Mi bebé y yo

Posso tomar café descafeinado durante a gravidez?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Durante a gravidez, deve evitar-se a ingestão de bebidas ricas em cafeína, entre elas o café. Por outro lado, o que fazer em relação ao café descafeinado? Pode beber-se durante a gravidez ou é preferível evitá-lo? Explicamos-lhe tudo neste artigo.

Esta é uma das perguntas que muitas mulheres se fazem quando ficam grávidas: “Posso tomar café descafeinado durante a gravidez?”. O café descafeinado contém uma pequena percentagem de cafeína o que, segundo vários especialistas, faz com que seja possível consumi-lo durante uma gravidez sem complicações, sempre que seja com moderação (não mais de uma chávena por dia). Por outro lado, se a gravidez for de risco, os médicos aconselham evitar por completo o consumo de café, mesmo se este for descafeinado.

O café descafeinado contém uma pequena percentagem de cafeína, pois nenhum método utilizado até ao momento para extrair a cafeína dos grãos de café a conseguiu eliminar por completo. Assim, enquanto o café normal contém cerca de 100 mg de cafeína, o descafeinado contém 2 mg.

Como se obtém o café descafeinado?

Quando se fala de tomar café descafeinado existe uma desconfiança em relação ao seu consumo dado o método que se utiliza para extrair a cafeína dos grãos de café. Existem vários métodos de extração e alguns deles utilizam certos agentes químicos considerados cancerígenos para o homem. No entanto, as elevadas temperaturas a que são sujeitas estas substâncias durante as diferentes torragens dos grãos fazem com que se evaporem completamente.

De todos os modos, existem outros métodos de extração mais seguros, como a técnica moderna de descafeinação que utiliza anidrido carbónico e que permite extrair a cafeína sem utilizar substâncias químicas. Também existe uma variedade de café descafeinado completamente natural, obtido a partir de uma planta que contém níveis de cafeína muito baixos.

Propriedades e contraindicações do café descafeinado

O café descafeinado, se for consumido de forma moderada, pode trazer benefícios para o nosso organismo, pois tem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, anticancerígenas, ajuda a manter sob controlo a diabetes de tipo 2, a demência e a progressão da doença de Alzheimer e, em geral, ajuda a prevenir o envelhecimento das células cerebrais.

Por outro lado, o café descafeinado também pode ter algumas contraindicações. O processo de extração pode levar à produção de várias substâncias derivadas do próprio grão que podem influenciar a saúde do coração e os estados de ansiedade. Por fim, e em menor medida do que o café clássico, o café descafeinado pode causar mal-estar no estômago em caso de gastrite e refluxo gastroesofágico.

Conhecia esta informação sobre o café descafeinado? Deixe, por favor, o seu comentário no final deste artigo e partilhe a sua opinião com outras mamãs no Fórum Salvamamãs.

Também lhe interessa

Posso tomar café descafeinado durante a gravidez? | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)