Mi bebé y yo

Dicas para se recuperar da laceração perineal

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Durante o parto é muito frequente que o médico pratique a denominada episiotomia, embora desde há algum tempo esta não se leve a cabo a menos que seja necessário. Como consequência, é natural que haja mais casos de laceração perineal entre as mulheres que tenham dado à luz recentemente.

O que é a laceração perineal?

Trata-se de uma laceração ou rasgo no tecido do canal de parto, ou seja, das partes moles, que pode ser lateral ou central. Consoante o prolongamento da área afetada, a laceração perineal pode classificar-se como de primeiro grau (se afeta uma pequena zona do períneo), de segundo grau (também afeta a musculatura e chega ao esfíncter externo do ânus), de terceiro grau (quando se danifica o esfíncter anal) e de quarto grau (também existe uma lesão na mucosa renal).

A laceração também se pode produzir após realizar a episiotomia, embora esta diminua o risco de sofrer uma laceração perineal de terceiro ou quarto grau. A laceração pode ocorrer devido a várias causas: porque o bebé é demasiado grande para passar facilmente pela vagina; quando o bebé está em posição pélvica, ou seja, nasce de nádegas ou de pés; ou até quando o parto acontece muito rapidamente.

(Também lhe interessa: Massagem do perineo: como fazê-la corretamente)

Laceração perineal: prevenção e recuperação

O médico será quem lhe vai indicar os cuidados e tratamentos que sejam convenientes para a cura e cicatrização da laceração. Vai depender de cada caso e da gravidade da laceração, mas, quando voltar a casa, é provável que necessite de alguma ajuda durante a recuperação. Por isso, vamos mostrar-lhe algumas das práticas que podem ajudá-la a ultrapassar esta incómoda lesão tão comum.

Em primeiro lugar, deverá saber que é completamente normal sentir dor, desconforto, bem como ter a zona avermelhada, irritada e, sobretudo, sofrer durante as relações sexuais. Com uma laceração, é habitual que o médico tenha feito pontos pelo que, para a recuperação, poderá receitar-lhe um anti-inflamatório não esteroide. O desconforto pode durar alguns dias, ou até um ano, no caso de se tratar de uma laceração de terceiro ou quaro grau.

Para aliviar a zona afetada, são bastante efetivos os banhos mornos ou banhos de assento. Se tiver banheira, aproveite para fazer agachamentos afundando as nádegas e ancas em água morna, nem fria nem quente, com a qual se sinta bem.

(Também lhe interessa: Hemorroidas externas e internas: tratamentos e prevenção)

Lembre-se que, tal como acontece com as hemorroidas, permanecer muito tempo sentada pode piorar a irritação da zona. Aplique gelo ou compressas embebidas em água fria de hamamelis ou uma infusão fria de camomila para acalmar a dor.

Também pode ser muito benéfico utilizar uma garrafa para se enxaguar com água morna na zona do períneo quando for à casa de banho. Um pouco de água vai limpá-la e, ao mesmo tempo, vai evitar a comichão provocada pela urina quando entra em contacto com a pele.

Aproveite os momentos que que estiver sozinha em casa, ou com pessoas de confiança, para ficar nua da cintura para baixo e ter a zona do períneo ao ar. Isto vai ajudar a acalmar a zona e a cicatrização.

Por fim, quando começar a sentir-se a recuperar, os conhecidos exercícios de Kegel são uma ferramenta ideal, tanto para se recuperar de uma laceração perineal como para a prevenir. Deste modo, aproveite para os fazer e vai ficar com o períneo muito mais fortalecido, o que também é benéfico face a um futuro parto. Para prevenir, também se aconselha massajar e hidratar o períneo durante a gravidez, de modo que a área ganhe elasticidade e fique mais protegida perante uma possível laceração perineal.

Também lhe interessa

Dicas para se recuperar da laceração perineal | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)