Mi bebé y yo

Manchas brancas na pele: o que significam?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Por vezes, podem surgir pequenas manchas brancas na pele dos bebés. Qual o seu significado e implicações? O Dr. Luis González Trapote esclarece as suas dúvidas.

O risco de erro ao tentar diagnosticar à distância lesões dermatológicas é muito grande, pois um diagnóstico não se pode basear exclusivamente na descrição das lesões, mas sim numa história clínica completa e detalhada, que inclua antecedentes familiares, a forma como apareceram e muitas outras informações de extrema importância.

De qualquer das formas, uma mancha branca na pele significa que nessa zona há menos melanina (o pigmento natural da pele). A questão é saber a origem ou causa desta despigmentação, que pode ir deste dum leve sinal (que desaparece) depois de ter sofrido uma infeção por fungos (também leve), até uma doença denominada vitiligo, cuja tendência é a descoloração paulatina, mais ou menos lenta, da pele.

Não obstante, na opinião deste especialista, o mais lógico, por frequência, é tratar-se de uma lesão residual que irá desaparecer, pelo que, se não existir um fundo ativo (o pediatra é que o poderá confirmar), é uma questão de ir acompanhando a sua evolução, geralmente até ao seu desaparecimento.

Poder-se-á ampliar a informação sobre o tema de manchas na pele nos seguintes artigos que preparámos no nosso portal e que, no caso de existirem dúvidas, podem ser uma importante ajuda.

(Também lhe interessa: O que são as pérolas de Epstein do recém-nascido?)

(Também lhe interessa: Angioma: o que é e como tratá-lo?)

(Também lhe interessa: Verrugas nas crianças: O que fazer e como eliminar)

Também lhe interessa

Manchas brancas na pele: o que significam? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)