O meu bebé

O que são as pérolas de Epstein do recém-nascido?

As pérolas de Epstein são quistos brancos ou amarelados que se podem formar nas gengivas e palato dos recém-nascidos, semelhantes a dentes quase a sair. Doem? Como se eliminam? Respondemos a todas as suas questões.

As pérolas de Epstein aparecem em recém-nascidos, exclusivamente. São muito comuns e apresentam-se em quatro de cada cinco bebés, aproximadamente. Trata-se de uma espécie de quistos ou nódulos de cor branca amarelada, também chamados de quistos gengivais do neonato, e podem localizar-se na boca do recém-nascido, nas gengivas e no palato. É um fenómeno que se assemelha ao millium ou milia facial do recém-nascido.

As pérolas de Epstein relacionam-se com a dentição?

Não. Embora as protuberâncias que se formam nas gengivas possam chegar a confundir-se à vista desarmada com pequenos dentes quase a romper, a sua causa é completamente diferente, embora os novos papás possam ter uma surpresa ao observar estes nódulos esbranquiçados na boquinha do seu recém-nascido.

(Também lhe interessa: Dentes de leite: quando rompem e por que ordem?)

Não obstante, embora seja muito raro, alguns bebés podem nascer com dentes, ou até ter uma erupção dentária muito precoce depois do nascimento. Neste caso, uma simples observação médica pode confirmar se, efetivamente, se trata de pérolas de Epstein ou de dentes.

Deve realizar-se algum tratamento para eliminar as pérolas de Epstein?

Esta condição não requer nenhum tipo de tratamento dado que é totalmente benigna e inofensiva. As pérolas de Epstein desaparecem de forma espontânea uma ou duas semanas depois do nascimento do bebé, muitas vezes enquanto este está a comer. De qualquer modo, se a presença destes quistos gengivais a preocupa, pode falar com o pediatra nas visitas de rotina do bebé.

Para o seu descanso, além de inofensivas, as pérolas de Epstein são indolores e não provocam qualquer desconforto ao seu bebé. Não obstante, como dissemos, se detetar qualquer tipo de incómodo ou tiver dúvidas, consulte o seu pediatra.