O meu bebé
mibblogo

Será que o teu bebé tem excesso de peso?

25 outubro 2021
bebé gordinho

Achas que tens um bebé gordito? Se o teu bebé está mais roliço que a média, preocupa-te a sua saúde ou julgas ser um sinal de que está bem alimentado? Explicamos-te o que se entende por bebes com excesso de peso, como o controlar, qual o peso normal de um bebé e como o alimentar adequadamente. Descobre os nossos conselhos!

"Doutor, tenho um bebé gordo?". É uma pergunta que se ouve em algumas consultas de pediatria. Um "bebé gordo", "gordito", "rechonchudo", "roliço", "bonito".... Muitas expressões, mais ou menos carinhosas, para nos referirmos a um possível excesso de peso do bebé! Mas será sempre assim? Um bebé acima do peso ideal será sempre sinal de um problema de saúde, que pode levar a uma futura obesidade infantil? Vejamos o que devemos saber quando pensamos que o nosso bebé está gordito.

TABELA DE CRESCIMENTO: PERCENTIL DO BEBÉ

bebe sobrepeso pies

 

Como saber se o meu bebé está gordo?

Tradicionalmente, pensava-se que um bebé gordito e bonito era sinónimo de bebé bem alimentado e saudável. Que o digam as avós! Os bebés magros sempre foram vistos com uma certa preocupação: "já come bem? não será que o leite não é suficiente? põe-lhe cereais no biberão!". Nada mais longe da realidade. Vejamos:

  • Para saber se o teu bebé tem excesso de peso, se está "gordito", em primeiro lugar deves dirigir-te ao pediatra, que deve fazer o acompanhamento do peso e da altura do bebé, seguindo o protocolo habitual para crianças saudáveis.
  • O profissional irá pesar e medir o teu bebé. Em seguida calculará os percentis de peso e altura e, em função da sua idade, irá dizer-te se está acima, ou muito acima, da média.
  • Neste caso, o mais importante não é tanto se está acima da média quanto ao peso, mas se compensa ou não com a altura. Se um estiver compensado pela outra, não deverá haver problema.
  • No entanto, se o peso ultrapassar muito a média e a altura, por exemplo, for mediana, o pediatra deve rever a sua alimentação junto com a família, para determinar a causa do excesso de peso da criança.
  • Lembra-te, não existe uma fórmula para saber si um bebé está demasiado gordo ou não. Nas consultas de rotina o pediatra irão analisar a evolução do peso e da estatura do bebé e apontar todas as mudanças na curva de crescimento, que será sempre sua e exclusiva, pois nem todos os bebés têm o mesmo ritmo de desenvolvimento.
  • Quando a criança for um pouco mais velha, para saber a sua evolução de peso, pode-se utilizar o Índice de Massa Corporal (IMC).

O que acontece se o bebé tiver excesso de peso?

O primeiro que deves saber se o teu bebé estiver gordito é que os recém-nascidos que aumentam rapidamente de peso nos primeiros seis meses de vida têm até 40% maiores probabilidades de serem crianças com excesso de peso ou, até, obesas, aos três anos de idade. Igualmente, têm uma maior tendência de ter excesso de peso e obesidade na idade adulta, segundo conclusões de um estudo da Universidade de Harvard e do Hospital Infantil de Boston, publicado na revista Pediatrics.

Dito isto, respondemos à pergunta inicial sobre quais as consequências do excesso de peso nos bebés:

  • Um bebé com um peso muito superior ao recomendado para a sua idade e altura não é saudável, em pelo contrário.
  • Inversamente, não há qualquer problema se estiver mais magro. Embora te pareça, de certa forma, “uma coisa pequena”, se o peso entra nos limites da normalidade, é compensado pela altura e o bebé é ativo, alegre e feliz, os pais devem ficar tranquilos em relação à sua saúde.
  • É certo que, antes de começarem a andar, alguns bebés, pela sua constituição, possam ter tendência a estar um pouco gorditos, sem que isso suponha um prolema de saúde. Isso é distinto de um aumento de peso excessivo, ainda mais se acontecer de forma muito rápida.
  • O excesso de peso e a obesidade acarretam consequências físicas e psicológicas, de maneira que é muito importante proteger e cuidar o bebé desde bem cedo.

Transtornos e doenças com o excesso de peso e a obesidade como fatores de risco

  • Diabetes.
  • Hipertensão arterial.
  • Doenças cardiovasculares na idade adulta.
  • Doenças do sono.
  • Alterações respiratórias.
  • Falta de autoestima.
  • Dificuldades em socializar.

Quanto pesa um bebé gordo?

Como já vimos, não existe uma fórmula para calcular se um bebé está gordito ou não. Valorar o percentil de peso e altura em que se encontra, observar a sua alimentação e a sua predisposição genética são formas de determinar se a criança tem, ou não, excesso de peso.

Em seguida, mostramos-te as tabelas standard da DGS (Direção Geral de Saúde), tanto para menino com opara menina, com os valores de peso para a idade. Consulta-as!

(Também te pode interessar: Percentil do bebé e tabela de crescimento)

peso raparigaspeso rapazes

Tabela de peso da DGS para meninas e meninos

Amamentação materna: um fator de proteção contra a obesidade

Não nos cansamos de dizer: recorrer à amamentação materna é o melhor que podes fazer pelo teu bebé após o nascimento. Além de o alimentares da melhor maneira que existe para os bebés humanos, forneces-lhe anticorpos e fatores de proteção para a sua saúde, presente e futura.

Lembra-te, uma vez mais, que a OMS recomenda a amamentação materna exclusiva e a pedido durante os seis primeiros meses e, a partir dai, deves complementá-la com alimentos seguindo as indicações do pediatra, mas mantendo o leite como alimento principal até fazer um ano. A amamentação materna pode prolongar-se até aos dois anos, ou mais, se bebé e mamã assim o decidirem.

Um dos múltiplos benefícios da amamentação materna é, precisamente, dar ao bebé fatores de proteção contra o excesso de peso e a obesidade. Mais uma razão!

Alimentação para evitar o excesso de peso em bebés gordinhos

Se achas que tens um bebé gordito e o teu pediatra confirmou nas consultas de rotina que o peso é maior do que deveria ser para estar saudável, deves tomar medidas em relação á sua alimentação, como as que te propomos abaixo:

  • Até aos seis meses, o ideal é que o bebé se alimente de leite materno, a pedido e de forma exclusiva, sem acrescentar outros alimentos nem suplementos.
  • Se o alimentas com leite de fórmula, deves escolher um leite cuja composição seja o mais parecida possível ao leite materno.
  • Quando introduzires novos alimentos diferentes do leite, procura que o bebé coma de tudo: verduras, frutas, legumes… Também podes recorrer ao Baby-led weaning (alimentação complementar dirigida pelo bebé), e sentá-lo à mesa com o resto da família.
  • Os pais e irmãos são o seu exemplo: procura levar para a mesa alimentos saudáveis e evita oferecer-lhe bolachas, gomas, cereais açucarados, etc.
  • Nunca deves obrigar a criança a acabar o prato se mostrar que está cheio. Cada bebé requer uma quantidade diferente de alimentos.
  • Antes de um ano de idade não se deve acrescentar açúcar nem sal à comida do bebé, pois não lhe trazem nenhum valor nutricional. A partir dessa idade, também não são precisos. O açúcar e o sal em excesso podem prejudicar a sua saúde, tanto a curto como a médio e longo prazo.
  • As gorduras não devem ultrapassar mais de 30% da sua ingestão diária. Reduz ou evita as gorduras saturadas, substituindo-as pelas polinsaturadas.
  • Um pequeno almoço equilibrado é fundamental numa dieta saudável.
  •  Os pratos pré-cozinhados, a comida rápida, os bolos industriais e as bebidas açucaradas devem ser evitadas. A serem consumidos devem ser uma exceção.

Outros conselhos para evitar que o bebé engorde em excesso

Além das recomendações para uma alimentação saudável, que evite o aumento de peso excessivo na criança, outras medidas que os pais devem tomar para proteger a sua saúde são:

  • Procura estimular o teu bebé, desde o início, para a atividade física e o movimento: jogos de motricidade, móveis, "ginásios" interativos, gatinhar, primeiros passos... São ocasiões para fazer com que o pequeno se habitua a movimentar-se.
  • Quando for maior e já andar, ou inclusive correr, vão diariamente ao parque, deem passeios, fomenta os momentos de jogo em movimento, mas com segurança, fomenta as relações sociais entre crianças, os jogos de equipa, etc. Qualquer coisa que o afaste do sedentarismo!
  • Procura que a criança não passe demasiado tempo a ver televisão ou a jogar com ecrãs. É o principal risco para o excesso de peso e a obesidade nos dias de hoje.

.........

Achas que o teu bebé está gordinho? Recebeste elogios por parte das avós, familiares ou conhecidos pelas suas bochechas e os seus “rolinhos”? Deixa-nos o teu comentário!

 

REDATORA EM O MEU BEBÉ. Especializada em gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Gravidez.

Também lhe interessa…