Mi bebé y yo

O que é a sedestação e como ajudar o seu bebé a adquiri-la

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A sedestação é uma das posições básicas para permanecer sentados que todos adotamos na nossa vida quotidiana. Mas em que idade aprendemos a adquirir esta postura e como podemos ensinar ao bebé a sentar-se de forma autónoma? Dizemos-lhe tudo!

Entre os 6 e os 9 meses de vida, o bebé vai adquirindo a maturidade necessária para começar a realizar tarefas de forma autónoma. Uma delas consiste em aprender a sentar-se sozinho, bem como a manter-se nesta posição sem ajuda.

À aquisição desta aprendizagem, que consegue de forma natural devido à sua curiosidade por se adaptar ao ambiente que o rodeia, chama-se de sedestação.

(Também lhe interessa: Causas e sinais do atraso psicomotor em bebés e crianças)

 

bebe em sedestação

 

Quando é que o bebé aprende a sentar-se? Fases

Apesar de a partir dos 9 meses o bebé já deva ter aprendido esta habilidade, o desenvolvimento de cada um é diferente.

Não obstante, há casos de bebés que se sentam aos seis meses, sem que deixe de ser normal, mas costuma tratar-se de crianças “treinadas” ou estimuladas pelos seus pais.

Não é necessário treinar a sedestação, pois esta acontece de forma natural na altura esperada.

Como tal, não o devemos obrigar a fazê-lo pois tal pode provocar uma lesão. Além disso, quando se começar a sentar sozinho, é imprescindível ter atenção à postura com que se apoia, de modo a prevenir futuros desvios de coluna e de anca.

Vamos saber se o bebé já está preparado para a sedestação se for capaz de se endireitar na sua cadeira quando vai passear ou se, estando deitado de barriga para cima, for capaz de se voltar de barriga para baixo e vice-versa.

Sedestação e bipedestação

A diferença entre estes dois conceitos é muito básica: sedestação é estar sentado e bipedestação é estar de pé.

Dito isto, convém referir que existe uma terceira postura, o decúbito (estar deitado), supino (de barriga para cima), prono (de barriga para baixo) e lateral.

Quando o bebé consegue alcançar a sedestação, ou seja, permanecer sentado de forma estável e sem ajuda (antes dos nove meses), não faltará muito para alcançar o seguinte marco: pôr-se de pé agarrando-se a algum suporte, coisa que acontece entre os 9 e os 10 meses, aproximadamente.

Mais ou menos entre os 12 e os 18 meses o bebé começará a marcha autónoma, ou seja, vai começar a andar, se bem que há crianças que o fazem antes e depois. Mais uma vez, perante qualquer dúvida consulte o pediatra.

(Também lhe interessa: Primeiros passos: ajude-o a andar)

No entanto, como acontece para qualquer marco do desenvolvimento, os tempos variam em função da criança, e é sempre o pediatra quem deverá descartar qualquer alteração no desenvolvimento do bebé.

 

etapas desenvolvimento infografia

Benefícios da sedestação

Mais do que falar das vantagens da sedestação em si, deveríamos referir-nos aos benefícios de uma boa postura ao estar sentado.

O facto de ter uma postura correta ao estar sentado pode trazer inúmeras vantagens para o aparelho motor e para alcançar os marcos de desenvolvimento psicofísico da criança.

Em seguida enumeramos os principais benefícios da sedestação estável em posição correta para o bebé:

  • Ajuda a proporcionar o máximo de conforto e segurança.
  • Promove o posicionamento em posturas simétricas, que previnem as alterações e deformações musculares e ósseas.
  • Melhora a respiração, o campo visual e a perceção.
  • Consegue a máxima autonomia com o mínimo de dispêndio energético.
  • Projeta uma boa imagem corporal, saudável e atraente.
  • Melhora o desenvolvimento motor e as relações sociais.

Como ajudar o bebé a sentar-se?

Se o bebé consegue permanecer sentado e sem se encostar, poderá alcançar mais facilmente objetos próximos e explorar o que há à sua volta. Estas ações vão ajudá-lo a melhorar o seu desenvolvimento cognitivo e desenvolver habilidades como pensar, memorizar, responder, etc.

Porém, para conseguir manter esta postura, é necessário que a musculatura das suas costas esteja forte. Para que tal se verifique, pode ensinar-lhe e praticar com ele alguns exercícios tais como:

  • Colocá-lo sobre um tapete de atividades de barriga para baixo para o incentivar a dar a volta por si mesmo, seja mostrando-lhe um brinquedo ou fazendo-lhe caretas, que o vão estimular a dar a volta: fazer cócegas, brincar a fazê-lo rodar levemente para a esquerda e direita, etc.
  • Sentá-lo ao colo, agarrá-lo pelas costas e soltá-lo uns segundos ao mesmo tempo que canta uma cantilena típica como o cavalinho.
  • Uma vez que se tenha conseguido manter erguido apoiado em algum sítio, é bom pôr objetos à sua volta para que se tenha de inclinar para os ir buscar e voltar à postura inicial.

Se o bebé ainda não consegue ficar sentado por si só não é aconselhável sentá-lo numa cadeira a comer sozinho ou pô-lo no sofá entre almofadas pois, além de poder adquirir uma má postura para as suas costas, pode cansar-se involuntariamente.

(Também lhe interessa: Espreguiçadeiras para bebé: o que ter em conta antes de comprar)

 

Também lhe interessa

O que é a sedestação e como ajudar o seu bebé a adquiri-la Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)