Mi bebé y yo

Combater a infeção urinária através da alimentação

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Se tiver uma infeção urinária, deverá seguir as instruções do seu médico. No entanto, pode ajudar o seu organismo a lutar contra a infeção ingerindo certos alimentos. Saiba quais!

Os alimentos que ingerimos diariamente trazem-nos os nutrientes e as vitaminas de que o nosso organismo precisa. Existem alimentos mais saudáveis do que outros e é bom conhecê-los para seguir uma dieta equilibrada. Não obstante, quando temos algum tipo de doença, os alimentos podem transformar-se nos aliados da grávida no combate à doença. O combate à infeção urinária é um destes casos.

(Também lhe interessa: Proteja-se da listeria durante a gravidez)

As infeções urinárias são muito frequentes durante a gravidez, já que se retém mais urina devido à dilatação e diminuição do movimento da via urinária causada pela mudança hormonal. À medida que a gravidez avança, além disso, o útero em crescimento pressiona a parede da bexiga e predispõe ainda mais a sua infeção. Se o seu problema for sofrer de uma infeção urinária, a primeira coisa que deverá fazer é seguir as indicações que o seu médico lhe prescreveu na consulta. Mas, além disso, pode ingerir alguns alimentos que vão ser benéficos para o seu organismo agora que está a lutar contra uma infeção.

Quais os alimentos que se devem tomar para combater as infeções urinárias

  • A água. Algo tão simples como beber um ou dois litros de água por dia pode ajudá-la a vencer a infeção. A água torna a urina menos concentrada e menos ácida, o que faz com que irrite menos as vias urinárias.
  • Os arandos. Trata-se de um fruto com uma notável ação antibiótica sobre as vias urinárias, o que pode ser muito útil para vencer a infeção, mesmo quando esta é grave.
  • Os citrinos. O limão e a laranja têm uma grande quantidade de vitamina C, o que melhora a resposta imunitária face às infeções.
  • As sementes de abóbora e a cebola. A abóbora é um dos alimentos estrela do Outono. Tem um princípio ativo, a cucurbitacina, que acalma a inflamação das vias urinárias. A cebola, por outro lado, é muito diurética.

O que não tomar em caso de infeção urinária

No caso de ter uma infeção urinária, é importante ter em conta que convém evitar o consumo de especiarias e picantes, o café e os açúcares.

(Também lhe interessa: Posso tomar descafeinado durante a gravidez?)

As especiarias irritam as mucosas que revestem as vias urinárias ao serem eliminadas pela urina, enquanto os picantes e o café podem causar irritação da bexiga. Os refrescos e os açúcares, por seu lado, enfraquecem as defesas do organismo, dando lugar a possíveis infeções.

Remédios caseiros contra a infeção urinária

Seja qual for o tipo de infeção urinária, é muito importante, como referimos anteriormente, consultar o médico. Pode ser perigoso para o bebé e para si. Assim que tiver o diagnóstico e o tratamento com antibióticos também pode, em casa, preparar algumas coisas que a vão ajudar a melhorar.

De facto, os remédios caseiros que pode utilizar contra a infeção urinária passam, basicamente, pela prevenção:

  • Se tem vontade de ir à casa de banho, não aguente, vá sempre que necessitar.
  • Também é aconselhável lavar as suas zonas íntimas com água e sabão suave para as manter limpas.
  • Depois de ter relações sexuais, urine e lave, com água e sabão, os genitais.
  • Evite sabões fortes ou roupa interior que possa irritar a zona, seria a situação ideal para as bactérias se instalarem.

(Também lhe interessa: É aconselhado o uso de cuecas descartáveis no pós-parto?)

Acima de tudo, lembre-se de ir ao ginecologista se tiver algum sintoma que lhe faça pensar que pode estar a sofrer de infeção urinária.

Também lhe interessa

Combater a infeção urinária com alimentos | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)