O meu bebé

Remédios para acalmar a tosse do bebé e da criança

A tosse seca e noturna é um problema que afetam muitas vezes os bebés e as crianças. Hoje oferecemos-lhe uma lista de cuidados para acalmar a tosse da criança e alguns remédios caseiros com um resultado bastante eficaz.

Quando a criança tem tosse, principalmente se é uma tosse seca, durante a noite, não é só muito incómodo para a criança como também afeta o descanso de toda a família. O que se pode fazer para acalmar a tosse do bebé? É necessário agir de modo diferente se se trata de uma tosse seca? E se apenas tiver tosse durante a noite?

Quando se fala de tratar os diferentes tipos de tosse, referimo-nos a torná-la mais suportável, já que é difícil eliminá-la completamente. Na verdade, a tosse é um mecanismo de defesa, que é melhor manter para descobrir as causas que a provocam e assim poder tratá-las.

 

nina tosiendo

 

Os cuidados mais eficazes

  1. Limpar-lhe o nariz. Se a criança estiver constipada, deve limpar o nariz do bebé com soro fisiológico ou água do mar esterilizada, e aspirar as mucosidades com um aspirador específico que se encontra à venda nas farmácias.
  2. Dar-lhe muitos líquidos. O ideal é completar a alimentação da criança com água, leite e sumos de fruta. Se o organismo estiver bem hidratado, as mucosas secam menos.
  3. Dar-lhe uma alimentação rica em verduras e cítricos. Este remédio natural é bastante eficaz, já que as vitaminas contribuem para reforçar as defesas da criança.
  4. Humidificar-lhe o quarto. Pode fazê-lo com um humidificador. A humidade exerce um efeito protetor na mucosa. Pelo contrário, o ar seco e quente, produzido pelo aquecimento, é contraproducente para as mucosas.
  5. Não fumar em casa. Esta regra deve sempre ser respeitada. Não é bom fumar nos espaços nos quais se encontra o bebé, assim como dentro de casa. E hoje em dia, além disso, existem muitos tipos de ajuda para deixar de fumar.
  6. Existem alguns remédios caseiros muito eficazes, como o truque bem conhecido da cebola. Muitas mães já o conhecem e funciona bastante bem: consiste em colocar uma cebola cortada perto da cama onde a criança dorme. Os vapores de ácido alílico emanados pela cebola aberta demonstraram ser um bom calmante para a tosse.
  7. Levá-la ao pediatra. Se a criança tem tosse, é sempre conveniente consultar o pediatra. É ele quem deve decidir se a criança tomará algum xarope ou outros medicamentos por via oral ou inalatória (aerossóis).

(Também lhe interessa: Doenças nas crianças)