scorecardresearch
Siga-nos
Mi bebé y yo

Os dentes de leite do bebé: quando nascem e por que ordem?

( 589 votos) load
facebook twitter whatsapp

Quando começam a nascer os primeiros dentes do bebé? Por que ordem aparecem? Que cuidados requerem os dentes de leite? Explicamos tudo e pormenorizamos os cuidados e a higiene necessários.

​​​​​​Por volta dos quatro meses, alguns bebés já têm o primeiro dente. Outros, pelo contrário, com um ano, ainda não têm nenhum. Não há motivo para preocupações. A maior ou menor precocidade no nascimento dos dentes dos bebés é uma característica pessoal, que varia de bebé para bebé.

Daí que o atraso no aparecimento dos dentes não se deva a uma carência de cálcio. A criança já obtém a quantidade necessária deste mineral na dieta dos seus primeiros anos. Se a sua alimentação foi a correta, não serve de nada administrar suplementos de cálcio, a fim de estimular o nascimento dos dentes.

Geralmente, o primeiro dente aparece antes de o bebé fazer um ano, com maior frequência por volta dos seis meses de idade. De qualquer forma, os tempos são muito variáveis. Apenas no caso de, aos 14 ou 15 meses, ainda não existir qualquer sinal de erupção dentária, é que terá de ser verificado se algo não está a funcionar bem.

Sintomas da dentição 

- Os primeiros dentes do bebé podem permanecer ocultos sob as gengivas durante semanas, ou pelo contrário, podem perfurar o tecido gengival subitamente, sem qualquer sinal de aviso.

- Quando o dente está a ponto de sair, a gengiva muda de aspeto: incha, adquire um tom avermelhado e apresenta uma protuberância dura ao tato, de cor esbranquiçada; a irritação é incómoda e, por vezes, dolorosa para a criança.

- A erupção dos dentes é normalmente acompanhada de ligeiros transtornos para o bebé, como febre, constipação e, inclusive, por vezes, diarreia e irritações.

(Também lhe interessa: Febre: o que fazer ao bebé com febre?)

Como aliviar a dor 

Seja qual for a idade em que nascem os dentes, depois de começarem a sair, é preciso adotar algumas recomendações importantes para aliviar a dor causada pela dentição nas gengivas do bebé:

- Envolva um dedo com uma gaze esterilizada e massaje-lhe a gengiva. Esta é uma das formas mais eficazes para aliviar a dor e o mal-estar da dentição.

- Outra forma de dar algum alívio ao bebé, quando lhe rompem os dentes, consiste em esfregar a gengiva com um pouco de gelo, também envolto em gaze.

- Também pode dar-lhe um mordedor especial, de borracha dura, que proporciona alívio às gengivas e, graças ao seu formato e cores, distrai o bebé do incómodo provocado pelos novos dentes. Alguns modelos podem ser guardados no frigorífico: o frio, acumulado no gel do interior destes mordedores, exerce um efeito anestésico e apaziguante na zona afetada.

- Existem, ainda, pomadas específicas para acalmar a dor provocada pela saída dos dentes, com um efeito anestésico e de origem natural.

Por que ordem surgem os dentes? 

Na maioria das crianças, a sequência a que obedece o nascimento dos dentes de leite adapta-se à evolução da sua alimentação. Os primeiros a nascer são os incisivos, ideais para mastigar legumes e alimentos moles. Mais tarde, surgem os molares e os caninos, para se adaptarem à mastigação da carne.

Veja aqui a sequência em que nascem os dentes e se ficar com dúvidas veja o mapa dos dentinhos da Cheeky Chompers:




6-8 meses
Incisivos centrais inferiores

0

6-8 meses
Incisivos centrais inferiores

7-10 meses
Incisivos centrais superiores

1

7-10 meses
Incisivos centrais superiores

8-10 meses
Incisivos laterais superiores

2

8-10 meses
Incisivos laterais superiores

10-14 meses
Incisivos laterais inferiores

3

10-14 meses
Incisivos laterais inferiores

14-20 meses
Primeiros molares, superiores e inferiores

4

14-20 meses
Primeiros molares, superiores e inferiores

16-24 meses
Caninos, inferiores e superiores

5

16-24 meses
Caninos, inferiores e superiores

24-30 meses
Segundos molares, superiores e inferiores

6

24-30 meses
Segundos molares, superiores e inferiores

Foto 1 de 7
0
1
2
3
4
5
6

Também lhe interessa

Os dentes de leite do bebé: quando nascem e por que ordem? Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (1)

Eu já me tinha inscrito para arreceber as revista o meu bebé e as ofertas que têm e até hoje ainda não arrecebi
Registro