Mi bebé y yo

Umbigo do bebé: cuidado e higiene do cordão umbilical

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O cuidado do coto umbilical do bebé, que fica depois do corte do cordão umbilical, é bastante simples. Mas como se realiza, passo a passo, e quando cai? Mais tarde, o que ficar, será o umbigo do bebé.

O cordão umbilical que, no final da gravidez, tem um comprimento médio de 50 – 60 centímetros, costuma cortar-se depois do nascimento, a poucos centímetros do abdómen. Então, o cordão fecha-se com uma pequena mola de plástico e corta-se. Uma vez curado, o que fica será o umbigo do bebé. Mas quais os cuidados que requerem o cordão umbilical do bebé?

Como cuidar o coto umbilical e o umbigo do bebé

  • Durante a estadia no hospital, as enfermeiras limpam e tratam o cordão umbilical no mínimo uma vez por dia. Estes cuidados servem para desinfetar a pequena ferida e, deste modo, evitar infeções. Em geral, usa-se água ou soro com sabão e, em alguns casos consoante o profissional, álcool.

  • Em casa será suficiente lavá-lo com água e sabão diariamente e assegurar-se deque a zona fica livre. À medida que se for podendo, deve ficar ao ar livre para favorecer a cicatrização.

  • Se se molha de xixi, como acontece com frequência nos bebés, deve lavar-se com uma gaze humedecida com água e sabão e secá-lo bem.

O umbigo do bebé pode infetar-se?

Muito raramente, se alguma coisa não estiver bem, a zona que rodeia o umbigo pode ficar inchada, avermelhada, com um mau cheiro e quente ao tato. Neste caso, o melhor a fazer é consultar o pediatra que, provavelmente, aconselhará a aplicação de antibiótico.

Como facilitar a queda do coto umbilical?

O coto seca-se e cura-se mais depressa quanto mais seco se mantém. Por este motivo, em geral, aconselha-se evitar o banho até que este caia. Se o tempo o permitir, de vez em quando, pode manter-se o bebé sem fralda na cama, sobre um tecido impermeável, de modo que o coto fique exposto ao ar. Em geral, o cordão cai entre 7 e 10 dias depois do nascimento do bebé.

O que fazer se o cordão não cair?

Neste caso pode utilizar um produto natural para favorecer a queda. Por exemplo, argila verde ou arnica echinacea em pó: aplica-se diretamente no coto e limpa-se quando se muda a fralda, com uma gaze humedecida com um pouco de água.

O que acontece quando o coto cai?

No lugar do coto umbilical forma-se uma crosta. Às vezes aparece uma pequena secreção branca: não se trata de pus, mas sim do efeito dos glóbulos brancos que colaboram na formação da crosta. Do mesmo modo, é normal encontrar algumas manchas de sangue na fralda, na zona da barriga. É um bom hábito continuar a manter a zona bem seca. Em alguns dias, a crosta irá cair espontaneamente e, no seu lugar, ficará uma cicatriz: o umbigo do bebé.

Também lhe interessa

Umbigo do bebé: cuidado e higiene do cordão umbilical | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)