Mi bebé y yo

Quando deixar de tomar a pílula para engravidar

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Uma dúvida muito comum entre as aspirantes a mamãs é se se pode começar a tentar conceber logo após deixar a pílula anticoncecional. Explicamos-lhe quando e como deve deixar a pílula para ficar grávida.

 Muitas mulheres que desejam ficar grávidas e deixam os contracetivos para este propósito pensam que devem realizar um descanso e não conceber o bebé imediatamente depois de deixar de tomar a pílula. Mas será que esta crença é acertada?

A verdade é que inúmeros estudos levados a cabo sobre este contracetivo, com a finalidade de avaliar os seus efeitos secundários, põem em evidência que se trata de uma falsa crença. Os estudos em questão nunca concluíram que existe um aumento do risco de malformações no feto, nem sequer se a conceção acontece imediatamente após ter deixado de tomar a pílula. Se não fosse assim, todos os ginecologistas recomendariam utilizar o preservativo durante os primeiros meses que sucedem a suspensão da pílula, atrasando a procura de uma gravidez alguns meses.

Quanto tempo pode demorar para ficar grávida?

Vale a pena sublinhar que a pílula é um contracetivo que ganhou o consenso dos ginecologistas, não só pela sua eficácia para impedir gravidezes não desejadas, como também porque permite a conceção poucas semanas depois da sua suspensão. Segundo as estatísticas, em cerca de 50% dos casos a gravidez acontece andes dos dois meses seguintes à interrupção da pílula, e, em 85% dos casos, antes dos seis meses.

No entanto, também pode acontecer que depois de deixar este anticoncetivo oral os ciclos menstruais demorem um pouco a normalizar-se. Isto deve-se ao facto de a pílula conter hormonas que impedem os ovários de desprender um óvulo por mês, evitando deste modo a gravidez. Ao deixar de tomar este contracetivo, algumas mulheres precisam de mais tempo para que as suas menstruações voltem à normalidade, pelo que a gravidez pode demorar mais a chegar. Por conseguinte, é aconselhável deixar de tomar a pílula cerca de dois meses antes de começar a tentar engravidar.

(Também lhe interessa:Temperatura corporal basal: como medir?)

(Também lhe interessa:Cinco conselhos para conseguir engravidar rápido)

 

Também lhe interessa

Deixar de tomar a pílula para engravidar | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)