Também lhe interessa
Percentil do bebé: o que é e o que mede? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?
Comentários (1)

As tabelas de percentis, também chamadas curvas de crescimento, permitem acompanhar o ritmo de crescimento da criança. Não indicam apenas a altura e peso máximo e mínimo, como também situam a criança numa faixa da população entre estes dois valores limite.
Não obstante, o percentil em que a criança se situa não deve preocupar excessivamente os pais, desde que o pediatra que acompanha o seu crescimento e saúde indique que o desenvolvimento é o adequado. O importante é que a criança, seja qual for o percentil em que se situa, apresente um aumento de peso compensado e regular, e também, que a curva do resultado não apresente altos e baixos pronunciados, em cujo caso o pediatra deveria investigar a causa.
(Também lhe interessa: Psicomotriciadade infantil: O que é?)
Deste modo, não só é possível avaliar se o peso e a altura da criança se encontram dentro dos valores normais como, também, controlar periodicamente se o desenvolvimento do bebé é constante e normal. Na prática, o percentil é o limite que abrange um índice de percentagem da população. Se o desenvolvimento está de acordo com o seu percentil, não existe nenhum problema, mesmo que se situe nas faixas inferiores.