Mi bebé y yo

Tipos de tosse: aprenda a reconhecê-los

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A tosse pode apresentar-se de diferentes formas. Neste artigo, vamos oferecer-lhe um miniguia para que aprenda a distinguir os diferentes tipos de tosse e consiga identificar a sua causa. Tome nota!

As crianças que frequentam a creche um colégio passam de uma infeção a outra com muita facilidade: constipações, gripes, laringites, bronquites ou amigdalites são doenças que têm como sintoma comum a tosse.

(Também lhe interessa: Bronquite infantil: o que deve saber)

(Também lhe interessa: Laringite infantil: sintomas, diagnóstico e tratamentos)

Como tal a tosse não é, como muitas vezes se acredita, uma doença, mas sim um sintoma: é uma espécie de sinal de alarme que nos proporciona informação muito valiosa sobre o que se está a passar no interior do organismo e também é um eficaz mecanismo de defesa através do qual o aparelho respiratório se liberta das substâncias irritantes ou de microrganismos nocivos, como os vírus e as bactérias.

Portanto, por um lado, é erróneo tentar suprimir a tosse sem conhecer as causas que a provocaram e, por outro lado, é um erro não a curar, deixando que se prolongue por muito tempo e sem um motivo aparente, pois poderia ser sinal de outros transtornos mais graves.

No entanto, nem todos os tipos de tosse são iguais e cada um requer uma forma de atuar diferente.

Que tipos de tosse existem?

Oferecemos-lhe um miniguia que lhe será muito útil para identificar os diferentes tipos de tosse.

  • Tosse seca: é dolorosa, pois irrita a garganta, e incómoda, sem mucosidade.

(Também lhe interessa: Remédios para acalmar a tosse do bebé e da criança)

  • Tosse com catarro: em geral vem a seguir à tosse seca e caracteriza-se por uma abundante produção de expetoração.
  • Tosse convulsa: é uma forma violenta de tosse na qual, a uma sucessão rápida de ataques de tosse, se segue uma inspiração brusca e sonora.
  • Tosse asmática: É uma tosse seca e especialmente incómoda porque, frequentemente, é acompanhada de “gatos” e de dificuldades em respirar.
  • Tosse “de cão” (chama-se assim a este tipo de tosse porque lembra o latir de um cão): também neste caso a tosse é seca e a garganta está irritada, dois sintomas que podem levar a que se confunda com a tosse provocada pela asma. Este tipo de tosse é causado pela laringite epiglótica (uma inflamação da laringe, a parte da garganta onde também se encontram as cordas vocais, na zona inferir, a da epiglote).

Também lhe interessa

Tipos de tosse: aprenda a reconhecê-los | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)