O meu bebé
mibblogo

Espreguiçadeiras para bebé: o que ter em conta antes de comprar

19 janeiro 2023
Espreguiçadeira bebé

As espreguiçadeiras são muito úteis, seja para brincar ou para relaxar. Aqui está tudo o que precisa de considerar ao comprar a espreguiçadeira certa para o seu filho e como utilizá-la com segurança para prevenir possíveis riscos durante a utilização.

Para dormir, para comer ou para observar os pais enquanto estão em casa, a espreguiçadeira para bebé é um aliado indispensável. É prática e funcional, tanto em casa como ao ar livre, no campo ou na praia. Mantém o bebé em posição semi-inclinada e permite que a mãe o tenha sempre vigiado enquanto se dedica a outras tarefas. Por outro lado, até aos quatro meses, ou seja, até que o bebé seja capaz de permanecer sentado sozinho, a espreguiçadeira também é uma boa substituta da cadeira de comer. É mais leve e pode ser facilmente transportada, inclusive com a criança sentada lá dentro (apenas deve garantir que os cintos de segurança estejam devidamente colocados). A espreguiçadeira pode ser utilizada desde o nascimento até aproximadamente aos seis meses ou quando o bebé atinja os 9Kg.

espreguicadeira bebe mama

As várias partes da espreguiçadeira de bebé

  • As espreguiçadeiras consistem numa estrutura de metal ou plástico rígido e um assento almofadado, anatomicamente moldado.
  • Na maioria dos modelos, a base de apoio e o chassis são feitos de metal, geralmente de aço tubular ou alumínio, embora existam também modelos com uma estrutura rígida de plástico. O chassis pode também ter uma função balancim, que pode ser desactivada por meio de fechaduras especiais.
  • O assento consiste num rectângulo de tecido acolchoado forte com um núcleo rígido de plástico ou madeira para proporcionar um apoio mais firme para as costas do bebé.
  • Outros modelos não têm este núcleo rígido, mas têm uma cadeira ergonomicamente esticada que se adapta ao corpo do bebé. O assento tem também uma cobertura amovível e lavável.
  • As espreguiçadeiras estão equipadas com um cinto de cintura com um repartidor de pernas (arnês de três pontos), embora existam modelos que também têm alças de ombro (arnês de cinco pontos). Este cinto de segurança retém a criança no assento e evita quedas perigosas.
  • Alguns modelos estão equipados com pegas para um transporte conveniente e prático.
  • Em geral, o encosto pode ser reclinado em diferentes posições, para que a criança possa tirar uma soneca com total conforto. Alguns modelos também podem ser ajustados em altura: levantam o bebé do chão, aproximam-no da mãe e do pai e permitem-lhe participar mais na vida familiar.
  • Muitas das espreguiçadeiras têm uma estrutura dobrável com uma fechadura de segurança dupla para evitar o fecho acidental.
  • Os modelos aprovados para utilização desde o nascimento incluem frequentemente um banco elevatório com apoio de cabeça almofadado para melhor acomodar recém-nascidos ou bebés com apenas alguns meses de idade.
  • Alguns seguranças têm características de entretenimento como um arco de jogo, luzes, sons e melodias, bem como diferentes modos de vibração para relaxar o bebé. Há mesmo alguns modelos electrónicos que se movem sozinhos, balançando o bebé de diferentes maneiras, imitando o movimento natural dos pais quando embalam os seus bebés.

espreguicadeira bebe menino

O que deve ter em conta antes de comprar uma espreguiçadeira

  • Abertura e fecho: se a rede for dobrável, deve perguntar como fecha e verificar se, uma vez aberta, fecha perfeitamente em qualquer posição.
  • O revestimento: pode ser feito de tecido (o algodão permite uma melhor respirabilidade) ou plástico, que é fácil de limpar. Idealmente, optar por modelos com capas removíveis, para que possam ser lavados sempre que necessário.
  • O arnês de segurança: de preferência embainhado, deve estar perfeitamente preso ao assento e deve ser fácil de fixar e desatarraxar. Verifique se é ajustável, para que se possa adaptar ao crescimento do seu bebé, e antideslizante, para evitar que o seu filho escorregue entre as correias.
  • O encosto: deve apoiar o bebé correctamente e oferecer um bom apoio para a cabeça, pescoço e costas.
  • Estabilidade: o encosto deve ser colocado na posição vertical e a palma da mão pressionada para baixo na parte da frente do assento, onde repousa o joelho.
  • Pegas de transporte: devem ser firmes e firmemente presas à armação. Para testar a sua força, devem ser puxados com firmeza.
  • Sistema anti-bloqueio: todos os mecanismos reclináveis devem ter este sistema.
  • A base de apoio: deve ser estável, larga e robusta.
  • Pés antiderrapantes: a espreguiçadeira deve estar firmemente no chão e não se mover.

espreguicadeiras bebe caracteristicas

Como utilizar a espreguiçadeira de forma 100% segura

As espreguiçadeiras só podem ser consideradas seguras se forem usadas correctamente. Para o fazer, devem ser tidos em conta os seguintes pontos:

  • As espreguiçadeiras devem ser sempre colocadas no chão, nunca em lugares altos, como uma mesa, por exemplo, mesmo que a mesa seja grande e tenha uma superfície rígida. Do mesmo modo, nunca devem ser colocadas em poltronas ou sofás, pois o seu equilíbrio não estaria assegurado.
  • No carro, não é permitido utilizar qualquer tipo de espreguiçadeira. Só devem ser utilizados sistemas de retenção para crianças aprovados. Por outro lado, muitos modelos de bancos de automóvel aprovados para utilização no automóvel podem ser utilizados como segurança em casa.
  • Onde quer que opte por colocar o segurança, este deve ser trancado na posição desejada e a criança deve estar sempre no arnês de segurança.
  • A criança nunca deve ser deixada sem vigilância: idealmente, a criança deve estar sempre perto da mãe e do pai, brincando ou acompanhando-os nas diferentes tarefas que eles têm de fazer.
  • A espreguiçadeira deve ser usada com moderação e não por muito tempo de cada vez. E, acima de tudo, nunca deixe o seu bebé adormecer na espreguiçadeira do bebé durante um longo período de tempo, para evitar uma possível asfixia postural.

REDATORA EM O MEU BEBÉ. Especializada em gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Gravidez.

Também lhe interessa…