Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Gravidez
- Saúde e cuidados durante a gravidez
- Em que consiste a síndrome do ninho nas mamãs?
Em que consiste a síndrome do ninho nas mamãs?

Muito frequentemente, quando uma mulher grávida está quase a dar à luz, começa a ficar nervosa a pensar em tudo o que tem de fazer antes da chagada do bebé: preparar o quarto, arrumar as coisas do bebé, limpar a casa a fundo, etc. A este fenómeno chama-se “síndrome do ninho”. Explicamos-lhe em que consiste!
A síndrome do ninho pode ser definida como um estado de hiperatividade, muito frequente nas últimas semanas de gravidez, especialmente em mães de primeira viagem. Estas mães fazem todo o tipo de trabalhos de casa, que anteriormente nunca tinham feito, para que, aquando da chegada do bebé, tudo esteja “preparado”. Por exemplo, limpar tetos, polir o chão, arrumar os armários de uma madeira diferente ou pintar os quartos de outras cores.
(Também lhe interessa: Mala de maternidade: o que necessita para o bebé)
Como bem indica o seu próprio nome, a “síndrome do ninho” é semelhante ao instinto animal das aves que consiste em preparar um ninho antes de pôr os ovos e ter as suas crias. Trata-se de um sentimento inevitável de ter tudo perfeito para que o novo membro da família esteja confortável.
Como é que sei se tenho a síndrome do ninho?
A síndrome do ninho costuma acontecer durante o último trimestre de gravidez, quando a barriga já cresceu muito, daí que as mamãs devam ter muito cuidado no momento de realizar tarefas que necessitam de movimentos bruscos, levantar objetos pesados ou subir escadotes para chegar a zonas altas.
(Também lhe interessa: Os benefícios da música pré-natal)
As mulheres grávidas que sentem a síndrome do ninho normalmente respondem afirmativamente a estes pontos:
- Necessitam de ter tudo organizado, apesar de antes de ficarem grávidas não serem tão arrumadas.
- Decidem mudar as cores do quarto onde o bebé vai ficar.
- Arrumam o quarto do bebé com muito tempo de antecedência.
- Às vezes não conseguem dormir a pensar que se esqueceram de fazer alguma coisa importante.
- Limpam os armários a fundo e arrumam a roupa de uma forma muito ordenada.
É muito importante que as mães saibam que, se fazer tudo isto as faz ficarem mais calmas, podem fazê-lo com normalidade, mas nunca é bom ficarem obcecadas. O ideal é darem prioridade às coisas importantes e pedirem ajuda com as tarefas domésticas para não fazerem demasiados esforços. Por outro lado, as últimas semanas de gravidez devem ser dedicadas, principalmente, a cuidarem de si e a prepararem-se para o parto.
Se tem a síndrome do ninho, o melhor será encarar o assunto com naturalidade usando o instinto mas tentando canalizar essa hiperatividade para não acabar esgotada.
(Também lhe interessa: Prepare e decore o quarto do bebé)
.....