Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Bebés
- O crescimento do bebé
- Aprendizagem significativa: uma nova forma de aprender
Aprendizagem significativa: uma nova forma de aprender

Os métodos de aprendizagem infantil estão na ordem do dia, já que nos últimos anos se pôs em dúvida a validade da aprendizagem através da memorização que se tem levado a cabo nas escolas desde há muitos anos. É melhor que as crianças aprendam através da aprendizagem significativa?
Ultimamente falou-se muito da denominada aprendizagem significativa, que se pode definir como o oposto da aprendizagem por memorização, que se implementou nas salas de aula portuguesas desde há muitos anos. Mas o que é exatamente a aprendizagem significativa? O psicólogo Arturo Torres, licenciado em sociologia pela Universitat Autónoma de Barcelona (UAB), graduado em Psicologia pela Universitat de Barcelona (UB) e com uma Pós-graduação em comunicação política e um Mestrado em Psicologia Social, explica muito bem este método na página Psicología y Mente (http://psicologiaymente.net).
Segundo explica Arturo Torres, a aprendizagem significativa surge de uma teoria do psicólogo e pedagogo David Ausubel sobre a assimilação de conhecimentos. Segundo Ausubel, o primeiro passo para ensinar uma criança consiste em averiguar o que é que o pequeno já sabe para, assim, conhecer o seu modo de pensar e de atuar. Desta forma, para Ausuel, o ensino é um processo no qual o professor ajuda o estudante a continuar a aumentar o conhecimento que ele já tem, em vez de lhe impor um currículo para memorizar.
(Também lhe interessa: Brincadeiras de bebés que estimulam o seu desenvolvimento)
O que é a aprendizagem significativa?
A aprendizagem significativa, tal como a entendia Ausubel, implicava que para aprender os novos conteúdos deveriam estabelecer um contacto com os anteriores de modo a ser possível dar-lhes um significado. Ou seja, o conhecimento novo deve encaixar-se como conhecimento velho e a união de ambos cria um novo significado.
Assim, o facto dos novos conhecimentos se integrarem nos velhos permite a sua assimilação. A assimilação acontece quando uma nova informação é integrada numa estrutura cognitiva mais geral, de modo a haver uma continuidade entre elas, sendo que uma serve de expansão da outra. Assim, os conhecimentos da criança vão crescendo e vão-se aperfeiçoando.
Tipos de aprendizagem significativa
Existem diferentes tipos de aprendizagem significativa:
- Aprendizagem de representações. Trata-se da forma mais básica de aprendizagem. A criança dá significado aos símbolos, associando-os à realidade à qual fazem referência.
- Aprendizagem de conceitos. Em vez de se associar um símbolo a um objeto concreto, relaciona-se com uma ideia abstrata.
- Aprendizagem de proposições. O conhecimento surge da combinação lógica de conceitos e constitui a forma de aprendizagem significativa mais elaborada. Serve-se das duas anteriores modalidades de aprendizagem significativa.
Aprendizagem memorística: oposta à aprendizagem significativa
O que mais se salienta da aprendizagem significativa enquanto método de ensino é que se opõe por completo à aprendizagem memorística, que é o que todos temos visto no sistema educativo português. A aprendizagem memorística consiste em ir acumulando na memória novos conteúdos, sem que estes fiquem vinculados aos velhos conhecimentos através da significação.
Este tipo de aprendizagem diferencia-se da aprendizagem significativa porque, por um lado, não ajuda a expandir o conhecimento real e, por outro, porque, além disso, a nova informação é mais fácil de esquecer. Um exemplo de aprendizagem memorística é saber os nomes dos países europeus e as suas capitais apontadas numa lista. Este tipo de aprendizagem mecânica pode fazer um certo sentido em algumas etapas educativas, mas é insuficientes para chegar a gerar conhecimentos complexos e elaborados.