Mi bebé y yo

8 Ideias chave de decoração para o quarto do bebé

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Quando a mamã decide decorar por si mesma o quarto do seu futuro bebé, está ao mesmo tempo a fortalecer os laços emocionais que os unem. No entanto, antes de pôr mãos à obra, deve ter em conta vários aspetos para que o resultado seja perfeito.

Decorar o quarto do bebé é um dos trabalhos mais gratificantes que os papás realizam enquanto esperam o seu filho, pois imaginá-lo a crescer nesse lugar inunda-os de felicidade. E, embora cada casal comece a preparar o quarto num determinado momento, é importante ter em conta que é preciso organizarem-se para de modo que, quando o bebé chegue a casa, já esteja tudo pronto.

(Também lhe interessa: Prepare e decore o quarto do seu bebé)

Decorar o quarto do bebé? Menino ou menina?

O mais difícil, mas nem por isso menos interessante, deste trabalho de decoração é, sem dúvida, enfrentar o quarto vazio e começar a idealizar e enumerar os critérios que se podem seguir para lhe dar vida. Independentemente do bebé ser menino ou menina, existem alguns aspetos chave que deve incluir no quarto: a segurança e o conforto do pequeno.

No entanto, além dos fatores principais enumerados anteriormente, existem outros a ter em conta, tais como o estilo de decoração que se vai implementar, os acessórios decorativos que se vão incluir, a posição dos móveis, etc. Por isso, tendo como objetivo responder a todas as dúvidas que se podem apresentar ao iniciar a decoração de um quarto para o bebé, vamos convidar-vos a descobrir os passos que podem seguir para que o quarto do vosso bebé seja perfeito!

8 ideias chave para decorar o quarto do bebé

Escolher qual será o quarto do bebé

Normalmente, é fácil determinar qual das divisões da casa será o quarto do bebé, quer pelo número de quartos ser limitado, ou porque desde o início foi esse o destino que lhe foi entregue. Não obstante, seja qual for o critério estabelecido para a escolha, este deve estar perto do quarto dos pais. Além disso, o tamanho e a luz têm de ser adequados, partindo do princípio que a criança poderá permanecer nele durante muitos anos sem se ter de fazer mudanças estruturais.

Estilo do quarto do bebé

Depois de decidir qual será o lugar da casa que vai pertencer ao pequeno, há que começar a estudar qual será o seu estilo: provençal, romântico, clássico, moderno, alegre, vintage, desportivo… Qual é que ficará melhor com o bebé?

(Também lhe interessa: Cortinas e estores infantis: seleção de produtos)

Escolher a cor das paredes

Em relação às cores do quarto, estas vão depender do estilo escolhido. Para um quarto clássico, são perfeitos os tons beges e brancos. Por outro lado, se se preferir transmitir alegria, pode optar-se por tonalidades mais coloridas. Os quartos românticos combinarão sanefas e ornamentos, enquanto o estilo desportivo será mais descontraído. Mas, sobretudo, não se pode esquecer que o bebé necessita que as suas paredes evoquem calma e bem-estar.

(Também lhe interessa: Berços co-sleeping: toda a informação)

O berço do bebé

O berço é essencial para o bem-estar do bebé, dado que ele vai passar muitas horas a dormir. Como tal, deve ser confortável e seguro, além de dispor de uma cerca de grades, com uma distância entre elas de, no máximo, 6,5 cm (Lei Europeia EN 716/95). Sem esquecer que a altura das grades a partir do colchão deve ser de, pelo menos, 60 cm.

(Também lhe interessa: Berços convertíveis: modelos e requisitos)

Trocador e banheira

O trocador é uma das peças fundamentais no quarto do bebé. Como tal, é aconselhável que tenha uma cómoda que tenha todos os elementos para facilitar o momento de trocar o bebé. A banheira é um elemento opcional no quarto.

Iluminação e cortinas

Além da luz natural que tem de envolver o quarto (que se pode regular com cortinas de materiais que não agarrem muito pó) e da convencional do teto, deve-se incluir uma lâmpada que ofereça uma luz mais ténue. Esta será ideal para usar naqueles momentos de descanso e relaxamento: quando o bebé acorda pela noite ou que o ajude a adormecer quando se deita.

O colchão para o berço do bebé

No que concerne ao colchão, existem diferentes materiais. Os mais recomendados são os de latex, higiénicos e que se adaptam ao corpo do pequeno, e os de fibra de coco, que impedem a acumulação de humidade. O colchão deve ter as medidas exatas para ficar fixo na cama. Além disso, entre a capa do colchão e os lençóis de algodão, deve colocar-se um protetor de tecido ou celulose absorvente.

Segurança e tecnologia para o bebé

O ambiente onde o bebé vai crescer deve ser confortável e agradável, mas sobretudo um ambiente onde ele se sinta protegido. Para tal, os móveis devem ter cantos arredondados, as tomadas devem estar protegidas e, muito importante, deve evitar os elementos que se possam partir com facilidade e magoar a criança. Pode ainda incluir outros artigos que protejam a sua segurança, como as câmaras de vigilância ou os intercomunicadores, que permitem observar o bebé sem estar constantemente a entrar no quarto.

(Também lhe interessa: Intercomunicadores para bebés: quais os requisitos que devem cumprir)

Preparada para decorar o quarto do seu bebé? Os nossos conselhos de decoração de quartos infantis foram uma boa ajuda?

Também lhe interessa

8 Ideias chave de decoração para o quarto do bebé | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)