Mi bebé y yo

Mau hálito nos bebés: quais as suas causas?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O seu filho tem febre alta e não tem apetite, e o seu hálito apresenta um cheiro característico a fruta madura. Porque é que isto acontece? Quais poderão ser as causas do mau hálito em crianças? Explicamos-lhe tudo neste artigo.

Em primeiro lugar, há que ter em conta que o mau hálito em crianças é sempre um sinal de que algo não está bem. Frequentemente o mau hálito nas crianças é sinal de problemas dentários, respiratórios ou de estômago. Mas é importante saber diferenciar a halitose infantil do mau hálito matinal.

Causas do mau hálito em crianças

O mau hálito em crianças, especialmente de manhã, é diferente da halitose infantil e costuma estar relacionada com os efeitos da comida na boca das crianças. Neste caso, para resolver o problema, basta escovar bem os dentes de manhã.

No entanto, pode haver outras causas de mau hálito nas crianças. Por exemplo, este transtorno pode ser devido a expetoração nas vias respiratórias, mas também pode ser devido a uma cetose. O que é a cetose?

(Também lhe interessa: Constipação na criança: sintomas, causas e tratamento)

A cetose aparece após um período no qual a criança esteve adoentada, teve febre alta e não quis comer devido ao mal-estar. Nestes períodos, a febre alta e a falta de alimentos podem alterar o metabolismo dos açúcares e, para recuperar energias, o organismo da criança queima os ácidos gordos.

Após este processo, libertam-se os chamados corpos cetónicos, os responsáveis por realizar esta combustão. Os efeitos da libertação destes corpos cetónicos é o que conhecemos por cetose.

Tratamento do mau hálito em crianças

No caso do mau hálito não ser devido à existência de expetoração, este vai desaparecendo ao mesmo tempo que a mucosidade. Por isso, é muito importante que, durante o período em que haja ranho, se siga uma adequada higiene nasal.

(Também lhe interessa: Em que idade se deve começar a lavar os dentes?)

No caso do mau hálito nas crianças ser devido a uma cetose, em primeiro lugar deve consultar-se o pediatra para que este possa dar as orientações adequadas. Entretanto, poder-se-ão oferecer à criança bebidas adocicadas como a camomila. O açúcar vai ajudar a normalizar o metabolismo dos ácidos gordos.

Também lhe interessa

Mau hálito nos bebés: quais as causas? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)