Mi bebé y yo

Tosse seca e tosse com expetoração em crianças

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A tosse é um mecanismo de defesa que o organismo coloca em andamento quando alguma coisa irrita as suas mucosas. Vamos explicar-lhe o que fazer e como atuar para a combater, quer se trate de tosse seca, quer seja tosse com expetoração.

A tosse é uma forma que o corpo tem de se defender do ataque de certos vírus e bactérias, os quais provocam as doenças respiratórias mais comuns. Consoante o tipo de tosse o pediatra pode construir hipóteses sobre o tipo de vírus ou bactéria que a causa, podendo assim prescrever à criança o tratamento adequado.

Tipos: tosse seca e com expetoração

A tosse nas crianças pode ser de dois tipos: tosse seca e tosse com expetoração ou catarro. Quais são as características de cada uma delas?

  • Tosse seca. Caracteriza-se por, ao tossir, ter um som semelhante ao de um ladrar. Além disso, a tosse seca é frequentemente acompanhada de rouquidão.

  • Tosse com expetoração. Este tipo de tosse também chamada de tosse com catarro caracteriza-se pela abundante produção de mucosidade. Se for de origem viral, é inicialmente seca e incómoda, sendo que mais tarde se transforma gradualmente em tosse com catarro, o que significa que a criança elimina uma grande quantidade de expetoração através da tosse. Tal indica o início da cura, pois as mucosidades servem para “varrer” os vírus e os microrganismos das vias respiratórias.

(Também lhe interessa: Constipação na criança: causas, sintomas e tratamento)

Como combater a tosse seca e com expetoração na criança

Apresentamos-lhe aqui as medidas que terá de tomar para combater a tosse seca e com catarro em crianças:

  • Dar a beber líquidos quentes (água, leite, etc.) que hidratem as mucosas da garganta afetadas pelo ataque dos vírus.

  • Também é muito eficaz o uso de vapores, fazer lavagens nasais com soro fisiológico ou com água do mar modificada e humidificar o ambiente com um humidificador (sem adicionar substâncias balsâmicas à água).

  • Quando for passear com a criança tape-lhe a boca com um cachecol ou lenço. Especialmente se nevar ou se o ar estiver muito poluído, pois as baixas temperaturas e os agentes poluentes acentuam o reflexo da tosse, o que irrita as mucosas.

  • No caso da tosse seca, é muito útil manter a criança próxima de uma fonte de vapor (pode, por exemplo, levá-la para a casa de banho e abrir as torneiras de água quente). Não se deve fumar perto da criança.

  • Não deve administrar anti-histamínicos nem antipiréticos, que não têm qualquer efeito na tosse.

(Também lhe interessa: Remédios para a tosse do bebé e da criança)

Também lhe interessa

Tosse seca e tosse com expetoração em crianças | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)