scorecardresearch
Siga-nos
Mi bebé y yo
Doenças
Doenças

Esquisar doenças por inicial

a b c d e f g h i l m n o p q r s t u v

Epistaxe: porque sangra o nariz e o que deve fazer

facebook twitter whatsapp

O sangramento pelo nariz da criança deve-se à fragilidade dos vasos capilares que, muitas vezes, são submetidos a um grande esforço quando a criança se assoa com muita força. Como agir nestes casos?

 A epistaxe, designação médica para ‘deitar sangue pelo nariz’, é bastante frequente durante a infância e a adolescência. É provocada pela fragilidade dos vasos capilares, as pequenas veias que se encontram no interior do nariz da criança, que efetuam, com frequência, um grande esforço quando a criança assoa o nariz com muita força.

Para além de provocar mal-estar, a epistaxe não traz consequências para a saúde da criança. No entanto, vamos explicar-lhe como pode encurtar a sua duração:

- Faça com que a criança se incline para a frente, sobre um recipiente, e procure tapar-lhe o nariz durante cerca de dez minutos.

- Diga-lhe que cuspa o sangue e que não o engula.

- Se a hemorragia não cessar, deve manter a cabeça da criança para trás e pôr-lhe um cubo de gelo ou uma compressa embebida em água fria no nariz. Depois, espere mais dez minutos.

- Se a hemorragia não cessar, leve a criança a um centro de urgências, mantendo-lhe o nariz tapado.

- Para finalizar, deve impedir que a criança assoe até passarem quatro horas a partir do momento em que se deu o sangramento.

(Também lhe interessa: Doenças durante a gravidez)




Também lhe interessa

Epistaxe: porque sangra o nariz e o que deve fazer Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)

Registro