O meu bebé
mibblogo

Como são os cocós do seu bebé?

06 dezembro 2022

Quando mudar a fralda do seu bebé, a primeira coisa a fazer é olhar para o aspecto do seu cocó para ver se ele tem uma desordem ou se está a crescer bem. Aqui está um guia visual para o ajudar a aprender a interpretar o aspecto do cocó do seu bebé.

O cocó é um resíduo do trasto digestivo. É composto por resíduos alimentares que não podem ser digeridos, bem como bactérias mortas, células derramadas das paredes do intestino, secreções intestinais, bílis do fígado e água. A regularidade com que o cocó de um bebé é produzido e o seu aspecto são sinais importantes que fornecem informações valiosas sobre a saúde da criança.

tipos coco

Por conseguinte, é muito importante para todas as mães e pais monitorizar o cocó do seu bebé, pois é uma ferramenta fiável para avaliar como o intestino do bebé está a funcionar e assim saber se a criança está saudável e a crescer bem. Isto torna possível monitorizar uma das doenças mais comuns em bebés: a obstipação, ou a dificuldade de fazer cocó. A sua causa reside na última secção do intestino grosso, o cólon, que é constituído por um canal chamado recto, que conduz ao ânus e no qual as fezes são armazenadas antes de serem evacuadas. Se estas fezes forem moles, o seu depósito não causa qualquer dor, mas se forem duras e compactas, ocorrerá o contrário, causando obstipação.

Aqui está um breve e completo guia sobre como pode ser o cocó de um bebé e se este é normal ou indicativo de uma desordem.

Tipos de cocó de bebé

Os diferentes tipos de cocó de bebé que listamos abaixo são baseados nos tipos mais comuns de cocó que os pais perguntam ao pediatra do seu bebé, e esperamos que esta informação lhe seja útil!

Cocó preto ou verde-escuro: mecónio

O meconium é o primeiro cocó do recém-nascido e tem uma aparência verde-escuro e uma consistência pegajosa semelhante ao alcatrão. Porque é que tem essa aparência?

  • É o conteúdo do intestino do feto, que é expulso pelo recém-nascido pouco depois do nascimento.
  • Apesar da sua aparência marcante, é um cocó perfeitamente normal e não deve assustá-lo ou preocupá-lo.
  • É normalmente expulso pelo bebé no hospital, durante a recuperação da mãe.

coco meconio ok ok

Cocó de cor mostarda com uma textura cremosa

Cocó de bebé de cor mostarda é normal; significa que tudo está bem. É o cocó típico de uma criança amamentada. Quais são as outras características deste tipo de cocó?

  • Normalmente, as fezes dos recém-nascidos amamentados têm estas características, são semi-líquidas, de aspecto cremoso, com pequenos nódulos, e um cheiro característico azedo ou "azedo".
  • Em bebés alimentados com biberon, as fezes são mais compactas e acinzentadas.
  • No entanto, a cor e a consistência podem ser influenciadas pela dieta da mãe. Em geral, as fezes deste tipo não indicam problemas intestinais ou má absorção.

coco mostarda semiliquida ok

Cocó esverdeado com uma textura cremosa

Se o cocó for ligeiramente esverdeado e a sua textura for consistente e cremosa, tudo está bem.

  • A cor, consistência e frequência dos movimentos intestinais mudam de criança para criança.
  • Por vezes, é normal que as fezes sejam menos formadas e tenham uma consistência mucosa: isto indica um trânsito intestinal acelerado.

coco cremoso verdoso ok

Cocó amarelado e a pingar: diarreia

Em muitos casos, esta cor de cocó amarelada ocorre se o bebé for apenas amamentado. Contudo, se o seu bebé tem este tipo de bosta, que é bastante amarela e muito escorregadia, deve consultar o seu pediatra para descartar quaisquer problemas.

  • Se esta condição estiver associada a falta de apetite, vómitos e perda de peso, trata-se de gastroenterite, uma infecção do intestino pela qual os rotavírus são frequentemente responsáveis.
  • Devido à perda de líquidos, que ocorre como resultado dos numerosos movimentos intestinais, a criança corre o risco de ficar desidratada.
  • A primeira medida a tomar é oferecer soluções orais, que garantam um abastecimento óptimo de água, sais minerais e açúcares.
  • A administração de probióticos, que restauram a flora bacteriana intestinal, pode reduzir pela metade a duração da diarreia.

coco liquido dor barriga ok

Cocó castanho e consistente: novos alimentos

Quando alimentos que não o leite são introduzidos na dieta de um bebé, o cocó é frequentemente castanho, mais consistente e "fedorento". O que é que estas mudanças nas fezes do seu bebé indicam?

  • Isso significa que tudo está bem. Este é um tipo de fezes típico das crianças que trocaram o leite por alimentos sólidos.
  • A cor e a consistência mudam à medida que novos alimentos são introduzidos na dieta.
  • Quando novos alimentos são introduzidos, mesmo que sejam fruta e vegetais (ricos em fibra), o seu filho pode começar a ficar um pouco obstipado, ou o seu intestino pode funcionar um pouco mais lentamente. Sem problemas: o corpo do seu filho está a habituar-se aos novos alimentos. Em breve voltará a estabilizar-se.

coco castanho mau cheiro ok

Cocos multicoloridos, multitextura com alimentos não digeridos

Se o seu bebé tem fezes invulgares, de cor mista com resíduos alimentares visíveis, deve consultar o seu pediatra. Qual poderá ser a causa?

  • Se as fezes são deste tipo, alternando com breves períodos de obstipação, mas a criança está a crescer regularmente, pode ser diarreia crónica inespecífica ou síndrome do intestino irritável.
  • O pediatra deve excluir outras perturbações intestinais que se possam manifestar com os mesmos sintomas, tais como a gastroenterite.
  • Se for um problema de intestino irritável, não há necessidade de se preocupar, a criança continuará a crescer regularmente.
  • Não é necessário que a criança siga uma dieta específica, mas fará bem em tomar alimentos com prebióticos.

coco restos alimentos ok

Cocó castanho-avermelhado com vestígios de sangue

O cocó líquido, com muco e vestígios de sangue indicam uma desordem. Deve consultar o seu pediatra. Qual poderá ser a causa?

  • Se as fezes forem muito frequentes e a criança vomitar e parecer fraca, pode ser gastroenterite bacteriana, que se contrai tocando em objectos sujos e depois colocando as mãos na boca da criança.
  • A gastroenterite bacteriana é geralmente curada com antibióticos.
  • Além disso, se o cocó for normal mas mostrar algumas estrias ou estrias de sangue vermelho, pode ser simplesmente uma pequena fissura anal, devido aos esforços do bebé para apertar.
  • Consulte o seu pediatra em qualquer caso.

coco sangue ok

REDATORA EM O MEU BEBÉ. Especializada em gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Gravidez.

Também lhe interessa…