nas crianças)
Como aliviar a sudâmina
-Aplicar compressas de água morna com bicarbonato para limpar os resíduos de suor da pele. A proporção adequada é a de uma colher de bicarbonato dissolvido numa bacia de água.
- O tratamento da miliária compreende duas ou três aplicações diárias, sempre e quando a criança não tenha febre ou outros sintomas.
- Utilizar uma gaze de algodão ou uma toalha suave como compressa.
- Depois, deixar repousar sobre a pele durante alguns minutos, tanto para acalmar a erupção, como para dar à criança uma sensação de frescura.
- Secar delicadamente as partes tratadas, sem esfregar.
Prevenção da sudâmina
Para prevenir a brotoeja, apenas necessita tomar algumas precauções, simples e eficazes.
- Agasalhe pouco a criança, vista-lhe apenas roupas de tecidos naturais que lhe permitam transpirar.
- Se o clima é muito abafado, pode aliviar a criança deixando-a nua.
- Areje o quarto da criança e não se preocupe se a deixar em ambientes moderadamente arrefecidos por ar condicionado.
(Também lhe interessa: Doenças de bebés)