Mi bebé y yo

Teste de gravidez negativo: é fiável?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Um teste de gravidez pode dar um resultado negativo estando a mulher grávida? Em que condições pode acontecer esta situação? O Dr. Enrique Ripoll Espiau responde às suas dúvidas.

A verdade é que um teste negativo nem sempre é fiável. Pode tratar-se de um falso negativo, o que pode acontecer no caso de ser ainda cedo para se detetar a gonadotrofina coriónica. Por outro lado, um teste de gravidez positivo é fiável e indica uma gravidez, ao contrário de um teste negativo, que pode gerar dúvidas. Neste caso, é aconselhável esperar um pouco mais para a realização de outro teste.

Quando se deve fazer o teste de gravidez

O organismo começa a produzir a gonadotrofina crónica, hormona HCG o GCH a partir do nono dia após a conceção. Durante as semanas posteriores à conceção, o seu nível aumenta significativamente. Para acertar com o momento adequado para a realização do teste de gravidez caseiro e obter um resultado fiável, deve ter-se em conta que tal irá depender da mulher ser ou não regular no seu ciclo menstrual.

  • Ciclo menstrual regular. É mais fácil acertar com o teste de gravidez, pois é possível calcular com exatidão a data da ovulação e um atraso na menstruação pode ser indicativo de gravidez, pois a hormona gonadotrofina coriónica começa a fazer-se notar e pode ser detetável na urina. O mais fidedigno será fazer-se o teste com, pelo menos, um dia de atraso da menstruação. Embora se possa realizar a qualquer momento do dia, também se recomenda utilizar a primeira urina do dia, que terá maior concentração.
  • Ciclo menstrual irregular. É mais difícil o teste de gravidez oferecer um resultado fidedigno, pois fazê-lo com um dia de atraso da menstruação pode ser demasiado cedo para se obter um resultado fiável: talvez a mulher tenha ovulado antes ou depois do previsto. Como tal, o recomendável será fazer o teste uma semana depois da data prevista da menstruação.

O teste de gravidez também se pode realizar num laboratório, onde se poderá detetar a presença da HCG de forma ainda mais precisa. Apenas terá de levar a primeira urina na manhã num recipiente esterilizado, bem fechado. Outra forma será rastrear a hormona através de uma análise de sangue que será, sempre, prescrita pelo médico.

(Também lhe interessa: Sintomas de gravidez: como saber se está grávida)

 

Também lhe interessa

Teste de gravidez negativo: é fiável? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)