Mi bebé y yo

Vomitar sangue: o que pode ser?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Expulsar sangue por via oral pode dever-se a diferentes fatores, desde uma simples veia inchada no esófago a tumores na boca. Por isso, em todo o caso, é conveniente ir ao médico para saber a causa desta situação.

Expulsar sangue pela boca não é, obviamente, uma sensação agradável, mas é algo que pode acontecer durante períodos de vómitos prolongados, tanto a mulheres como a homens, assim como a grávidas e a crianças. No entanto, as causas podem ser diversas, pelo que, no caso de acontecer, é importante ir a um serviço de urgências para descartar a hipótese de existir alguma patologia mais grave encoberta.

As causas de vomitar sangue

O sangue que vomitamos pode proceder de diferentes partes do nosso corpo: o duodeno, o estômago, o esófago, a garganta ou a boca. A primeira questão a ter em conta é como e quando se produz o vómito. É lógico que se acaba de engolir sangue, por exemplo depois de um sangramento nasal, poderá deitá-lo fora, em seguida, em forma de vómito.

Não obstante, as causas dos vómitos de sangue podem ser diversas:

  • Irritação da garganta, esófago ou estômago: por exemplo, sangue que sai do esófago depois de tossir muito tempo ou vomitar repetidas vezes.
  • Uma úlcera no estômago: para a diagnosticar, é necessário submeter-se a uma endoscopia das vias altas. É desagradável, mas necessária. A úlcera do estômago costuma ser causada por uma bactéria, tomar álcool, fumar cigarros, abusar de anti-inflamatórios, entre outros motivos possíveis.
  • Deficiente coagulação do sangue.
  • Tumores no estômago, esófago, garganta ou boca: tratar-se-ia de um dos casos mais graves que requer que um médico o diagnostique e trate.

(Também lhe interessa: Remédios para acalmar a tosse do bebé e da criança)

(Também lhe interessa: Dor de garganta: causas, diagnóstico e tratamentos)

Vomitar sangue durante a gravidez

Se está grávida e acabou de vomitar sangue, deixe tudo o que estiver a fazer e vá às urgências. Nunca é um bom sinal, independentemente da semana de gravidez em que se encontre.

É verdade que as mulheres que sofrem de hiperémese gravídica, vómitos muito intensos durante meses, podem vomitar com algum resto de sangue, mas o melhor é ser avaliada por um especialista.

Vomitar sangue durante a gravidez indica um problema de saúde grave. O corpo está a avisá-la que existe um estado de inanição e desidratação significativo. Também pode estar a avisar que o seu corpo necessita de nutrientes, que tem uma intoxicação alimentar ou que tem tensão alta na gravidez.

(Também lhe interessa: Epistaxe: porque sangra o nariz e o que deve fazer)

Vómitos com sangue em bebés e crianças

No caso dos bebés, se o este for saudável, o vómito com sangue é chamado de hematémese. As causas são, no entanto, difíceis de diagnosticar. Se a mãe tem gretas nos mamilos, é possível que o bebé ingira, ao mamar, o seu sangue. Ao vomitar, também o pode expulsar.

Se o bebé ou criança se magoou no nariz, esse sangue pode ter ido para o estômago. Além disso, tal como acontece aos adultos, se tiver uma gastroenterite aguda, o excesso de vómito também pode levar à rotura de vasos sanguíneos do esófago e dar lugar a vómitos com fios de sangue.

(Também lhe interessa: Gastroenterite nas crianças: causas, sintomas e tratamentos)

De todos os modos, seja qual for a sua suspeita, deverá levar obrigatoriamente o seu filho ao pediatra para que seja ele a investigar a causa deste vómito e a tratá-lo devidamente.

Também lhe interessa

Vomitar sangue: o que pode ser? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)