Mi bebé y yo

Como ajudá-lo a falar

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

As primeiras palavras do bebé surgem antes de completar um ano de vida. Descubra o que pode fazer para estimular o seu filho e ajudá-lo a começar a falar. 

 

 

Muitas mamãs perguntam a si mesmas quando será que o bebé vai começar a falar. A criança começa a pronunciar as primeiras palavras antes de completar um ano de vida, e, entre os 18 e os 24 meses, aproximadamente, aparecem pequenas frases compostas por mais de dois vocábulos.

 

Para estimular a criança a falar de forma correta, o ambiente em que ela vive desempenha um papel fundamental. Também se deve respeitar os seus próprios ritmos de desenvolvimento da linguagem, já que são diferentes de caso para caso, e ela deve ser encorajada a aprender de um modo sereno, sem a forçar.

De que forma pode ajudar

  • Fale-lhe diretamente, olhos nos olhos, evitando que a vossa conversa seja interrompida por terceiros.

  • A melhor ajuda é a dos pais e também o papel desempenhado pelos avós. O seu filho vai-se desinibir com mais facilidade e estará mais recetivo às pessoas com quem se sente mais à vontade. Também será mais fácil repetir os diferentes tons de voz e a entoação das palavras se quem lhe fala for sempre a mesma pessoa.

  • Dirija-se a ele tratando-o pelo seu nome. Os conceitos de “eu”, “tu”, “meu”, são muito difíceis de compreender.

  • Fale-lhe de objetos que estejam fisicamente presentes, de modo a que possa ver aquilo de que se está a falar.

  • Fale-lhe de situações ou objetos que lhe interessam.

Esforce-se por compreender as palavras que ele diz e incentive-o a expressar-se melhor, em vez de corrigir os seus erros, o que pode fazer com que ele se desinteresse.

Também lhe interessa

Como ajudá-lo a falar Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)